Troca de óleo antes dos 4.000 km: está certo ou é picaretagem?

Vale lembrar que o óleo tem aditivos para o motor do carro, e é importante ficar atento ao prazo correto para sua troca

Por Boris Feldman20/01/20 às 08h30

Leitor do nosso AutoPapo está suspeitando ser vítima de uma picaretagem da concessionária. Ele alega rodar muito pouco, cerca de 250 a 300 quilômetros apenas por mês, e chegou a hora de fazer a revisão de um ano do carro zero que ele comprou em 2019.

O que o deixou cismado foi que na hora de apresentar o orçamento desta revisão. A oficina da concessionária incluiu uma troca de óleo do motor.

E ele alega que estão querendo sacaneá-lo, pois o carro ainda não tem  4.000 km  no odômetro.

Troca de óleo do motor: saiba tudo sobre esse procedimento

E a resposta é: não se trata de picaretagem, pois troca de óleo do motor não depende só da quilometragem rodada, mas também do tempo de uso. Pois o óleo tem aditivos que expiram, perdem a validade depois de 12 meses.

nivel oleo motor conferir trocar shutterstock troca de óleo
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Leandro 21 de janeiro de 2020

    Além desses 12 meses tem que levar em conta tb o tipo de uso do carro no dia a dia.. Pra uso severo (vide manual) a validade em km e meses cai pela metade…

Avatar
Deixe um comentário