Toyota Etios: tudo indica que ele está prestes a sair de linha

De janeiro a abril deste ano, o número de vendas do Etios hatch e sedã juntos foi menor do que as unidades vendidas do Yaris no mesmo período

Por Boris Feldman08/06/19 às 07h30

A Toyota anunciou um PDV – Programa de Demissão Voluntária – para dispensar 340 funcionários de sua fábrica em Sorocaba, onde ela produz o Etios hatch e sedã. O que está por trás dessa notícia? Puxe a cortina e você vai ver o Etios subindo no telhado.

Porque, na verdade, não foi um dos lançamentos mais felizes da marca no Brasil. Tanto que ela lançou agora o Yaris, que tem o mesmo entre-eixos do Etios, ou seja, o mesmo segmento de clientes. Os números falam por si só: de janeiro a abril, o Etios sedã e hatch venderam menos que 10 mil unidades.

O Yaris, mais que o dobro, acima de 20 mil unidades. O Etios não emplacou no mercado porque, apesar de ter a boa mecânica Toyota, seu design e acabamento são duvidosos. Em compensação, não faltou capricho ao lançar o Yaris.

Toyota Etios
Toyota Yaris

Foto Toyota | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
75 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Elias Nascimento 21 de junho de 2019

    Tenho um TOYOTA HATCH 1.3 ano 2017, comprei em dezembro do mesmo ano com plano de manutenção até 2021, gastei um dinheiro em plano de manutenção desnecessário, por que o carro não dá problema, vou continuar tranquilamente com ele, quando acabar a manutenção contratada, vou trocá-lo, mais com certeza será por outro carro da TOYOTA.

  • Avatar
    Fernando César Barros Oliveira 14 de junho de 2019

    Boa tarde,alguém sabe dizer se tem o etios na versão 1.3 sedan ou 1.0 estou me preparando comprar trabalhar de uber,será que alguem pode me ajudar.

  • Avatar
    MARCIA MARTINS DE MOURA 10 de junho de 2019

    Amo o meu etios, conforto e segurança, ñ dá mecânicos, está com 58 mil km , estrada 17 por um ótimo…

  • Avatar
    Santiago 9 de junho de 2019

    Se o tal “fim” não passar de mera especulação, melhor ainda.
    Os que apreciamos um veiculo versátil, robusto, com excelente mecânica e custo-benefício imbativel, agradecemos que o Etios continue a ser produzido.
    Se mais a frente a Toyota resolver lancar um substituto, que ao menos mantenha essas qualidades.

    • Avatar
      Ilzadete 9 de junho de 2019

      Eu tenho etios sedan automático, comprei no mês de agosto de 2018 modelo 2019 excelente carro, nada a reclamar. É Toyota.

  • Avatar
    ghoc 9 de junho de 2019

    Amém

    • Avatar
      Marcelo Santos 9 de junho de 2019

      Sou proprietário de um retifica e lá dificilmente entram peças da Toyota para realizar manutenção e em compensação para minha sorte temos muitos reparos com as outras montadoras.
      Para uso diário da minha família, temos o Corolla e acabamos de adquirir um Étios Hack Automático 1.5, carros excelentes.

  • Avatar
    Claudio 9 de junho de 2019

    Tive um Etios, o carro e muito bom. Falta um pouco de tecnologia.um dos melhores carros que tive. Recomendo. Já o yaris e a mesma coisa só que mais cara. Absurdo.

  • Avatar
    Eu mesmo 9 de junho de 2019

    Esse imbecil do Boris Feldman não sabe de nada. Fica especulando sem ter nenhuma informação privilegiada. Só lança esse tipo de notícia para vender cliques e acessos em sua página. Ele é bem suspeito para falar da Toyota. Você olha os comentários e um monte de gente querendo se desfazer do carro. Só não percebe quem não quer.

  • Avatar
    Edney 9 de junho de 2019

    Não entendi o que a Toyota pensou do mercado brasileiro ao lançar um modelo tão simplório e tão caro.

    • Avatar
      Milton 9 de junho de 2019

      Tenho um Etios sedan 2012/13, está com 133000 km, está excelente ainda desde que tirei zero, só fiz manutenções básicas e troquei pneus amortecedores, mas é o melhor carro que tive até hoje, visto que tive mais de vinte carros.

    • Avatar
      ma-santos 9 de junho de 2019

      proprietário de um retifica e lá dificilmente entram peças da Toyota para realizar manutenção e em compensação para minha sorte temos muitos reparos com as outras montadoras.
      Para uso diário da minha família, temos o Corolla e acabamos de adquirir um Étios Hack Automático 1.5, carros excelentes.

  • Avatar
    Luciana Rios 9 de junho de 2019

    Tenho um Etios Cross fantástico , automático , sensacional . Pode sair de linha que eu não incomodo . As coisas se renovam , os carros tbem . Isto é compreensível.O importante é que o meu está quitado , novinho e eu super satisfeita . Que venham novos modelos , novas tecnologias …

  • Avatar
    Luciana Rios 9 de junho de 2019

    Tenho um Etios Cross fantástico , automático , sensacional . Pode sair de linha que eu não incomodo . As coisas se renovam e não é compreensível.O importante é que o meu está quitado , novinho e eu super satisfeita . Que venham novos modelos , novas tecnologias …

  • Avatar
    Tá bom 9 de junho de 2019

    A imprensa já foi mais honesta…

  • Avatar
    Ana 9 de junho de 2019

    Tenho um Etios, o carro é ótimo e é lamentável descontinuá-lo! Não sei do Yaris, cujo design não me agradou. Mas a Toyota decepciona por deixar poucas opções no mercado. Eles só tinham o Corolla, que tem público cativo. O Etios pode ter vendido menos, mas criou empatia com um segmento de público, ao menos no RJ.

  • Avatar
    AC 9 de junho de 2019

    Tenho um Etios, o carro é ótimo e é lamentável descontinuá-lo! Não sei do Yaris, cujo design não me agradou. Mas a Toyota decepciona por deixar poucas opções no mercado. Eles só tinham o Corolla, que tem público cativo. O Etios pode ter vendido menos, mas criou empatia com um segmento de público, ao menos no RJ.

  • Avatar
    Fábio 9 de junho de 2019

    Olá pessoal,andei pesquisando sobre esse assunto da saída de linha do Toyota Etios,fontes de pessoas que trabalham na Toyota,me informaram que o Etios segue em linha até (ano 2023) depois a Toyota pretende colocar outro carro da mesma categoria no lugar!
    Estou querendo comprar um Etios,pois é um excelente carro.
    Fabio.

  • Avatar
    Antonio Carlos 9 de junho de 2019

    Etios sedan completo 14 XLS prata segundo dono, não consigo vender também, ótimo custo beneficio,mas o índice de rejeição é absurdo,34,100 Fipe, ficou 46 dias na OLX por 31.000, adivinha se vendeu…. Toyota se vende Corolla e olhe lá.se alguém tiver interesse ainda esta disponível, Joinville.

  • Avatar
    Édino de Arruda Taques 9 de junho de 2019

    Acabei de comprar um Etios 1.5xls 14/14 e estou adorando a mecânica dele;e agora vocês me vem com uma notícia dessas. Por favor; aguardem mais um pouco; porque ele é um carro ótimo;dentre todos que eu tive. Parabéns à Todos vocês!!

  • Avatar
    Edson 9 de junho de 2019

    TEXTO DO ESPECULADOR

    Incrível o que faz a precipitação junto de especulação sem fundamentos.

    O texto do especulador diz que – “tudo indica” – e não disse – vai sair de linha.

    Mesmo que a especulação se concretize, quem disse que obrigatoriamente você tem que vender logo? O seguro irá ficar mais barato. Bandido já não rouba mesmo, depois menos ainda.

    Muitas das vezes ao contrário, um determinado produto de boa qualidade contínua por anos valorizado em decorrência de sua qualidade. E quem tem não vai querer vender.

    Comprei o meu Etios Cross, ainda está na concessionária e não vou desfazer o negócio.

    Proprietários, não façam gol contra, baseado na fala de especuladores que nada sabem do que ocorre quando diretores da fábrica se reúnem às portas fechadas.

    Se esse especulador soubesse de alguma coisa do ramo industrial estaria rico investindo na Bolsa de Valores.

  • Avatar
    Ricardo 9 de junho de 2019

    Penso que a gente que é proprietário pode ficar despreocupado… estamos falando de Toyota.

    Comparar a Toyota com Fiat, Renault e Lada (aff) que juntas colecionam diversos “micos” que ninguém quer nem de presente, é o fim da picada. “Quem tem um Renault ou conhece alguém que tenha 1 com mais de 10 anos que está impecável e de manutenção barata?” Esses dias conheci um proprietário de Fluence que colocou gás e estava rodando com 3 válvulas. Manutenção prevista: R$1.200,

    Vale a pena ir buscar informação antes de sair escrevendo bobagens…

    Quer entender um pouco mais sobre Toyota e mercado de usados… Consulte Toyota Bandeirante (se alguém ainda lembra) tem mais mercado que muitos carros de luxo de algumas das montadoras citadas, tais como: Fluence, Duster, Marea, Bravo, Freemont, Omega…

    Enfim, vamos em frente.

  • Avatar
    Gilson 9 de junho de 2019

    Comprei um yaris sedan 1.5 automático em Março 2019 muito confortável esta com 1.600 km na estrada andando de 100 a 120 por hora sem forçar esta fazendo 11 a 12 no álcool e fim da viagem media geral ficou 10,5 a 11,5 no álcool não coloquei gasolina ainda porque na minha região compensa etanol hoje custa media 2,53 a 2,69

    • Avatar
      Marlucia 9 de junho de 2019

      Que pena adoro o meu Etios 1.5 Hatcher XL já estou até com saudades , um excelente desempenho , sem oficina e pr mim não é feio.

  • Avatar
    Marcos 9 de junho de 2019

    Mesmo segmento, com quase $ 15.000 de diferença entre eles? Algo não bate!

  • Avatar
    ever gomez 9 de junho de 2019

    A Toyota é montadora de um ûnico modelo de sucesso; o Corolla, nos últimos dez anos nenhum êxito, só fracassos, o feioso etios e o yaris foram mal concebidos. A Toyota não houve o mercado. Por outro lado Renault, Hyundai e Fiat vão atropelando por fora e ocupando importante posições no ranking.

    • Avatar
      Edinéia Pinotti 9 de junho de 2019

      Tenho um Etios Hatch 2015, sou apaixonada por ele, levar o carro no mecânico e ouvir que o carro não tem absolutamente nada para fazer!!! Beleza não é o seu forte, mas eu quero desempenho não uso carro para me mostrar aos outros, quero tranquilidade.
      Não tem explicação ouvir isso, espero que isso seja somente uma especulação do mercado, não gostaria de me desfazer dele.
      Se for sair de linha vou ter que comprar um Yaris

    • Avatar
      Andre Makariewicz 17 de junho de 2019

      Estamos falando de carro! Da licença meu amigo!

  • Avatar
    Alex 9 de junho de 2019

    Pessoal falando em vender seu Etios porque pode sair de linha?
    Esse é um carro para muita km, e o pessoal que conhece de carro vão fazer a festa comprando desses otários kkkkk, principalmente o Etios automático.
    Esse pessoal merece mesmo é o Onix que com 30 mil Km já tá vazando óleo pra todo lado.

    • Avatar
      Cristina 9 de junho de 2019

      Eu queroooo comprar hatch Platinum….

  • Avatar
    Alberto jorge 9 de junho de 2019

    Na argentina etios é o carro mais vendido.

  • Avatar
    ROBERTO JUNJI NAKABAYASHI 9 de junho de 2019

    Na argentina etios é o carro mais vendido.

    • Avatar
      Néia 9 de junho de 2019

      Roberto, isso mostra a racionalidade e inteligencia dos argentinos no Brasil as pessoas compram carro para os outros verem se for ruim não tem problema o importante é que os outros achem bonito.

      • Avatar
        Ricardo 9 de junho de 2019

        Sensata. Mania de brasileiro.

  • Avatar
    Eduardo 9 de junho de 2019

    Quanta besteira. O Etios vendeu bem demais em Maio. Vendeu 1.700 unidades só o Hacth. Qualquer montadora adoraria vender isso em um único modelo.

    Usa a mesma base mecânica do Yaris, tendo melhor dirigibilidade e espaço interno. Muito econômico também. São feitos na mesma fábrica logo, se ele saísse ds linha aumentariam a produção do Yaris. Assim sendo ñ haveriam demissões.

    O que há é uma reestruturação.

    Enfim, em seu segmento é o melhor custo x benefício do mercado.

  • Avatar
    Edmilson 9 de junho de 2019

    Comprei um Etios 2018 1.3 X há mais ou menos 5 meses, não sabia que o carro era tão bom. Além disso, consegui bater 17.1 km/l na média geral com gasolina. Eu pensava que os dois Fit (s) que tive antes eram e economicos! A sua manutenção é muito simples, eu mesmo fiz a revisão básica e instalei vários itens de kit conforto.
    Se for verdade, será uma pena! Mas continuarei com ele. Vale apena.

  • Avatar
    Silvia 8 de junho de 2019

    Que pena tenho um étios vou ter que me desfazer dele , muito triste primeiro Toyota amei

  • Avatar
    Denis 8 de junho de 2019

    Acho que beleza é subjetiva, pois acho o Etios bonito, na versão Hatch, ótima mecânica e econômico, acho que apesar do entre eixos ser igual e tal… Não é comparável com Yaris, agora o povo brasileiro gosta de se ferrar, compra Ford Ka porque acha bonitinho mas que na verdade de bonito não tem nada, nem a mecânica tem, motor 3 cilindros tendencioso, sou entusiasta de carros e motos, tenho GM, Honda, Toyota, Volkswagen e Fiat, já passei por vários veículos, mas se tirarem o Etios vai ser uma perca grande para a marca, acho que eles deveriam mudar algumas coisas estéticas, mas creio que não precisa tanto.

  • Avatar
    Liliane 8 de junho de 2019

    Sim…pena pq etios 1.5 sedan tem bom custo- benefício e de manutenção, confortável e boa mecânica…tive um troquei por uma caminhonete pq precisava de uma, mas tenho saudades dele…no início achava o éticos meio feinho, mas peguei um prata e, ao dirigir, me surpreendi…que pena…

  • Avatar
    Celio 8 de junho de 2019

    Quero comprar um Etios automático,se algum de vcs se interessa em vender sou do Rio de janeiro,

    • Avatar
      Paulo Henrique 9 de junho de 2019

      Tenho um 2018 Platinum para vender

      • Avatar
        Cristina 9 de junho de 2019

        Também tenho interesse em comprar o Platinum…podem chamar de feio mas e excelente e como carro não é investimento quero comprar para não ter dor de cabeça.

  • Avatar
    Santiago 8 de junho de 2019

    É uma pena. Trata-se de um excelente carro – já estou no meu segundo Étios sedan. Excelente custo-benefício, dirigibilidade, conforto e desempenho.
    Por outro lado entendo a necessidade da Toyota focar a sua estratégia no Yaris, e ao mesmo tempo evitar uma certa e já existente competição interna entre Yaris e Etios. Afinal, ambos atendem segmentos de mercado muito próximos.

  • Avatar
    Roberto da silva 8 de junho de 2019

    Uma pena o Etios sair de linha. Tenho um sedã, o terceiro que compro. Econômico, resistente, confortável, Seguro e manutenção baratos. É feio mas é bom, acredito que pela grande qte de vendidos terei peças e assistência por bom tempo.

  • Avatar
    Jackson 8 de junho de 2019

    A Toyota manteve o design do Etio porque quis, poderia ter feito um face-lift mais ousado. Tenho um Etios Hatch 2015, excelente carro! Ela pode muito bem manter os 2 em linha (Etios e Yaris), baixando o preço do 1°, pois subiu muito. Resumindo: essa situação chegou nesse ponto por falta de vontade da montadora. O Gol convive bem com o Polo.

  • Avatar
    Marcia 8 de junho de 2019

    Por muito pouco, não caí nessa… Ainda bem…

    • Avatar
      Marcelino b 9 de junho de 2019

      Boa tarde! Olha isso que o pessoal está falando é muita bobagem, temos o carro na família e tenho amigos que tem é um bom carro no seguimento dele minha irmã tem um 80mil km e não deu defeito sem falar no papo de jornalistas senciesornalistas….. abraço Márcia!

      • Avatar
        Marcia 10 de junho de 2019

        Marcelino, acabei comprando um Fox. Fique em uma dúvida crucial entre os dois modelos, mas o Fox tem melhor custo benefício. Comprei ciente de que vai morrer também daqui há dois anos…

  • Avatar
    Valda 8 de junho de 2019

    Amo meu Etios Sedam, mas estou triste com a saída do mercado, e também, com 680 km roçados a bateria acabou. A Toyota foi muito boa no atendimento, mas não me conformo com o incidente ocorrido.

    • Avatar
      Paula 8 de junho de 2019

      Valda, é um carro, isso pode acontecer com qualquer marca, o que importa é o atendimento após o ocorrido.

    • Avatar
      Wellington Gomes 9 de junho de 2019

      Toyota não é fabricante de baterias como vários produtos produzidos em lote algum pode dar ou ter defeito de fabricação.

    • Avatar
      JOSMAR MARQUES CAMPANHA 13 de junho de 2019

      Isso em qtos anos ?

  • Avatar
    Antonio Lopes 8 de junho de 2019

    Tive um etios xls 2013 1.5, se arrependimento matasse, 38.000km tive que trocar a embreagem e o amortecedor esquerdo dianteiro. Meu Lada Laika foi melhor que o etios.

    • Avatar
      José Araujo 8 de junho de 2019

      Vc é muito pé frio. Porque não faz nenhum sentido tamanha besteira que acabou de dizer.

      • Avatar
        Angelo Bertoncello 9 de junho de 2019

        É verdade, comentário infeliz do Antônio. Tenho em Etios Hatch XL 1.5 2015 que tirei zero km e as únicas trocas que faço é de óleo e filtros, o resto é só alegria. Excelente carro.

    • Avatar
      José Araujo 8 de junho de 2019

      Diante do proposito da montadora e de quem compra um carro do seguimento, só tenho a lamentar a saída dele de linha. Porque o carro me da tudo que busco nele.

    • Avatar
      José Soares 9 de junho de 2019

      Tenho um sedan 2016 estou com 208.000 km rodados,troquei embreagem com 150.000 e uma bateria,uso GNV ,trabalho com ,carro excepcional,sem queixas

  • Avatar
    KASSIME MARTINS GUIMARAES BOZZA 8 de junho de 2019

    Muito triste, adquiri um Etios esse ano, amo de paixão…e agora?

    • Avatar
      Meroveu 8 de junho de 2019

      Muitos podem discordar, mas o Etios tem uma dirigibilidade melhor que o Yaris e mais, apesar tô tão falado câmbio de 4 marchas, esse câmbio responde melhor que o CVT do Yaris, ao contrário do Corolla onde o câmbio CVT tem uma excelente sintonia com o motor. Mas retornando ao Etios, não acredito na sua descontinuidade, e sim num lifting. Demitir 340 funcionários não é nada, apenas uma readequação para com a venda do carro, ao contrário da Ford que está descontinuado vários modelos e ainda estão fechando fábricas. Eu tenho um Corolla, mega satisfeito com ele, mas venho orientando a minha mulher a comprar um Etios e digo para ela, esse veículo não é carro é automóvel perante a concorrência. Em resumo o carro é muito bom.

      • Avatar
        Edson 9 de junho de 2019

        Boris, fez um comentário infeliz,sem nenhum embasamento concreto, pura especulação.

        Porém, mesmo que venha a sair de linha, quem tem, não vai vender, a não ser por um menos usado.

        Carro, quando tem boa qualidade, peças á venda e mecânicos de sobra, pouco importa se vai sair de linha. Se sair, o seguro vai ficar mais barato e menos bandidos de olho.

        Quem tem um Toyota, não tem medo de especuladores.

    • Avatar
      JOSMAR MARQUES CAMPANHA 13 de junho de 2019

      Se vc comprou esse carro para investir e vender se desfaz agora, mas se vc está gostando não venda pois semelhante a ele vc não vai encontrar, pois por exemplo o yaris não tem a mesma qualidade do Etios e é muito caro pelo que oferece, por isso não venda e seja feliz !

  • Avatar
    Francisco 8 de junho de 2019

    Adquiri Yaris sedan em abril/19.
    Excelente desempenho, consumo e conforto. Recomendo.

    • Avatar
      Adriano 8 de junho de 2019

      Boa noite amigo
      Estou interessado no yaris e gostaria de saber quantos km você faz com 1 litro de gazolina

      • Avatar
        Vivian Janachevitz Duarte dos santos 8 de junho de 2019

        Estou com 4 mil rodados e tô fazendo 11.8km por litro.

      • Avatar
        Vivian 8 de junho de 2019

        Estou com 4 mil rodados e tô fazendo 11.8km por litro.

      • Avatar
        José Carlos 9 de junho de 2019

        Yaris XL hacth 1.3 com GNV faz 22/m3 na estrada com o ar ligado.

    • Avatar
      Amp 9 de junho de 2019

      Mas também está saindo de linha fora do b Brasil.

  • Avatar
    Washington Luiz Gonçalves da Silva 8 de junho de 2019

    Estou muito decepcionado com a Toyota!! Tenho um Etios sedan e vou me desfazer dele apesar do carro ser muito bom,mais agora que vai sair de linha vai ficar mais difícil de negociar o mesmo devido sua rejeição no mercado de usados vou voltar para a VW… Ano do Etios é 2018

    • Avatar
      Valdecir 8 de junho de 2019

      Eu tbm comprei um automático vou me desfazer logo dele

      • Avatar
        Celio 8 de junho de 2019

        Vamos conversar

      • Avatar
        Alex 9 de junho de 2019

        Me interressa entre em contato 21975743554

    • Avatar
      Celio 8 de junho de 2019

      Podemos conversar

    • Avatar
      Marcos Eurico 9 de junho de 2019

      Eu também tenho um Etios sedan 2014/14 e estou satisfeitíssimo com o carro. Depois de uma pequena colisão,eu mudei a frente pondo a do 2017 e o parachoque traseiro. Só tenho uma ressalva ao Etios: Fragilidade excessiva da traseira que qualquer encostada, amassa até ponteiro do velocímetro! Até o ano de 2016 a frente e traseira eram horríveis! O acabamento mudou muito, e o Platinum ficou show, porém muito caro! Com a chegada do Yaris era de se esperar que com o tempo o Etios iria sair de linha……

    • Avatar
      Cleci 11 de junho de 2019

      Boa tarde sou do rio,já vendeu seu carro? É sedã? Qual kmtg? Único dono?Cle

  • Avatar
    Ordem dos Taxistas do Brasil 8 de junho de 2019

    O Yaris está saindo de linha lá fora e agora?

Avatar
Deixe um comentário