Validade do pneu: saiba qual é o prazo máximo para rodar com ele

Apesar das controvérsias sobre o prazo de validade dos pneus, há um prazo mínimo para que você possa rodar em segurança com eles

Por Boris Feldman07/08/19 às 21h30

Um assunto controverso é a durabilidade do pneu. Pois, algumas fábricas dizem que ele dura de cinco a seis anos, outras, dizem que os pneus duram até os 10 anos. E existem outras que o garantem durante tantos anos, e estamos conversados.

Apesar dessa falta de informação mais objetiva, tudo leva a crer que: nos primeiros cinco a seis anos, o pneu se mantém com todas as suas características originais, com o necessário atrito em relação ao asfalto. Daí para frente, o composto de borracha vai endurecendo, perdendo a flexibilidade, com aspecto quase brilhante, perdendo o atrito, a aderência no asfalto, comprometendo a estabilidade e o espaço de frenagem.

Mas, ele mantém sua integridade até chegar no entorno de 10 anos, quando começa a aparecer fissuras, trincas na borracha. E aí, além de prejudicar o desempenho, ele ainda pode estourar, romper e provocar, ele mesmo, um acidente.

validade do pneu
Avalie o conteúdo:
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ricardo Pinheiro da Silva 29 de novembro de 2019

    gostaria de saber se voce conseguiu algo concreto em relacao a legislacao para validade dos pneus, uma vez que na internet só se encontra prazo de validade passado por fabricante e nao por orgao publico
    comprei um pneu fabricado em 2011, ou seja, 8 anos de fabricacao, o mesmo apresentou fissura em 2 que justamente sao do mesmo lote 11 de 2011 e eles alegam que nao existe validade e sim garantia a partir da venda.

Avatar
Deixe um comentário