Toyota Yaris XL 1.3 Hatch: opinião do dono após um ano de uso

Posicionado entre Etios e Corolla, o Toyota Yaris teve boa receptividade do nosso mercado; qual é a opinião de quem já tem ele há um ano?

Por Andre Willis 22/04/19 às 11h05
Estagiário sob supervisão de Alexandre Carneiro

O Toyota Yaris, nas configurações hatch e sedã, chegou ao mercado brasileiro há quase um ano e conquistou espaço entre os consumidores. De certa maneira, o modelo chegou a ‘desbancar’ o Etios, por ter um design mais arrojado e moderno.

Para se ter uma ideia do sucesso, a versão sedã do Yaris figurou na lista dos 20 carros mais vendidos do último mês de março. O Etios, por outro lado, não figura mais nesse ranking.

Toyota Yaris hatch

AutoPapo já testou o Yaris, na versão XLS 1.5, com carroceria hatch. Porém, é a vez de um proprietário fazer sua própria avaliação do modelo, que inclui, além da dirigibilidade, aspectos como durabilidade e pós venda. Confira, na íntegra, a análise do dono:

PROPRIETÁRIO:

  • Nome: Gilson, 42, Engenheiro de Banco de Dados; residente em Limeira (SP)
  • Versão do veículo: Toyota Yaris XL Plus Tech Hatch 16V;
  • Motorização: 1.3 CVT;
  • Ano/modelo: 2018/2018;
  • Há quanto tempo possui o veículo: 1 ano.

Avaliação: Notas, de 0 a 5 nos seguintes requisitos:

Característica Nota
Desempenho 4 ★★★★★
Consumo 3 ★★★☆☆
Espaço interno 5 ★★★★★
Porta-malas 5 ★★★★★
Estabilidade 5 ★★★★★
Freios 5 ★★★★★
Acabamento 5 ★★★★★
Itens de segurança 5 ★★★★★
Equipamentos 4 ★★★★★
Ergonomia 5 ★★★★★
Estilo 5 ★★★★★
Custo (aquisição e manutenção) 4 ★★★★★

Quais são os principais pontos positivos do veículo? “Primeiro, que o carro chama atenção por onde passa, um ponto positivo. O espaço interno é muito bom, principalmente para mim, que tenho quase 1,90 m de altura. O acabamento é muito bom: mesmo os plásticos são de boa qualidade e têm bom arremate. Além de ser muito confortável e silencioso.”

E os principais pontos negativos? “Acho que o motor 1.3 é fraco para o Toyota Yaris. Fica claro que o carro faz força o tempo todo, isso fica mais evidente quando você usa o piloto automático e fica sacramentado no consumo. Para um motor que deveria ser mais econômico, ele faz muito menos que o meu carro anterior, que era 1.6 e tinha câmbio manual. Tudo bem que o automático gasta mais, mas acho que se o carro fosse pelo menos 1.5 ele renderia mais”.

Como tem sido a assistência técnica? Está satisfeito ou não? “Tive experiência em duas concessionárias: na cidade onde moro e na cidade em que trabalho, respectivamente Limeira (SP) e Piracicaba (SP). Na primeira concessionária, o atendimento é cordial, muito bom, mas parece que não tem o mesmo nível de conhecimento do que na segunda. Veja o caso: tive problema com o multimídia. Fiquei meses esperando atualização do sistema, deixei telefone, e-mail, Whatsapp e não fui avisado pela concessionária de Limeira.”

“Quando fui fazer a revisão de 10 mil quilômetros no Yaris na cidade onde trabalho, e comentei do caso, a atendente me disse que havia atualização há quase 1 mês. Ela conectou o multimídia no Wi-Fi da concessionária e fez a atualização. Resolveu meu problema de meses em 1 hora, sendo que foi a primeira vez que falei com ela. Já na concessionária de Limeira, até uma publicação que fiz no Reclame Aqui não resolveu. Estou satisfeito em partes”.

Por que escolheu o Toyota Yaris? “Principalmente pelo custo benefício: é o que achei com melhor valor e pelo que entrega.”

Gostaria de fazer alguma observação adicional sobre o veículo? É meu primeiro carro automático. Não tenho referência sobre outros modelos, pois nunca tive um, mas acho que o cambio automático precisa de uma revisão. Ele estica demais as marchas, e chega a ser até estranho o quanto ele acelera para andar pouco em alguns momentos. O multimídia precisa melhorar, espelhar o celular completamente e não só alguns aplicativos. Permitir que este espelhamento seja feito pelo Bluetooth e, pelo amor de Deus, colocar mais do que um porta USB no carro, porque é uma vergonha aquilo lá.”

Toyota Yaris hatch
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (35 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
32 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    mauricio 17 de setembro de 2019

    Tenho um na versão 1.3 Plus Tec a proposta do carro não é desempenho quem gosta de pisar mais, este não é o carro pois vai gastar mais, mas para quem anda nos limites de velocidade e sem muita pressa, ele vai bem no dia a dia e no transito mais pesado, usando assim seu consumo é bom, para que gosta de conforto este com certeza vai ser sua escolha, não faz barulhos e tem um nível bom de acabamentos e acessórios de primeira, ficou faltando uma multimídia mais moderna, mas o áudio é muito bom, para comparação de nível só o FIT mas é mais caro e com menos acessórios e esta com o modelo na reta final de carreira.

  • Avatar
    Cristhiane 15 de setembro de 2019

    Tenho um Etios x 2016, hoje com 45 mil e gosto muito. Tem sim alguns pontos negativos no caso do 16/16 a embreagem ainda é a cabo. Tive que trocar o cabo com 40 mil. Fiquei sabendo que resolveram isso na versão 17. É um pouco barulhento. Já o consumo dele é ótimo.. chego a fazer 18 km/l com ar na estrada e a média frequente na cidade é 12km/l. Meu marido vem falando do yaris, mas com essa potência e esse consumo eu tô fora. Compro carro não pela estética e sim pelo conforto e consumo. O porta malas do Etios é maravilhoso! O yaris tem quase 100 litros a menos. Ano que vem trocarei meu Etios e provavelmente pegarei outro zero.

  • Avatar
    Elaine Miranda de Rezende 24 de agosto de 2019

    Meu Yaris Hatch vai fazer um ano agora em setembro… achei muito bom…. tinha um Honda Fit, troquei pq parecia q puxava demais, muito seco, porém muito bom de acabamento e espaço interno, hoje, estou intrigada c meu Yaris, a porta e o painel apresentam muito barulho, parece q estou atravessando , permanentemente, um pedregulho 🙁

  • Avatar
    Paulo 21 de julho de 2019

    Tenho um Yaris Hatch 1.3 mecânico adquirido pelo atrativo da confiabilidade da marca. Após 02 de uso, já estou arrependido, pois devida a sua motorização fraca, não justifica o valor pago. Considero um custo X benefício não justicável, lembra um carro mil, com preço de carro 1.6. Entrei pelo cano!

  • Avatar
    Roberto 18 de julho de 2019

    Eu tenho um Etios Sedan, XLS, 1.5, AT, 2016/17, comprado e, maio de 2016. Hoje ele está com apenas 36.000 km e, em ótimo estado.
    O Etios me atende muito bem no meu dia a dia, tanto na cidade como nas viagens. Não deu qualquer problema, ruído ou qualquer outro motivo de reclamação.
    Já pensei em trocar meu Etios por um Yaris Sedan XS CVT, mas estou adiando porque não vejo vantagem. Se o Etios pode ser feio para alguns, para mim beleza não conta pontos.
    O principal motivo de ainda não trocar por um Yaris é a potência do motor.
    No meu Etios Sedan 1.5 AT quando estou com ele carregado com 4 adultos e bagagem, sinto que falta potência em algumas rodovias ao manter 124 km/h no piloto automático (ele mantem a velocidade com folga, mas frequentemente chama a 3a. marcha, subindo a rotação do motor e ruído). Já fiz um test drive do Yaris Sedan 1,5 XLS CVT na concessionária e, tive a mesma sensação de falta de potência que eu sinto no Etios. Pelo menos, por mais 1 ou 2 anos vou continuar com o Etios, depois eu vejo por qual carro trocar.
    Se o Yaris continuar com seu motorzinho e seu pequeno tanque de combustível, é muito provável que troque por outra marca. Por outro lado, se a Toyota substituir o motor do Yaris por outro com maior potência (bastaria uns 10-15%) e aproveitasse para aumentar também a capacidade do tanque para garantir maior autonomia em viagens com etanol, eu com certeza continuaria com Toyota, comprando o Yaris.

  • Avatar
    Wallace Ouverney 14 de julho de 2019

    Pela proposta do carro 1.3, vou ser bem sincero estou gostando muito.O carro é bom e econômico.u me arrependo em não ter compra do o de motor 1.5, pois eu viajo muito com o carro, e na estrada ele acaba de fato consumindo um pouco mais que o 1.5. Todavia para a cidade o yaris de baixa cilindrada atende muito bem. Em viajem ja cheguei a media de 17,7km/l.Saindo de Vitória-ES sentido Rio o carro fez, com o engarrafamento de campos, com as obras na B 101, e com o transito infernal da Av. brasil até chegar em bangu, fez uma média de 14,8 km/l. Para quem antes tinha um carro que fazia em média 12 km/l na estrada e 8,0 km/l na cidade, acabo ficando muito satisfeito com a economia dele. O carro também é muito confortável.

  • Avatar
    WOLFGANG EUGENIO SALZER 4 de julho de 2019

    Tenho um yaris 1.3 cvt há 3 meses. excelente carro, muito econômico na estrada chego a fazer 18,5. Na cidade faço 10,5 sempre na gasolina. quando a 80km por hora fica muito facil ultrapassar, em segundos vai há 120km. é preciso ter calma na arrancada, o motor chia muito, mas depois de embalar vai serenamente . Ótimo carro.

  • Avatar
    ROGERIO MARQUES SANTOS 9 de junho de 2019

    Tenho também um Yaris 1.3 automático. O que mais gosto do carro é o conforto. Ergonomia excelente, espaço na medida certa, suspensão agradável, sem ruídos internos (os grilos, coisa comum que senti num Virtus que aluguei) e um motor razoável. Podia melhorar o desempenho, mas pra isso tem a versão 1.5. Quanto ao câmbio CVT, numa pesquisa de satisfação, sugeri à Toyota que elimine o simulador de marchas.

  • Avatar
    Flavio Aires 28 de abril de 2019

    Eu tenho um de 2006 (1.3 CVT) e até hoje tá andar que é uma beleza. Só não irei comprar o de 2018 pk financiamento de carro novo no meu país (Moçambique), é um suicídio. Depois deste vou procurar um modelo de 2011 a 2013, é também muito bonito (se calhar mais bonito que os últimos dois anos). Parabéns pela sua escolha.

  • Avatar
    Alex Motta 26 de abril de 2019

    Desculpem pelo erro de datilografia!!! Foi pura afobação na resposta ao artigo.

  • Avatar
    Alex Motta 26 de abril de 2019

    Avaliei o Yaris dentre outras opções de compra, mas sinseramente, falar que o carro é silencioso já é demais. Beberrão, se arrasta ao invés de andar e o painel é horrível de enxergar (herdou todos os erros do Etios). Conheço quem não aguentou a barulheira do interior do carro e vendeu com menos de um ano de uso em cidade. Muita pretensão da Toyota querer atribuir a ele o codinome “Corollinha”, a diferença é enorme entre os carros. Corolla sim é um excelente carro!

  • Avatar
    Katia 24 de abril de 2019

    Estive lendo a avaliação do Gilson, concordo plenamente com ele, estou a 4 meses comum yaris 1.3 Hatch automático e estou impressionada como o motor é fraco, se dermos uma acelerada o consumo vai lá em cima, sempre possuo carro da Chevrolet e confesso que a experiência não está sendo nada satisfatória. Já estou pensando em trocar de carro o qual me deixa completamente arrependida de ter trocado por esse carro.

  • Avatar
    Daniel 23 de abril de 2019

    Achei as opiniões enviesada demais. Em português claro, o dono puxou sardinha pro carro! O desempenho dele merece 2 estrelas e olhe que estou sendo legal!

  • Avatar
    Bruno Jardel 23 de abril de 2019

    Tenho um xls 1.5 há quase um ano. Acho um ótimo carro: conjunto motor X câmbio cvt muito bem alinhado e conjunto de itens que normalmente só são encontrados em carros de luxo e itens como teto solar, por exemplo, que nem corolla traz de série.
    Únicas reclamações que tenho é que o carro foi elevado 13mm para ser comercializado no Brasil, porém uma pessoa a mais no veículo já faz diferença e ele baixa muito, pegando facilmente em quebra-molas, etc. Outra coisa é o acessório de sensor frontal que além de muito caro não serve pra nada. Todo o restante me atende mt bem.
    Imaginem que eu queria comprar um corolla. Mas comprei o yaris e estou mt satisfeito, principalmente pela economia que não deixa o desempenho a desejar.
    Recomendo o veículo.

  • Avatar
    César kas 23 de abril de 2019

    Depois dá decepção no crash test, o Yaris saiu da minha linha de escolha. Tem opções melhores como o Polo e Virtus com 4 airbags e plataforma mais moderna, além de mais estrelas no latincap. Desisti da compra

    • Avatar
      Ferrer 29 de junho de 2019

      Decepção? 4 estrelas para adultos e crianças, isso porque a versão testada foi a de entrega, com apenas 2 airbags, diferente da vw que sempre testa as versões mais completas em itens de segurança.

  • Avatar
    José Miguel Auer 23 de abril de 2019

    Tenho um Yaris hatch a a três meses. Já rodei 5.500 km, o carro é excelente. Dificilmente sairei da marca, pois venho de um etios que já era bom. Ponto negativo é que a co cessionário de Ponta Grossa no Paraná, não conseguiu me ajudar a parelhar meu celular com a mídia do carro para uso do GPS. Estou até agora sem poder usar, vamos ver se na revisão dos 10.000 o problema será resolvido.

  • Avatar
    Paulo Sano 23 de abril de 2019

    Possuo um Yaris 1.3.
    É um bom carro pela proposta, o que me chateia é ter que destravar a porta para pegar algo no porta malas ou banco traseiro ao sair do carro. Ele destrava só a porta do motorista e do passageiro ao desligar.

  • Avatar
    Antonio Lima 22 de abril de 2019

    Do Yaris não posso falar, mas o Étios 1.5 conheço muito bem, tanto o mecânico como o automático, pois trabalho no setor de transporte de um grande órgão aqui no DF. Único ponto positivo: Suspensão e câmbio automático. Pois o resto é só porcaria, colocando o Étios como um dos piores carros da categoria. O câmbio do mecânico é triste, o motor do dois e fraquíssimo, principalmente em baixa rotação e bebem absurdo, o rádio ninguem consegue desligar… E aquele aviso sonoro quando aciona o alarme???… De madrugada, acorda o prédio inteiro!!

    • Avatar
      Flavio Faria 23 de abril de 2019

      Amigo, acho que você não andou lendo o manual do carro. Tenho um 1.5 XS. Rádio desliga fácil, barulho do alarme você desativa com um procedimento simples. Do consumo, só é ruim em trecho urbano com trânsito intenso, já cheguei a fazer 19Km/l em estrada, no câmbio automático.

      • Avatar
        Walter 23 de abril de 2019

        Parabéns achei que não tivessem percebido isto tem um Etios sedan tô gostando demais 1.5…

    • Avatar
      Flavio Faria 23 de abril de 2019

      O colega que testou o carro reclamou do câmbio, tem que lembrar que o carro é CVT e, assim, o comportamento é bem diferente de um carro manual. Agora de ser 1.3 tá certo, motor fraco pro tamanho do carro.

    • Avatar
      Sergio 23 de abril de 2019

      Tive um Etios XLS 1.5 e foi a maior decepção da minha vida. Tudo de ruim encontrei nele! O maior problema foi a entrada de poeira por todos os lados do carro e a embreagem que com menos de 20.000km começou a ficar dura e o carro pulava nas saídas.

    • Avatar
      Tati 29 de junho de 2019

      Na minha opinião é excelente, tenho um ethios ah 4 anos. Nunca me deu problemas!

    • Avatar
      Marcelo Carvalho 11 de setembro de 2019

      Tenho um Etios Sedan X automático 2018. Sem defeitos! Anda muito bem e faz 14,5 na cidade com ar ligado o tempo todo. Tá com 53 mil km. Na estrada, mantendo 130/140 km/h, ar ligado, faz 13km/l. Excelente carro. Muito confortável!

    • Avatar
      Marcelo Carvalho 11 de setembro de 2019

      Tenho um Etios Sedan X automático 2018. Sem defeitos! Anda muito bem e faz 14,5 na cidade com ar ligado o tempo todo. Moro em Brasília. Tá com 53 mil km. Na estrada, mantendo 130/140 km/h, ar ligado, faz 13km/l. Excelente carro. Muito confortável!

  • Avatar
    Marco 22 de abril de 2019

    Se nosso amigo tivesse andado num Polo jamais teria pego um Yaris. O Polo supera o Yaris em praticamente todos os quesitos, principalmente no custo beneficio. O único ponto negativo do Polo são algumas concessionárias que prestam um serviço porco, de resto ele é imbatível.

    • Avatar
      Milton 26 de abril de 2019

      O Polo realmente supera o Yaris em alguns quesitos,mas os principais são os problemas de fabricação.

    • Avatar
      Laura 18 de junho de 2019

      Ao meu ver é a aparência.. polo deixa a desejar na aparência.

  • Avatar
    EDSON FURTADO 22 de abril de 2019

    Qdo estava fazendo alguns testes para comprar o carro de minha esposa, também andamos no Yaris. o carro é bonito a atende bem em quase tudo.
    Realmente no quesito potencia deixou a desejar o que levou minha esposa escolher outro veiculo. (Citroen C4 cactus)
    De qualquer forma parabéns pelo bom gosto e boa sorte com o carro.

    • Avatar
      Rômulo 9 de junho de 2019

      Triste em saber que você deixou de pegar um Japonês parar pegar um Francês. Boa sorte!

      • Avatar
        Vagner 26 de agosto de 2019

        Não acho q seja triste até porq a maioria dos franceses e chineses são melhor q a toyota em quase todos quesitos inclusive tecnologia,c vc andar em um cerato,em um c4 lounge ou até mesmo no fluence q saiu de linha e infinitamente superior ao corolla yaris e outros da toyota,só no Brasil e lider de vendar,leva esse yaris nos EUA e vê c vai vander alguma coisa.

Avatar
Deixe um comentário