Pneu gasto: TWI indica exatamente quando trocar
Dá para saber se o sulco do pneu do seu automóvel está dentro dos padrões mínimos de segurança, usando um palito de fósforo ou uma moeda
Dá para saber se o sulco do pneu do seu automóvel está dentro dos padrões mínimos de segurança, usando um palito de fósforo ou uma moeda
Quando saber se o pneu gasto está na hora de trocar? É muito importante verificar as condições do TWI do pneu. Se o sulco mínimo do pneu estiver menor que 1,6 mm, você ficará mais vulnerável a sofrer um acidente.
[TRANSCRIÇÃO]
Desnecessário insistir na importância do dono do automóvel verificar os sulcos dos pneus, pelos óbvios perigos de se rodar com eles carecas, principalmente na chuva. E como saber se a banda de rodagem ainda está na espessura mínima de segurança? Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo.
Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro. Mas, como descobrir isso? Com a régua? Não, têm duas maneiras mais práticas:a primeira é que esse 1,6 milímetro corresponde exatamente a cabecinha de pólvora do pau de fósforo, bota ele lá e confere. Você pode não ter um fósforo, mas tem uma moedinha de um real, não é mesmo? Saiba, então que aquele frizinho dourado na beirada da moeda também corresponde ao mesmo 1,6 milímetro.
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Valeu, obrigado pela dica
Eu não entendo no meu pneu não tem twl…será que tá tão velho que sumiu…melhor eu ir no mecanico
Obrigado pelas informações.
Quando da revisão anual do meu veículo , a Concessionária chamou a atenção para o desgaste dos pneus dianteiros usando essa nomenclatura.
Meus pneus novos não tem teu..
o Twi ja é o indicador oficial, nao precisa de.mais.nada
Pessoal, vamos facilitar, nem moeda e nem fósforo, o correto é a marca TWI do pneu, simples assim.
Bom dia aos participantes! Há como especificar as características de um pneus utilizando-se o TWI?
Grato!
Basta usar um paquímetro digital ou analógico, com a ponta do final da régua que mede profundidade das coisas. E tanto o Anderson Afonso da Silva e o F2 R Silva estão corretos. Caso não tenham um paquímetro vejam onde está escrito TWI na borda do pneu, porque em alguns sulcos perpendicularmente em direção ao centro do pneu, existirão alguns ressaltos de borracha dentro deles. Os sulcos não podem estar atingindo estas marcas.
Exatamente o que comentou a escritor da matéria: “aquele frizinho dourado na beirada da moeda também corresponde ao mesmo 1,6 milímetro” não é a parte grande amarela da moeda.
Nem a borda da moeda nem a cabeça do palito de fósforo… ambos têm bem mais do que 1.6 mm. Se é para medir, que tal um instrumento adequado para isso, não é mesmo?
A informação sobre a moeda está errada, a parte amarela tem quase 4 mm e o frisinho tem menos de 1mm, palavra de engenheiro!
TWI significa traduzido: Indicador de desgaste do pneu.
Não tem que medir com objetos, se aquela partezinha que parece uma ponte dentro dos sulcos está nivelado com a banda de rodagem, Já passou da hora de trocar.
Exatamente!Outra informação importante é manter os pneus com a calibragem correta,o descuido leva a um maior desgaste.
Desculpe amigo. Mas seu segundo comentário está desatualizado. Não é isso que o Inmetro diz com respeito ao TWI.
E o que ele diz?
Os caras nem sequer tiveram a curiosidade de medir a moeda e a cabeça do palito de fósforo. Como pode uma matéria ser publicada com erro tão gritante, sem fazer uma averiguação básica, é visível na foto que a faixa da moeda é bem maior que 1,6mm, basta olhar. Hj em dia jornalista transcreve o que mandam pra ele cegamente, sem checar ou questionar nada. São muito ruins.
Segundo o contran são 1,6 milímetros e essa dica da moeda de 1 real não funciona. Só se encaixa nesse caso, se o autor da matéria mediu em POLEGADAS. Muita atenção aí
Olha, a banda de rodagem vai se desgastando onde o T.W.I (Limite máximo de desgaste do pneu) fica nivelado. conforme resolução do Contran e Norma da ABNT.
Beleza pela informações.
EU ENTENDI QUE ELE FALOU O FRISO NÃO A BORDA DOURADA, DEVE SER AQUELE RELEVO NA BORDA DA MOEDA.
gostei da dica
Então. com a moeda não funciona… tem 4 mm…
A dica da moeda ficou confusa… A parte dourada é acima de 3mm e a bordinha no entorno no máximo 1mm.
O friso dourado da moeda de 1 real tem 4 milímetros. Medi ontem. A não ser que seja uma moeda falsa.
Faltou traduzir TWI ( Tread Wear Indicator) ou seja indicador de rodagem do piso.
Faltou traduzir TWI ( Tread Wear Indicator) ou seja indicador de rodagem do piso
Obrigado Paulo, acrescentei a informação no texto.