Troca de óleo com 3 mil quilômetros rodados?
Leitor disse que a concessionária recomendou trocar o óleo na revisão de 12 meses, mesmo não tendo atingido cinco mil quilômetros
Leitor disse que a concessionária recomendou trocar o óleo na revisão de 12 meses, mesmo não tendo atingido cinco mil quilômetros
Um dos itens mais importantes na manutenção do carro é também um que desperta mais controvérsias: óleo do motor. São tantas marcas, tipos e características que o motorista, às vezes, acaba confuso, sem saber qual usar. E ainda tem outra discussão: com que frequência deve ser substituído?
Como regra geral, o melhor óleo do mundo é aquele que já estava no cárter, principalmente se for o recomendado pela fábrica. Se não for possível usar o indicado no manual, compre outro que tenha mesmas características de viscosidade (SAE) e aditivação (API).
Outra dúvida é a da frequência da troca. Um leitor da coluna disse que levou seu carro para a revisão dos doze meses e que, apesar de ter rodado apenas 3 mil quilômetros, a oficina da concessionária insistiu na troca do óleo do motor. Ele pergunta se, com essa baixíssima quilometragem, vai ter que pagar pelo óleo e filtro. Não seria “empurroterapia”?
Não, não é pi-ca-re-ta-gem. A troca de óleo do motor deve ser feita por quilometragem e também por prazo. Mesmo que o carro tenha rodado apenas 3 mil quilômetros, o prazo de doze meses está vencido, o que exige sua substituição. Isto porque o óleo é como remédio, expira. Ele tem aditivos com prazo de validade, o que explica a troca com doze meses.
Além disso, existe também uma outra recomendação, a de observar se o carro não roda sob condições severas. É o caso de quem sai de manhã para trabalhar, anda alguns poucos quilômetros, deixa o carro parado o dia inteiro e só vai usá-lo novamente à noite, ao voltar para casa. A história do leitor deve se enquadrar nestas condições, pela baixa quilometragem em doze meses. Neste caso, a indicação para troca do óleo é na metade da quilometragem sugerida no manual.
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Boris já ouvi falar de Golf TSI 1.0 com 3.000km perdeu 1,5L de óleo. E com Problema de SUPER aquecimento, o arrefecimento dele não dá conta do Turbo Compressor.
Inclusive deixei de comprar um por esses comentários e um relato de um colega q teve um e resolveu vender p própria concessionária q comprou. Os concessionários dizem q não pode confiar este é o Motor do UP TSI Melhorado não dá problema, inclusive chefe de oficinas VW, difícil confiar por querem vender… Aí fiquei c a opinião do colega q teve um e este problema… Ele diz q uma vez chegou na concessionária e o carro tava até c o cabeçote desmontado… Qd viu resolveu deixar lá mesmo e comprou outro carro diferente. Pode me ajudar Boris?