Trocou motor a gasolina por flex… E começou a bater pino!

Ouvinte trocou o motor a gasolina por um flex, mas isso está causando problemas para ele. O Boris explica o motivo e como resolver

Motor 1.5 3C 2
Por Boris Feldman
Publicado em 20/10/2018 às 19h30

Após trocar o motor a gasolina por um flex, o proprietário de uma automóvel teve problemas com a batida de pino. Você sabe por quê?

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo diz ter um carro com motor a gasolina e que esse motor apresentou alguns problemas. Como não achou outro semelhante para substituir, ele comprou um motor flex por recomendação do seu mecânico. Ele disse que o motor está funcionando, porém em geral, tá batendo pino e por quê isso? Ora, se o seu carro era a gasolina, então ele não tinha central eletrônica pra ajustar para o álcool ou para a gasolina.

Agora que você colocou o motor flex, você vai ter necessariamente que usar o etanol, para evitar essa batida de pino. Pois o motor flex tem taxa de compressão maior que o motor a gasolina. Outra possibilidade, caso você queira continuar abastecendo com gasolina, é utilizar a Podium, da Petrobras, ou a Octapro, da Ipiranga. Pois elas têm maior octanagem, mas custam bem mais.

Trocar o motor
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eliel Melo 12 de dezembro de 2022

Olá.
Estou com o mesmo probema , tenho um honda Fit. 1.5 gasolina automatico . Preciso trocar o motor , pois o mesmo não tem mais como retiticar . Superfice do bloco baixa .
Pensei em substituir para um motor de um honda Fit flex com o cambio .

Porém não sei se teria como fazer , e quem poderia fazer .

Se alguém puder me ajudar , fico grato .

Avatar
wellyngton 17 de setembro de 2019

esta correto, o motor flex tem pistão reto ou seja taxado, diferente do modelo a gasolina, se o cara colocou o motor flex em um carro com modulo a gasolina é obvio que tem que rodar no etanol ou trocar o modulo para um modulo flex

Avatar
Luis Santos 10 de maio de 2019

Besteira disse você.

Avatar
Alfeu 20 de outubro de 2018

Quanta asneira! Usar gasolina de alta octanagem para não bater pino em carro Flex??
Na boa, mais pesquisa, consulta algum especialista pra não falar besteira l.

Avatar
ze carlos 11 de maio de 2021

Alfeu vc falou asneira mesmo : se o motor for muito taxado ele colocar combustível de alta octanagem ele não bate pino ; um exemplo quando saiu o chevette GP1 E O GP2 ELE SO ANDAVA COM GASOLINA AZUL se vc colocasse a amarela ele batia pino em demasia e detalhe a fabrica aconselhava somente a azul por este motivo mais um detalhe estamos falando de colocar um motor flex.

no veiculo que só e gasolina

Avatar
Eliel Melo 12 de dezembro de 2022

Olá.
Estou com o mesmo probema , tenho um honda Fit. 1.5 gasolina automatico . Preciso trocar o motor , pois o mesmo não tem mais como retiticar . Superfice do bloco baixa .
Pensei em substituir para um motor de um honda Fit flex com o cambio .

Porém não sei se teria como fazer , e quem poderia fazer .

Se alguém puder me ajudar , fico grato .

Avatar
Deixe um comentário