Motor de carro pode durar até quantos milhares de quilômetros?

Não é possível afirmar ao certo, mas a duração de um motor pode variar do tipo de motorista, estradas e manutenção...

Por Boris Feldman23/07/19 às 06h15

Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel.

Depende de como foi sua manutenção, a frequência de troca do óleo, se o motorista não abusou no pedal do acelerador, se não rodou em estradas de terra ou poeirentas, da qualidade do combustível e se ele se lembrou de trocar os filtros de óleo e de ar nos prazos previstos no manual.

Mas é claro que não depende só do motorista, mas também da qualidade do projeto e dos materiais aplicados na construção desse motor. Tá bom, vamos descer do muro e dar uma média de quilometragem de um motor a gasolina ou álcool: de 200 a 250 mil quilômetros.

motor firefly 1.3 4 cilindros
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Geraldo Gomes 24 de julho de 2019

    Tenho um Palio Fire ano 2009/2010 e está com exatos 451000 km rodados até agora o motor só foi aberto para trocar bronzinas e o retentor do volante
    Todas as manutenções são feitas em dia
    Troca de óleo ,filtros ,Coreias e e claro sempre abasteço combustível de confiança

  • Avatar
    Rodolfo 23 de julho de 2019

    Tenho um Gol 1.8AP ano 1990 a gasolina e hoje ele está com 241.000 km, a única coisa que fiz foi trocar as bronzinas. Estou com esse carro na família desde 1997. O segredo: não correr com o carro e trocar o óleo a cada 6 meses ou 3000 km, o que ocorrer 1º, e usar gasolina de qualidade. Vale lembrar o recordista de quilometragem com o mesmo carro Irv Gordon… 4 milhões de km, mas o motor foi reformado.

Avatar
Deixe um comentário