Trocou motor a gasolina por flex… E começou a bater pino!

Ouvinte trocou o motor a gasolina por um flex, mas isso está causando problemas para ele. O Boris explica o motivo e como resolver

Por BORIS FELDMAN20/10/18 às 19h30

Após trocar o motor a gasolina por um flex, o proprietário de uma automóvel teve problemas com a batida de pino. Você sabe por quê?

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo diz ter um carro com motor a gasolina e que esse motor apresentou alguns problemas. Como não achou outro semelhante para substituir, ele comprou um motor flex por recomendação do seu mecânico. Ele disse que o motor está funcionando, porém em geral, tá batendo pino e por quê isso? Ora, se o seu carro era a gasolina, então ele não tinha central eletrônica pra ajustar para o álcool ou para a gasolina.

Agora que você colocou o motor flex, você vai ter necessariamente que usar o etanol, para evitar essa batida de pino. Pois o motor flex tem taxa de compressão maior que o motor a gasolina. Outra possibilidade, caso você queira continuar abastecendo com gasolina, é utilizar a Podium, da Petrobras, ou a Octapro, da Ipiranga. Pois elas têm maior octanagem, mas custam bem mais.

Trocar o motor

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Alfeu 20 de outubro de 2018

    Quanta asneira! Usar gasolina de alta octanagem para não bater pino em carro Flex??
    Na boa, mais pesquisa, consulta algum especialista pra não falar besteira l.

Deixe um comentário