Ar quente aumenta o consumo de combustível?

Utilizar o ar condicionado do carro faz aumentar o consumo de combustível, mas e quando ligamos o ar aquecido?

Por Boris Feldman16/08/18 às 20h00

Ligar o ar quente aumenta o consumo de combustível do carro? Você vai se surpreender com a resposta.

[TRANSCRIÇÃO]

Dizem que não existe almoço grátis, que se paga para se obter qualquer favor, vantagem ou conforto. O que é também uma verdade quando o motorista liga o ar condicionado para abaixar a temperatura interna do carro.

Ele vai pagar com o aumento do consumo de combustível, pois o ar condicionado rouba potência do motor. Porém, no caso contrário, dos dias mais frios, quando pouca gente se lembra de que o automóvel, mesmo sem equipamento de ar condicionado, oferece a possibilidade do ar quente, que não traz custo adicional nenhum.

É só puxar a água quente que já existe normalmente no radiador, por isso o aquecimento não tem custo nenhum. Exatamente por um dos maiores problemas dos motores a combustão interna, esses dos nossos automóveis.

Eles são de baixíssima eficiência, porque cada litro de combustível que se coloca no tanque, mais da metade é para produzir calor. O resto, é para tracionar o automóvel.

ar condicionado aquecedor Ligar o ar quente aumenta o consumo de combustível do carro? Você vai se surpreender com a resposta.
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    José Antônio das chagas 7 de setembro de 2018

    Meu carro e um Sandero estepway ano2010.q.km faço com álcool,urbano,estrada..por ,favor.

Avatar
Deixe um comentário