Tipos de óleos para os motores automotivos muito rodados

Você pode estar usando o óleo errado no seu carro! Boris explica como escolher o óleo certo para veículos com quilometragem alta

Por BORIS FELDMAN25/10/18 às 06h15

Quando o carro já está com um quilometragem alta, é comum surgirem algumas dúvidas sobre os tipos de óleos para motores automotivos nesta situação. E é preciso ter cuidado para não colocar o óleo errado no motor do seu veículo.

[TRANSCRIÇÃO]

É verdade que quando o motor do carro vai ficando mais velho e com alta quilometragem, já chegando próximo ou até acima dos 100 mil quilômetros, é necessário mudar o óleo para um outro mais viscoso e aumentar também a aditivação deste óleo? Nem sempre. Pode-se manter a mesma viscosidade, por exemplo, 5W30 ou 10W40, não importa a quilometragem desde que não haja um excessivo consumo desse óleo.

Desde que ele não exija que se complete o cárter com freqüência cada vez maior. Neste caso, se o motor começa a queimar muito óleo, vale a pena aumentar a viscosidade pra 20W50 ou 25W60. Entretanto, não há essa recomendação de mudar ou aumentar a aditivação do óleo quando o motor atinge elevada quilometragem. Chega uma hora que só mandando retificar.

Tipos de óleos para os motores automotivos
Foto Shutterstock | Divulgação

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • JESSÉ SANTOS 25 de outubro de 2018

    bom dia gostei das dicas, muito útil mesmo.
    minha pergunta é. tenho um GOL 1,6 MI com km acima dos 100,000
    faço a troca de oleo periódicamente, porem ele este baixando o nivel antes da próxima troca sem vazamento, o que vcs. me recomendam?
    atenciosamente Jessé.

  • Carlos Antônio Caires 25 de outubro de 2018

    Meu carro e bem antigo e está acima de 300.000km. Que tipo de óleo eu devo usar?

Deixe um comentário