Toyota Yaris XL 1.3 Hatch: opinião do dono após um ano de uso

Posicionado entre Etios e Corolla, o Toyota Yaris teve boa receptividade do nosso mercado; qual é a opinião de quem já tem ele há um ano?

Por Andre Willis22/04/19 às 11h05
Estagiário sob supervisão de Alexandre Carneiro

O Toyota Yaris, nas configurações hatch e sedã, chegou ao mercado brasileiro há quase um ano e conquistou espaço entre os consumidores. De certa maneira, o modelo chegou a ‘desbancar’ o Etios, por ter um design mais arrojado e moderno.

Para se ter uma ideia do sucesso, a versão sedã do Yaris figurou na lista dos 20 carros mais vendidos do último mês de março. O Etios, por outro lado, não figura mais nesse ranking.

Toyota Yaris hatch

AutoPapo já testou o Yaris, na versão XLS 1.5, com carroceria hatch. Porém, é a vez de um proprietário fazer sua própria avaliação do modelo, que inclui, além da dirigibilidade, aspectos como durabilidade e pós venda. Confira, na íntegra, a análise do dono:

PROPRIETÁRIO:

  • Nome: Gilson, 42, Engenheiro de Banco de Dados; residente em Limeira (SP)
  • Versão do veículo: Toyota Yaris XL Plus Tech Hatch 16V;
  • Motorização: 1.3 CVT;
  • Ano/modelo: 2018/2018;
  • Há quanto tempo possui o veículo: 1 ano.

Avaliação: Notas, de 0 a 5 nos seguintes requisitos:

Característica Nota
Desempenho 4 ★★★★★
Consumo 3 ★★★☆☆
Espaço interno 5 ★★★★★
Porta-malas 5 ★★★★★
Estabilidade 5 ★★★★★
Freios 5 ★★★★★
Acabamento 5 ★★★★★
Itens de segurança 5 ★★★★★
Equipamentos 4 ★★★★★
Ergonomia 5 ★★★★★
Estilo 5 ★★★★★
Custo (aquisição e manutenção) 4 ★★★★★

Quais são os principais pontos positivos do veículo? “Primeiro, que o carro chama atenção por onde passa, um ponto positivo. O espaço interno é muito bom, principalmente para mim, que tenho quase 1,90 m de altura. O acabamento é muito bom: mesmo os plásticos são de boa qualidade e têm bom arremate. Além de ser muito confortável e silencioso.”

E os principais pontos negativos? “Acho que o motor 1.3 é fraco para o Toyota Yaris. Fica claro que o carro faz força o tempo todo, isso fica mais evidente quando você usa o piloto automático e fica sacramentado no consumo. Para um motor que deveria ser mais econômico, ele faz muito menos que o meu carro anterior, que era 1.6 e tinha câmbio manual. Tudo bem que o automático gasta mais, mas acho que se o carro fosse pelo menos 1.5 ele renderia mais”.

Como tem sido a assistência técnica? Está satisfeito ou não? “Tive experiência em duas concessionárias: na cidade onde moro e na cidade em que trabalho, respectivamente Limeira (SP) e Piracicaba (SP). Na primeira concessionária, o atendimento é cordial, muito bom, mas parece que não tem o mesmo nível de conhecimento do que na segunda. Veja o caso: tive problema com o multimídia. Fiquei meses esperando atualização do sistema, deixei telefone, e-mail, Whatsapp e não fui avisado pela concessionária de Limeira.”

“Quando fui fazer a revisão de 10 mil quilômetros no Yaris na cidade onde trabalho, e comentei do caso, a atendente me disse que havia atualização há quase 1 mês. Ela conectou o multimídia no Wi-Fi da concessionária e fez a atualização. Resolveu meu problema de meses em 1 hora, sendo que foi a primeira vez que falei com ela. Já na concessionária de Limeira, até uma publicação que fiz no Reclame Aqui não resolveu. Estou satisfeito em partes”.

Por que escolheu o Toyota Yaris? “Principalmente pelo custo benefício: é o que achei com melhor valor e pelo que entrega.”

Gostaria de fazer alguma observação adicional sobre o veículo? É meu primeiro carro automático. Não tenho referência sobre outros modelos, pois nunca tive um, mas acho que o cambio automático precisa de uma revisão. Ele estica demais as marchas, e chega a ser até estranho o quanto ele acelera para andar pouco em alguns momentos. O multimídia precisa melhorar, espelhar o celular completamente e não só alguns aplicativos. Permitir que este espelhamento seja feito pelo Bluetooth e, pelo amor de Deus, colocar mais do que um porta USB no carro, porque é uma vergonha aquilo lá.”

Toyota Yaris hatch
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (22 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
24 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Wallace Ouverney 14 de julho de 2019

    Pela proposta do carro 1.3, vou ser bem sincero estou gostando muito.O carro é bom e econômico.u me arrependo em não ter compra do o de motor 1.5, pois eu viajo muito com o carro, e na estrada ele acaba de fato consumindo um pouco mais que o 1.5. Todavia para a cidade o yaris de baixa cilindrada atende muito bem. Em viajem ja cheguei a media de 17,7km/l.Saindo de Vitória-ES sentido Rio o carro fez, com o engarrafamento de campos, com as obras na B 101, e com o transito infernal da Av. brasil até chegar em bangu, fez uma média de 14,8 km/l. Para quem antes tinha um carro que fazia em média 12 km/l na estrada e 8,0 km/l na cidade, acabo ficando muito satisfeito com a economia dele. O carro também é muito confortável.

  • Avatar
    WOLFGANG EUGENIO SALZER 4 de julho de 2019

    Tenho um yaris 1.3 cvt há 3 meses. excelente carro, muito econômico na estrada chego a fazer 18,5. Na cidade faço 10,5 sempre na gasolina. quando a 80km por hora fica muito facil ultrapassar, em segundos vai há 120km. é preciso ter calma na arrancada, o motor chia muito, mas depois de embalar vai serenamente . Ótimo carro.

  • Avatar
    ROGERIO MARQUES SANTOS 9 de junho de 2019

    Tenho também um Yaris 1.3 automático. O que mais gosto do carro é o conforto. Ergonomia excelente, espaço na medida certa, suspensão agradável, sem ruídos internos (os grilos, coisa comum que senti num Virtus que aluguei) e um motor razoável. Podia melhorar o desempenho, mas pra isso tem a versão 1.5. Quanto ao câmbio CVT, numa pesquisa de satisfação, sugeri à Toyota que elimine o simulador de marchas.

  • Avatar
    Flavio Aires 28 de abril de 2019

    Eu tenho um de 2006 (1.3 CVT) e até hoje tá andar que é uma beleza. Só não irei comprar o de 2018 pk financiamento de carro novo no meu país (Moçambique), é um suicídio. Depois deste vou procurar um modelo de 2011 a 2013, é também muito bonito (se calhar mais bonito que os últimos dois anos). Parabéns pela sua escolha.

  • Avatar
    Alex Motta 26 de abril de 2019

    Desculpem pelo erro de datilografia!!! Foi pura afobação na resposta ao artigo.

  • Avatar
    Alex Motta 26 de abril de 2019

    Avaliei o Yaris dentre outras opções de compra, mas sinseramente, falar que o carro é silencioso já é demais. Beberrão, se arrasta ao invés de andar e o painel é horrível de enxergar (herdou todos os erros do Etios). Conheço quem não aguentou a barulheira do interior do carro e vendeu com menos de um ano de uso em cidade. Muita pretensão da Toyota querer atribuir a ele o codinome “Corollinha”, a diferença é enorme entre os carros. Corolla sim é um excelente carro!

  • Avatar
    Katia 24 de abril de 2019

    Estive lendo a avaliação do Gilson, concordo plenamente com ele, estou a 4 meses comum yaris 1.3 Hatch automático e estou impressionada como o motor é fraco, se dermos uma acelerada o consumo vai lá em cima, sempre possuo carro da Chevrolet e confesso que a experiência não está sendo nada satisfatória. Já estou pensando em trocar de carro o qual me deixa completamente arrependida de ter trocado por esse carro.

  • Avatar
    Daniel 23 de abril de 2019

    Achei as opiniões enviesada demais. Em português claro, o dono puxou sardinha pro carro! O desempenho dele merece 2 estrelas e olhe que estou sendo legal!

  • Avatar
    Bruno Jardel 23 de abril de 2019

    Tenho um xls 1.5 há quase um ano. Acho um ótimo carro: conjunto motor X câmbio cvt muito bem alinhado e conjunto de itens que normalmente só são encontrados em carros de luxo e itens como teto solar, por exemplo, que nem corolla traz de série.
    Únicas reclamações que tenho é que o carro foi elevado 13mm para ser comercializado no Brasil, porém uma pessoa a mais no veículo já faz diferença e ele baixa muito, pegando facilmente em quebra-molas, etc. Outra coisa é o acessório de sensor frontal que além de muito caro não serve pra nada. Todo o restante me atende mt bem.
    Imaginem que eu queria comprar um corolla. Mas comprei o yaris e estou mt satisfeito, principalmente pela economia que não deixa o desempenho a desejar.
    Recomendo o veículo.

  • Avatar
    César kas 23 de abril de 2019

    Depois dá decepção no crash test, o Yaris saiu da minha linha de escolha. Tem opções melhores como o Polo e Virtus com 4 airbags e plataforma mais moderna, além de mais estrelas no latincap. Desisti da compra

    • Avatar
      Ferrer 29 de junho de 2019

      Decepção? 4 estrelas para adultos e crianças, isso porque a versão testada foi a de entrega, com apenas 2 airbags, diferente da vw que sempre testa as versões mais completas em itens de segurança.

  • Avatar
    José Miguel Auer 23 de abril de 2019

    Tenho um Yaris hatch a a três meses. Já rodei 5.500 km, o carro é excelente. Dificilmente sairei da marca, pois venho de um etios que já era bom. Ponto negativo é que a co cessionário de Ponta Grossa no Paraná, não conseguiu me ajudar a parelhar meu celular com a mídia do carro para uso do GPS. Estou até agora sem poder usar, vamos ver se na revisão dos 10.000 o problema será resolvido.

  • Avatar
    Paulo Sano 23 de abril de 2019

    Possuo um Yaris 1.3.
    É um bom carro pela proposta, o que me chateia é ter que destravar a porta para pegar algo no porta malas ou banco traseiro ao sair do carro. Ele destrava só a porta do motorista e do passageiro ao desligar.

  • Avatar
    Antonio Lima 22 de abril de 2019

    Do Yaris não posso falar, mas o Étios 1.5 conheço muito bem, tanto o mecânico como o automático, pois trabalho no setor de transporte de um grande órgão aqui no DF. Único ponto positivo: Suspensão e câmbio automático. Pois o resto é só porcaria, colocando o Étios como um dos piores carros da categoria. O câmbio do mecânico é triste, o motor do dois e fraquíssimo, principalmente em baixa rotação e bebem absurdo, o rádio ninguem consegue desligar… E aquele aviso sonoro quando aciona o alarme???… De madrugada, acorda o prédio inteiro!!

    • Avatar
      Flavio Faria 23 de abril de 2019

      Amigo, acho que você não andou lendo o manual do carro. Tenho um 1.5 XS. Rádio desliga fácil, barulho do alarme você desativa com um procedimento simples. Do consumo, só é ruim em trecho urbano com trânsito intenso, já cheguei a fazer 19Km/l em estrada, no câmbio automático.

      • Avatar
        Walter 23 de abril de 2019

        Parabéns achei que não tivessem percebido isto tem um Etios sedan tô gostando demais 1.5…

    • Avatar
      Flavio Faria 23 de abril de 2019

      O colega que testou o carro reclamou do câmbio, tem que lembrar que o carro é CVT e, assim, o comportamento é bem diferente de um carro manual. Agora de ser 1.3 tá certo, motor fraco pro tamanho do carro.

    • Avatar
      Sergio 23 de abril de 2019

      Tive um Etios XLS 1.5 e foi a maior decepção da minha vida. Tudo de ruim encontrei nele! O maior problema foi a entrada de poeira por todos os lados do carro e a embreagem que com menos de 20.000km começou a ficar dura e o carro pulava nas saídas.

    • Avatar
      Tati 29 de junho de 2019

      Na minha opinião é excelente, tenho um ethios ah 4 anos. Nunca me deu problemas!

  • Avatar
    Marco 22 de abril de 2019

    Se nosso amigo tivesse andado num Polo jamais teria pego um Yaris. O Polo supera o Yaris em praticamente todos os quesitos, principalmente no custo beneficio. O único ponto negativo do Polo são algumas concessionárias que prestam um serviço porco, de resto ele é imbatível.

    • Avatar
      Milton 26 de abril de 2019

      O Polo realmente supera o Yaris em alguns quesitos,mas os principais são os problemas de fabricação.

    • Avatar
      Laura 18 de junho de 2019

      Ao meu ver é a aparência.. polo deixa a desejar na aparência.

  • Avatar
    EDSON FURTADO 22 de abril de 2019

    Qdo estava fazendo alguns testes para comprar o carro de minha esposa, também andamos no Yaris. o carro é bonito a atende bem em quase tudo.
    Realmente no quesito potencia deixou a desejar o que levou minha esposa escolher outro veiculo. (Citroen C4 cactus)
    De qualquer forma parabéns pelo bom gosto e boa sorte com o carro.

    • Avatar
      Rômulo 9 de junho de 2019

      Triste em saber que você deixou de pegar um Japonês parar pegar um Francês. Boa sorte!

Avatar
Deixe um comentário