Troca de óleo com 3 mil quilômetros rodados?

Leitor disse que a concessionária recomendou trocar o óleo na revisão de 12 meses, mesmo não tendo atingido cinco mil quilômetros

shutterstock 740139553
Por Boris Feldman
Publicado em 07/07/2018 às 09h00

Um dos itens mais importantes na manutenção do carro é também um que desperta mais controvérsias: óleo do motor. São tantas marcas, tipos e características que o motorista, às vezes, acaba confuso, sem saber qual usar. E ainda tem outra discussão: com que frequência deve ser substituído?

troca de oleo motor carro lubrificante Troca de óleo com 3 mil quilômetros rodados?

Como regra geral, o melhor óleo do mundo é aquele que já estava no cárter, principalmente se for o recomendado pela fábrica. Se não for possível usar o indicado no manual, compre outro que tenha mesmas características de viscosidade (SAE) e aditivação (API).

Outra dúvida é a da frequência da troca. Um leitor da coluna disse que levou seu carro para a revisão dos doze meses e que, apesar de ter rodado apenas 3 mil quilômetros, a oficina da concessionária insistiu na troca do óleo do motor. Ele pergunta se, com essa baixíssima quilometragem, vai ter que pagar pelo óleo e filtro. Não seria “empurroterapia”?

Não, não é pi-ca-re-ta-gem. A troca de óleo do motor deve ser feita por quilometragem e também por prazo. Mesmo que o carro tenha rodado apenas 3 mil quilômetros, o prazo de doze meses está vencido, o que exige sua substituição. Isto porque o óleo é como remédio, expira. Ele tem aditivos com prazo de validade, o que explica a troca com doze meses.

Além disso, existe também uma outra recomendação, a de observar se o carro não roda sob condições severas. É o caso de quem sai de manhã para trabalhar, anda alguns poucos quilômetros, deixa o carro parado o dia inteiro e só vai usá-lo novamente à noite, ao voltar para casa. A história do leitor deve se enquadrar nestas condições, pela baixa quilometragem em doze meses. Neste caso, a indicação para troca do óleo é na metade da quilometragem sugerida no manual.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
André 22 de julho de 2018

Boris já ouvi falar de Golf TSI 1.0 com 3.000km perdeu 1,5L de óleo. E com Problema de SUPER aquecimento, o arrefecimento dele não dá conta do Turbo Compressor.
Inclusive deixei de comprar um por esses comentários e um relato de um colega q teve um e resolveu vender p própria concessionária q comprou. Os concessionários dizem q não pode confiar este é o Motor do UP TSI Melhorado não dá problema, inclusive chefe de oficinas VW, difícil confiar por querem vender… Aí fiquei c a opinião do colega q teve um e este problema… Ele diz q uma vez chegou na concessionária e o carro tava até c o cabeçote desmontado… Qd viu resolveu deixar lá mesmo e comprou outro carro diferente. Pode me ajudar Boris?

Avatar
Deixe um comentário