Troca de óleo com 3 mil quilômetros rodados?

Leitor disse que a concessionária recomendou trocar o óleo na revisão de 12 meses, mesmo não tendo atingido cinco mil quilômetros

Por Boris Feldman07/07/18 às 09h00

Um dos itens mais importantes na manutenção do carro é também um que desperta mais controvérsias: óleo do motor. São tantas marcas, tipos e características que o motorista, às vezes, acaba confuso, sem saber qual usar. E ainda tem outra discussão: com que frequência deve ser substituído?

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Como regra geral, o melhor óleo do mundo é aquele que já estava no cárter, principalmente se for o recomendado pela fábrica. Se não for possível usar o indicado no manual, compre outro que tenha mesmas características de viscosidade (SAE) e aditivação (API).

Outra dúvida é a da frequência da troca. Um leitor da coluna disse que levou seu carro para a revisão dos doze meses e que, apesar de ter rodado apenas 3 mil quilômetros, a oficina da concessionária insistiu na troca do óleo do motor. Ele pergunta se, com essa baixíssima quilometragem, vai ter que pagar pelo óleo e filtro. Não seria “empurroterapia”?

Não, não é pi-ca-re-ta-gem. A troca de óleo do motor deve ser feita por quilometragem e também por prazo. Mesmo que o carro tenha rodado apenas 3 mil quilômetros, o prazo de doze meses está vencido, o que exige sua substituição. Isto porque o óleo é como remédio, expira. Ele tem aditivos com prazo de validade, o que explica a troca com doze meses.

Além disso, existe também uma outra recomendação, a de observar se o carro não roda sob condições severas. É o caso de quem sai de manhã para trabalhar, anda alguns poucos quilômetros, deixa o carro parado o dia inteiro e só vai usá-lo novamente à noite, ao voltar para casa. A história do leitor deve se enquadrar nestas condições, pela baixa quilometragem em doze meses. Neste caso, a indicação para troca do óleo é na metade da quilometragem sugerida no manual.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
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    Rodolfo 7 de julho de 2018

    Caro Boris, boa tarde!
    …. Excelente artigo o de hoje! Parabéns!
    …. Como você sabe eu estou fazendo manutenção preventiva através de análise de óleo do motor do meu carro conforme mostro no vídeo do link abaixo, onde o óleo ainda está bom mesmo após 5.600 km e 11 meses de uso, apesar dos pesares… pois infelizmente por ironia do destino abasteci no meu poto de “confiança” que eu era fiel a 6 anos (Shell) gasolina aditivada batizada que atacou severamente o óleo nas seguintes propriedades do mesmo: viscosidade caiu 2%, ponto de fulgor caiu, índice TBN caiu (reserva de combate a acidez/corrosão do óleo).
    https://www.youtube.com/watch?v=uDkRuhE7lds
    …. Eu achava que meu uso era normal, como disse no vídeo citado acima, mas na realidade meu uso era severo… pois a cada 15 dias fazia trajeto curto abaixo de 10 km ou 20 minutos, e o óleo perdeu muita viscosidade. Então corrigi o problema sempre deixando o carro funcionar por no mínimo 20 minutos e a viscosidade se manteu praticamente constante após 1000 km de uma análise para outra. Veja como trajetos curtos é um verdadeiro veneno para o óleo e para o motor.
    …. Assim veja que nos manuais dos carros devia ser devidamente expressado o seguinte, salvo melhor juízo:
    “Caso se obsserve que o carro foi abastecido com etanol ou gasolina batizado por solventes se deve abreviar a troca de óleo para menos de 1/3 do uso normal, ou seja, se para uso normal são 10.000 km, então usando combustível batizado seria apenas 3.333 km no máximo, salvo melhor juízo.
    …. Um forte abraço,

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    André 22 de julho de 2018

    Boris já ouvi falar de Golf TSI 1.0 com 3.000km perdeu 1,5L de óleo. E com Problema de SUPER aquecimento, o arrefecimento dele não dá conta do Turbo Compressor.
    Inclusive deixei de comprar um por esses comentários e um relato de um colega q teve um e resolveu vender p própria concessionária q comprou. Os concessionários dizem q não pode confiar este é o Motor do UP TSI Melhorado não dá problema, inclusive chefe de oficinas VW, difícil confiar por querem vender… Aí fiquei c a opinião do colega q teve um e este problema… Ele diz q uma vez chegou na concessionária e o carro tava até c o cabeçote desmontado… Qd viu resolveu deixar lá mesmo e comprou outro carro diferente. Pode me ajudar Boris?

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