Por que a Ford não usa airbags nos Troller?

Ford aproveita brecha na lei e não protege os ocupantes de seus jipes

Por Boris Feldman28/03/18 às 06h48

Desde 2014 os airbags são obrigatórios no Brasil. No entanto, a Ford aproveitou uma brecha na lei para deixar os seus jipes Troller sem o dispositivo de segurança. Boris comenta a decisão perigosa da fabricante.

[TRANSCRIÇÃO]

A toda poderosa Ford comprou a minúscula fábrica de jipes Troller no Ceará para se beneficiar dos seus incentivos fiscais também na fábrica de Camaçari, na Bahia.

A Ford começou, no mês passado, a entregar 50 jipes que vendeu ao governo do estado do Ceará para equipar seus departamentos de fiscalização. O Troller é hoje um utilitário esportivo de luxo, com um motorzão de 200 cavalos e custa 130 mil reais.

Desde 2014 os airbags são obrigatórios no Brasil. No entanto, a Ford aproveitou uma brecha na lei para deixar os seus jipes Troller sem o dispositivo de segurança. Boris comenta a decisão perigosa da fabricante.
Foto Divulgação | Ford

O que os policiais cearenses que vão dirigir o Troller não sabem é o risco que estão correndo, pois o jipe não tem air bags. A lei que os tornou obrigatórios no Brasil abre uma exceção para os veículos fora de estrada, pois o air bag pode se abrir involuntariamente no caso de um solavanco na trilha.

Todos os concorrentes do Troller são dotados de air bags. Em alguns, há possibilidade de desligá-lo quando entra na trilha. A Ford preferiu não investir em air bags e aproveitar a brecha da lei, colocando em risco os ocupantes do seu jipe no caso de um acidente.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    LEONARDO 2 de novembro de 2019

    Entao é um assunto serissimo,ja tive alguns trollers nao comprei maia novo exatamente por esse motivo,um carro de 120 mil nao possuir um minimo de segurança e serio,e outro coisa nao uso so em trilhas e sim na cidade e BRS.De modo q a ford tem q se preocupar sim.

  • Avatar
    Lucas 16 de maio de 2019

    Obvio que troller nao tem air bag. Nem precisa. Tem trilha é um dos melhores jipes, o entre eijo curto é exelente. E em trilhas é normal bater forte em arvores, derrapar na lama e bater em outros carros, barrancos e etc…
    Intao nao precisa mesmo. Troller é jipe com ar condicionado.
    Quem critica nao sabe como realmente é.
    Fle vlw

  • Avatar
    Antonio Firmino 20 de abril de 2019

    Tenho um e faço uso correto do veiculo, agora não adianta eu ter um veiculo com air bag ou sem airbag e não respeitar a normas de transito, é o que mais se houve as pessoas falando e praticando o excesso nas estradas ” meto o pe mesmo na estrada meu carro tem air bag ” é preciso saber que a segurança eu faço parte dela. O fabricante tem suas responsabilidades e eu não ? será que é unica peça fundamental de um veiculo para se questionar quando se fala em segurança veicular ?

  • Avatar
    Rodrigo Costa 9 de fevereiro de 2019

    Reportagem muito superficial pois não explica o verdadeiro motivo para o carro não ter o acessório. O fato é que o Troller é todo feito de fibra de vidro e chassis projetado sem nenhuma zona de deformação. Estes pontos do projeto é que inviabilizam o uso do Air-bag, pois a fibra de vidro não deforma como o aço.
    Seria necessário alterar todo o projeto, e também a toda a fabrica criando praticamente um novo carro para poder instalar o Air-Bag, e tudo isso em um carro de nicho que vende poucas unidades por mês. Qual seria o preço do carro para absorver todo esse custo? Quem compra o carro para fazer trilhas está disposto a arcar com esses custos?
    A própria Volks chegou a conclusão que era mais barato tirar a kombi de produção do que fazer toda essa adaptação, e olha que a kombi ainda vendia muito, imagina o troller….

    • Avatar
      Alexandre Valentim 13 de maio de 2019

      Então que venda o veículo sem a possibilidade de ser emplacado para que seja usado apenas em trilhas particulares.
      Ou faça igual a Kombi, saia de linha

  • Avatar
    Julio 28 de agosto de 2018

    Absolutamente RIDICuLo nao colocar airbags no troller

  • Avatar
    Leonardo 18 de agosto de 2018

    SÓ NO BRASIL PARA ISSO ACONTECER,PAGAR UMA FORTUNA NUM CARRO SEM UM MÍNIMO DE SEGURANÇA,POR ISSO A TROLLER NAO ENTROU NO MERCADO EUROPEU E AMARICANO.SEM NOÇÃO

  • Avatar
    Leonardo 18 de agosto de 2018

    SÓ NO BRASIL PARA ISSO ACONTECER,PAGAR UMA FORTUNA NUM CARRO SEM UM MÍNIMO DE SEGURANÇA,POR ISSO A TROLLER NAO ENTROU NO MERCADO EUROPEU E AMARICANO.

  • Avatar
    Alessandro Zanini 18 de julho de 2018

    Escuto o podcast do Boris Feldmam 2x por dia repetido mesmo, sinto como se fosse meu tio . Show de bola

  • Avatar
    MISSIAS ALVES ALVES DE FREITAS 31 de maio de 2018

    Uma vergonha total, se fosse nos EUA ou Europa teria airbag, mas no Brasil a Lei é fraca para favorecer as montadoras e os consumidores são poucos esclarecidos e não se importam com segurança!

  • Avatar
    José Antonio 13 de maio de 2018

    A ford apenas demonstra o pouco respeito à vida e integridade dos Brasileiros, se aproveitando de um relaxo de lei porca !
    Se tomassem uma atitude dessas em outro continente, seriam execrados e relegados ao abandono da marca. Aliás merecido !
    A Mitsubishi é pioneira e multicampeã em rally e seus off-roads todos são providos de air bags., E não me lembro de haver lido qualquer menção de acidentes em provas ou uso fora de estrada .

  • Avatar
    Ailton Severo 4 de abril de 2018

    Acho totalmente válido investimentos em segurança. Agora se a lei exclui esses veículos da obrigatoriedade do Air bag, é porque tem um motivo e quem faz trilhas sabe.
    Mas minha preocupação vai além de equipamentos de segurança. Enquanto não houver educação e obediência às leis de trânsito, vamos substituir por itens de segurança? Futuramente estaremos todos dirigindo tanques blindados pelas ruas.

  • Avatar
    Luiz Alberto Neves 28 de março de 2018

    A Ford se aproveita de um país sem leis e consumidores otarios.

Avatar
Deixe um comentário