Trocar o óleo do motor aos 5 mil ou 10 mil km? A cada 6 ou 12 meses?
Muitos motoristas ainda ficam na dúvida sobre o prazo para a troca do óleo do motor do carro, mas isso depende das condições de uso do veículo
Muitos motoristas ainda ficam na dúvida sobre o prazo para a troca do óleo do motor do carro, mas isso depende das condições de uso do veículo
A troca do óleo do motor deve ser feita aos cinco mil quilômetros ou aos 10 mil quilômetros?
Depende: se você roda num trânsito urbano congestionado, no para e anda, a troca tem que ser feita aos cinco mil quilômetros. Ou se você roda um pouquinho de manhã até o escritório e mais um pouquinho de noite, de volta para casa, a troca é também aos cinco mil quilômetros, pois essas são consideradas condições severas.
Porém, se você roda sempre em trechos livres – marginais ou estradas – o óleo pode ser trocado aos 10 mil quilômetros. E a outra dúvida: trocá-lo aos seis meses ou aos 12 meses? Todos os óleos em motores mais modernos permitem sua troca aos 12 meses, independentemente da quilometragem rodada. Isso, graças ao extraordinário avanço tecnológico dos aditivos utilizados, hoje, na composição do óleo do motor.
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Oi Boris, Gostaria que você se informasse em relação às diferenças dos carros europeus e os carros brasileiros em questão de qualidade de material. Moro na França e tenho um carro da Renault, quando eu fui fazer as revisões tive uma surpresa porque eu queria fazer a troca do óleo aos 10.000 Km mas a concessionária riu da minha cara e me disse que se fazia a troca com 25 mil a 30 mil km, então fui me informar com outras pessoas e mecânicos pois não pude acreditar e todos confirmaram que se faz a troca do óleo entre 25 a 30 mil km. Mesmo assim com peso na consciência fiz a troca aos 20.000 km(pq eu coloco etanol no carro), a mesma coisa se passa para outras peças dos carros. Então gostaria de saber porquê da diferença entre o Brasil e a Europa.
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Gostaria que você se informasse em relação às diferenças dos carros europeus e os carros brasileiros em questão de qualidade de material. Moro na França e tenho um carro da Renault, quando eu fui fazer as revisões tive uma surpresa porque eu queria fazer a troca do óleo aos 10.000 Km mas a concessionária riu da minha cara e me disse que se fazia a troca com 25 mil a 30 mil km, então fui me informar com outras pessoas e mecânicos pois não pude acreditar e todos confirmaram que se faz a troca do óleo entre 25 a 30 mil km. Mesmo assim com peso na consciência fiz a troca aos 20.000 km, a mesma coisa se passa para outras peças dos carros. Então gostaria de saber porquê da diferença entre o Brasil e a Europa.
Esses agentes do óleo somem com o tempo de uso no motor,porém eu uso o carro muito pouco mesmo parado perde essas propriedades e por que a validade é de 5 anos então.
amigo a validade de 5 anos é na embalagem lacrada, ao colocar no motor o oleo está exposto então com certeza dura menos, trocar 1x por ano se anda pouco é o ideal mesmo…
tenho uma mini frota de 40 carros, eu uso que aprendi na vivencia e na rua entre um oleo 15w40 sintetico para carro e um 15w40 mineral para caminhão vou no de caminhão por ter mais aditivos limpante e que reduzem o desgastes, na minha frota uso o petronas urania 10w40 sintetico para caminhão por ser muito mais barato que comprar por litro e muito superior a outras marcas para carro, a troca no manual dos carros é a cada 10mil km só que eu só troco com 15mil mil km tem carro que já está completanto 150 mil km e nunca precisei fazer nada de motor
Bom dia!
Certa vez ganhei a assinatura da revista zero quilômetro, em 1995. Nela, havia uma pesquisa com óleos lubrificantes. Em NY, o trabalho foi realizado com taxistas. O resultado: não se verificou, há época, nenhuma diferença significativa entre o óleo sintético e o não sintético que justificasse a diferença de preço. A segunda, não ficou comprovado a maior eficiência benéfica para o motor se as trocas fossem executadas com menos de 10.000 km. Mas, obedeço aos manuais e acredito que trocas antecipadas sejam sim benéficas, ainda que imperceptíveis…mas…lá na frente….
No mercado americano, realmente são avessos a usar base sintética. Isso para carros comuns, sem turbos e nacionais. V6 e v8. Eu também tenho minhas dúvidas, mas sigo o manual do carro.
a principal diferença é a qualidade do combustivel por lá, por isso consegue extender bem a troca
Bom dia!
Certa vez ganhei a assinatura da revista zero quilômetro, em 1995. Nela, havia uma pesquisa com óleos lubrificantes. Em NY, o trabalho foi realizado com taxistas. O resultado: não se verificou, há época, nenhuma diferença significativa entre o óleo sintético e o não sintético que justificasse a diferença de preço. A segunda, não ficou comprovado a maior eficiência benéfica para o motor se as trocas fossem executadas com menos de 10.000 km.
óbvio que a durabilidade do óleo depende das condições de uso por isto sempre troquei o óleo muito antes do prazo,inclusive no manual fala isto porém na CCS BOTOLLI em Erechim não me permitiram trocar óleo antes de um ano mesmo pagando sob risco de perder a garantia! ou seja a VW ASSUME QQER RISCO DE DANO AO SISTEMA!
RAV Híbrido tem que trocar o óleo com 5.00000km? Está com 10 meses.
Hoje os carros estão muito Nutella, antigamente vagabundo nem trocava óleo, só completava e os motores duravam 500.000km sem dar xabu.
Dependendo do veiculo dava nem 5k e o volume de óleo que completou no período já era 100% do correspondente a capacidade total. Hoje os veículos já trabalham com perda de quase 0% do óleo, diminuindo a necessidade de completar, logo se tornou necessário a substituição.
Comprei um motor parcial 1.4 o mecânico disse que tenho que trocar o óleo com mil quilômetros o que fazer?
Procure outro mecânico.
É só a primeira troca, já que é um motor “novo”.
A primeira troca de uma motor que não foi usado ou que sofreu retífica deve ser trocado com 1000 km mesmo. É que o pistão raspa as marcas de brunimento do cilindro para que os anéis assentem, e todas as partes móveis seguem um procedimento parecido, assim enche o cárter de limalhas e resíduos. Algumas marcas mais cuidadosas fazem isso, outras não. Já tive 2 motos BMW e no manual fala exatamente isso, inclusive o óleo inicial tem que ser Mineral, já que os sintéticos escorregam mais e impedem a vedação inicial retardando o que comumente é chamado de “amaciamento”. Então a primeira troca é com 1000 km ou menos e as posteriores podem ser feitas nos prazos normais a depender do óleo.
tem muita gente ficando neurotico com a saida da ford. os carros são bons o que vou fazer e recomendar e nunca mais comprar carro da ford. e um desrespeito com os compradores da marca. comprei um e ja quero me livrar dele não pelo carro, mas pela imcompetencia da ford com o povo brasileiro. ABAIXO FORD E NÃO VOLTE MAIS AO BRASIL.
Sigo o manual. E não há especificão quanto ao “uso severo”.
Nosso combustível é batizado a rodo no Brasil, já na Argentina não sei, mas lá dizem que a gasolina é pura.
Gasolina tem 10% de etanol, na Argentina.
Eu jamais deixaria um carro meu com o mesmo óleo por 15 mil km ou mais de um ano. A receita para um motor funcionar muitos milhares de km é simples: óleo recomendado, filtros e combustível de boa qualidade.
Eu tenho um argo 18/18 1.3 com 8.500 km e um ano de uso, fui a consecuonaria fazer a primeira troca chegando lá falaram q a primeira troca e feita por km não por tempo e q eu poderia rodar até os 10 mil km tranquilo independente do tempo .será pq ? Será q isso é certo?
Dizem isso porque quando der problema estará fora da garantia e o problema não será deles…
Eu tenho um argo 18/18 1.3 com 8.500 km e um ano de uso, fui a consecuonaria fazer a primeira troca chegando lá falaram q a primeira troca e feita por km não por tempo e q eu poderia rodar até os 10 mil km tranquilo independente do tempo .será pq ?
A VW do Brasil recomenda a troca do óleo do motor aos 10.000km, sendo que para o mesmo carro exportado para a Argentina a recomendação é de trocar aos 15.000km.
Qual o motivo?
Bom dia,
Devido a temperatura climática do país ser muito inferior a do Brasil!
Abraços
Combustível lixo
Lá não tem quase 30% de álcool na gasolina