Tem problema usar qualquer qualidade de água no radiador?

Muita gente fica na dúvida se pode colocar água de qualquer origem no sistema de arrefecimento do motor ou se tem alguma específica para isso

Por Boris Feldman17/08/18 às 06h30

Na hora de abastecer ou completar o sistema de refrigeração, radiador, bate aquela dúvida se pode usar a água da torneira ou aqueles líquidos que são vendidos nas lojas de produtos automotivos. Será que tem alguma diferença?

[TRANSCRIÇÃO]

No passado falava-se água do radiador, hoje fala-se líquido do sistema de refrigeração, bem mais chique não? E qual é a diferença? É que esse líquido é composto de metade água, metade um aditivo, o etilenoglicol. Mas, tanto no passado, como no presente, é da maior importância o uso da água mais limpa possível, que pode ser filtrada ou até destilada. Por isso a vantagem de se comprar pronto o líquido do sistema de refrigeração, pois ele já vem com a água limpa e o aditivo na proporção correta. Especial cuidado nas regiões onde existe a chamada água dura, que deve ser evitada devido ao seu alto teor de cálcio. Isso porque quando ela circula no interior do motor esse cálcio vai aderindo as paredes internas formando como que um revestimento que prejudica a sua refrigeração.

radiador
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Lígia Molina 12 de agosto de 2019

    O problema não é o site e sim a interpretação de texto…. vc pode, mas não deve….a não ser que queira seu carro danificado!!! Affs

  • Avatar
    Vera Lucia Silva 19 de maio de 2019

    Pra quem não entendeu, é simples: Não é aconselhável usar a água da torneira porque ela contém produtos químicos, como ipo (água sanitária), sais minerais e cálcio. O cálcio com o tempo, forma uma crosta nas paredes do motor prejudicando a ventilação. É aconselhável comprar o produto pronto e na medida correta.

  • Avatar
    Marcelino José Neto 11 de abril de 2019

    Bom dia! Taria outro tipo de água apropriada para radiador sem ser só o aditivo? E também é normal sempre ter que colocar no radiador? Por ex:toda semana. Obrigado!

    • AutoPapo
      AutoPapo 11 de abril de 2019

      O ideal é a água desmineralizada com o aditivo na proporção 50/50. Também é possível comprar a mistura pronta.
      Não é normal completar o nível do radiador com tanta frequência. É melhor você procurar um mecânico de confiança.
      Obrigado e abraço

  • Avatar
    cesar 28 de janeiro de 2019

    Uma bosta esse site, se fosse pra explicar o qye vem nos liquidos comerciais nao viria aqyi, nao falou se pode ou nao usar agua normal..

    • Avatar
      Fabiano 9 de março de 2019

      Pior que foi a mesma decepção pra mim também!!

Avatar
Deixe um comentário