Troca da correia dentada deve incluir rolamento?
Na hora de fazer a troca da correia dentada, nem sempre é necessário trocar o rolamento: a correia é de borracha, e o rolamento é de aço
Na hora de fazer a troca da correia dentada, nem sempre é necessário trocar o rolamento: a correia é de borracha, e o rolamento é de aço
Eu já comentei sobre a “picaretagem” das oficinas que fazem a troca da correia dentada e também substituem, junto, o rolamento do tensor. Descobriram esta nova artimanha que não existia no passado, pois a corrente não era de borracha. Os eixos de comando eram acionados por correntes metálicas, como as de bicicletas, que não exigiam substituição. Alguns motores as utilizam, mas quando a correia é de borracha, ela deve ser substituída em determinada quilometragem ou prazo.
Por isso, as oficinas se aproveitam para sugerir a troca conjunta- e desnecessária – do rolamento do tensor que estica a correia. Esta é uma substituição que nenhuma fábrica de automóveis recomenda. Apesar disso, os mecânicos não gostam de ouvir esta verdade e insistem que, se é necessário fazer a troca da correia dentada, é porque o rolamento também já sofreu desgaste e é necessário instalar um novo. Entretanto, isso é “papo furado”. A correia é de borracha, e o rolamento é de aço.
Mesmo assim, até mesmo algumas fábricas de autopeças estimulam esta “empurroterapia”, pois vendem um kit montado, que inclui a correia dentada e o rolamento. Já nas oficinas, os mecânicos mostram para o dono do carro: “Está vendo doutor? Aqui não tem picaretagem, é só reparar que ambos são embalados juntos exatamente para serem substituídos simultaneamente!”
Por outro lado, é possível que, em determinado momento, o rolamento esteja realmente apresentando sinais de fadiga. O que, neste caso, seria perceptível, pois se forma uma folga que faz surgir um ruído quando o rolamento gira. Técnicos competentes podem determinar, com exatidão, se há necessidade de substituição do rolamento ou não. Já para os mecânicos que me acusam de persegui-los, surgiu mais um argumento contra a troca do rolamento. A Ford acaba de lançar seus motores com uma correia dentada que dura 250 mil quilômetros, enquanto as outras chegam, no máximo, aos 100 mil. A marca explica que projetou um motor que tem a correia lubrificada em óleo, por isso sua durabilidade é muito superior.
Então, surge a pergunta: se a correia dura tanto, o que acontece com o rolamento do tensor? Como os mecânicos vão argumentar que existe a necessidade de trocar o rolamento aos 60 mil km? Se a correia da Ford chega aos 250 mil, o rolamento tem que ser capaz de suportar o trabalho. Aliás, outro argumento que derruba a teoria dos mecânicos é que um rolamento de roda, submetido a esforços muito maiores, dura muitos anos ou centenas de milhares de quilômetros.
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Qual o valor total estimado para troca de correia dentada e correia do alternador do Peugeot 207 – 2013 – 1.4 ?
Essa é a diferença de uma mecânico bom é um que não se garante. Já vi mecânico q se acha o super por ter 20 de anos de oficina e ao trocar coreia de Peugeot, deixou na marcha lente e soltou a coreia. Importante também fazer os procedimentos correto. Se não fizer o procedimento correto, pode estourar ou soltar e dar problema, mesmo que o senhor sabe tudo trocou todo o sincronismo do carro e cobrou 3k pro cliente com carro básico. Entender q tem veículos q tem peças muito caras. Tem esticador de mais de R$400.
troquei correia,tensor. bomba dagua, e os rolos de apoio do meu corsa 16 valvulas. Ao 4000 km rodado começou fazer um barulho,abrir novamente e notei que a correia tava muito apertada, notei tambem que os roletes de apoio ja estava com uma pequena folga e fazia um chiado tipd sem graxa. E agora….. devo trocar tudo de novo com apenas 4000 km rodado.Me ajuda aí.
sei que é antigo este artigo, mas vale comentar
resumo: peça que montadora usa tem garantia até 4 anos, a “mesma” comprada em auto-peças até 1 ano, essas são as garantias geralmente.
uma correia tem sua vida útil pre determinada mesmo sem que você rode com o carro, que pode-se considerar pouco mais de 2 anos, digo por que já aconteceu de uma correia de um carro meu se romper nesse tempo, onde só rodei 15 mil km, uma semana antes passei em um mecânico que me informou que estava nova sem desgaste algum, não deveria ter se rompido é claro, porém nenhum fabricante dá garantia com esse prazo, as correias mesmo sendo de mesma marca e modelo não são iguais as que a montadora utiliza, pois a montadora faz testes de qualidade e se não passarem devolvem o lote, montadora tem garantia até 4 anos e fabrica de peças de 3meses a 1ano geralmente, se for muito grotesco a fabrica descarta, mas se durar o prazo da garantia da fabrica vai este lote para auto peças, e mecânico nenhum faz estes testes muito menos os donos de veículos, isso serve para todas as peças de um veiculo.
A dica é senpre troquem, perdi neu motor por causa de um rolamento.
Tenho uma Outlander, está na revisão de 100 mil e pelo manual é a que troca correia. Lá na autorizada Mit eles dizem que não precisa trocar esticadores desse carro, meu mecânico diz que sim. O problema é que os originais custam inviáveis 3000 reais e no paralelo primeira linha custam 600. Será que nao vale mais a pena deixar os originais que devem ser de mto boa qualidade caso não apresentem folga ou ruido, do que trocar por paralelo que obviamente são de qualidade inferior????
NUNCA MAIS FAÇO ISSO..O MECANICO TROCOU A CORREIA DENTANDA E NAO O TENSIONADOR..PORQUE SO TINHA 32.MIL KM..E ACHOU QUE NAO DAVA PROBLEMA…MORAL DA HISTORIA FUI OBRIGADO A PROCURAR OUTRO MECANICO E FAZER TUDO DENOVO…CREEEDO NUNCA MAIS FAÇO ISSO. DA PROXIMA VEZ KIT COMPLETO.
Discordo. Sou reparador automotivo e recomendo sempre a troca do esticador da correia mesmo que esteja bom. Pq? Simples: se em pouco tempo após a troca da correia o cliente reclamar de barulhos, ele nao vai se sentir lesado em ter que pagar 2x a mão de obra de montagem/desmontagem da correia dentada. Melhor para o cliente e melhor para mim que nao vou ter dor de cabeça.
Só um detalhe, tanto a correia como os tensores dessas correias long life são banhadas pelo óleo do motor,portanto, mais isoladas dos fatores externos, bem diferente do sistema tradicional, protegidos por uma capa plástica, se basear nessa tese de trocar um rolete de apoio da correia que já trabalhou 60/80 mil km e picaretagem comparando com um sistema diferente e enganar o leigo….
Antigamente os motores CHT utilizados pela Ford,tinham um sistema de corrente lubrificados por óleo,que também necessitava reposição quando emitia ruido ao funcionar o motor.
Boris bom dia feliz natal,porque todas as ves que vou trocar a correia dentada com 40 mil km eles querem trocar o sensor
O correto é:
Troca a correia dentada com o tensor. Ponto final. Você troca a correia agora e depois de uns 20mil km o tensor começa a dar problema! Você terá que pagar outra mão de obra para trocar o tensor.
Bom dia.Não é necessário que o rolamento esteja com ruído para causar um enorme estrago e prejuizo.
Uma pequena folga ja desalinha a correia,jogando ela contra as polias e causando a quebra prematura.
Então,por precaução deve-se trocar o tensor a cada duas trocas de correia.(uma sim,uma não)
Siga sempre o manual do proprietario.
Um exemplo: onix chevrolet
Trocar correia dentada e inspecionar tensor automático
2mil km. 70mil km 130mil ……
Ai te falo .vc confia em peças produzidas por homens.que podem mt bem ter falhas e defeitos que podem vir a yravar ou estourar em 80 ou 90 mil km ?
Voce gasta um X e troca correia .o rolamento ja ta na cara do mecanico.e vc economiza seus 80 míseros reais pedindo a nao troca lo preventivamente e se com 10mil km a mais estourar ou der ruidos .vc vai perder a mao de obra gasta anteriormente . E o segundo gasto se torna maior que o primeiro. Revisoes preventivas sao mais para prevenir do que para remediar os problemas.
Por favor cara , estude mecânica.antes de falar toda essa merda ai. Trabalho com carro a 15 anos na Renault e se não trocar rolamento o mesmo pode trancar não adianta economizar 100 pila e gastar 4 mil num cabeçote. Tira isso do ar . Por favor
Por favor acabei de trocar a correia dentada rolamentos ok mas o mecânico trocou a correia do alternador e mais uma falando que era normal trocar e ainda mexeu na bomba d’água falando que está com problema com ruído falei que não e peguei o caro agora está com um barulho estranho como vou saber se ele não estragou a bomba d’água? Só porque não quis trocar
Deixa eu entender: já que o rolamento do Ford dura 250mil km, os demais também duram. Ok, seguindo essa lógica, os rolamentos de cubos de rodas, alternador, motor de partida, ventilador etc tambem não precisam trocar antes dos 250mil km.
Deixa eu te explicar: para cada projeto de carro/motor é definida a vida útil esperada e as peças a serem utilizadas são dimensionadas/escolhidas para terem a mesma duração, aproximadamente.
Quanto a sua logica: não é porque o rolamento de determinado motor tem uma duração que os demais terão a mesma. Não faria sentido algum escolher o rolamento que suporta 60.000 km nos demais carros para o tensor de correia do Ford de 250.000km.
A mesma lógica poderia ser utilizada e dizer que o rolamento dos demais carros só suportam 60.000km então tem que trocar o tensor de correia do Ford a cada 60.000km, mas não é necessário trocar a correia.
Não estou questionando a necessidade ou não da troca, mas a lógica utilizada para justificar é completamente equivocada.
Ah não precisa trocar o rolamento , então tu vai garantir meu serviço de troca de correias de hoje em diante.
Picareta é você !
Esse senhor pelo jeito nunca vivenciou o dia a dia de uma oficina mecânica, se peças novas de qualidade podem dar defeito tanto é que tem garantia, agora o mecânico tem garantir seu serviço nesse caso com um rolamento com cinquenta mil quilometro .Me ajuda ai.
Esse senhor pelo jeito nunca vivenciou o dia dia de oficina mecânica ,se peças novas de qualidade podem dar defeito tanto é que por isso tem garantia,agora o mecânico tem que garantir nesse caso um rolamento com cinquenta mil quilometro ou mais!
Me ajuda aí né.
Pois é, é cada argumento furado de dar dó, a correia dura 250 mil km pq é banhada a óleo, por acaso os tensionadores tb não o são????Aí quer comparar com os que trabalham externamente e passar para o profissional qto tempo o tensor vai durar entre trocas, senilidade é um problema…
Em relação ao Siena . Deve-se trocar a correia dentada por idade prazo máximo 5 anos ou 50 mil o que acontecer primeiro, estando apenas com 21 mil sua troca não se faz nessesaria , muito pouco provável que nessesite de substituição, minha opinião a respeito da troca conjunta de rolamento e correia , isso garante o serviço ea tranquilidade do cliente pois caso aja algo após a troca somente da correia com dois ou 3 mil rodado o mecânico não se responsabiliza. Tem também a questão de compra de peças fora da oficinas isso também pode acarretar problemas . Você paga mais caro na oficina por peças porém tem a garantia das peças e da mão de obra ! Caso compre fora a peça quaisquer tipo de problema é responsabilidade do cliente pagar outra não de obra para efetuar a troca . Isso justifica as peças serem um pouco mais caras . Espero ter ajudado aqui .
Oi boa tarde! Eu respeito muito a sua opnião, mas quando eu mando substitui a correia dentada substituo tambem o tensor. Abraço.
Me tira uma duvida por favor sempre que troco a correia troco o tensor pois rodo muito em estrada de terra esta correto.
Boa noite! Me tira uma duvida por favor.
Tenho um Siena 12/13 1.0 tirado no final de 2012, ele esta hoje com 21 mil km. Pergunto o seguinte, a troca da correia e feita com 50 mil ou 5 anos, no meu caso já tenho que trocar ( pela idade ), consecionaria disse que sim e o mecanico onde levo o meu carro disse que não, ” e para esperar os 50 mil mesmo”, e ai o que faço?
Bom dia Boris! Respeito muito sua coluna e admiro seu trabalho mas, tenho que discordar da sua opinião.
Certa vez um amigo havia realizado a troca da correia dentada do motor da sua fiat Elba com motor 1.6 Argentino, na mesma semana ele começou a ouvir um barulho estranho e resolveu levar o carro de volta ao mecânico, saiu da garagem e não andou 500 metros, o motor parou. Conclusão, a correia estava intacta pois,era nova e o tal esticador,que não havia sido substituido, travou, o motor saiu do ponto as valvulas entortaram,etc e isso causou um prejuízo de quase cinco mil reais na época. Por isso acho muito melhor substituir o esticador, que é relativamente barato, do que ter a probabilidade de amargar um prejuízo muito maior se a peça já estiver com fatiga. Grande abraço!!!
Oi, Márcio: se o rolamento estourou poucos quilômetros depois da troca da correia, a culpa é do mecânico que tem a obrigação de verificar seu estado. Se o rolamento está chiando ou tem folga, é claro que ele deve ser substituído!