Validade do óleo: quilometragem não é o único critério

Se eu rodar poucos quilômetros por ano, isso significa que eu posso realizar a troca do óleo do motor depois do prazo indicado no manual?

iStock 38130406 XLARGE 1
Por Boris Feldman
Publicado em 17/06/2018 às 19h30
Atualizado em 11/02/2020 às 18h42

O manual do automóvel indica a troca do óleo do motor pelo tempo e, também pela quilometragem. Mas, e se eu tiver rodado só um pouquinho durante o ano? Será que a validade do óleo pode ser prolongada? Posso empurrar essa troca pra mais tarde?

[TRANSCRIÇÃO]

Se você é daqueles que rodam muito pouco com o seu automóvel, de 3 a 4 mil quilômetros por ano, por exemplo, e são muitos os motoristas nessa situação, você também deve ter aquela velha dúvida da troca do fluido lá no cárter, sobre a validade do óleo. Ou seja, tanto o fabricante do automóvel, quanto o do óleo recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que vencer primeiro.

Então, depois de rodar um ano o seu hodômetro está marcando 3 mil e 200 quilômetros, e você pensa: já venceram os 12 meses e eu só rodei esse pouquinho. Será que eu tenho mesmo que trocar o óleo do motor ou eu vou estar jogando dinheiro no lixo? Sabe por que que o óleo tem que ser trocado? Porque ele funciona à base de aditivos. Esses aditivos são iguais há remédios, expiram, perdem a validade. Então, troque o óleo, tenha você rodado muito ou pouco nesses 12 meses.

troca do óleo
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
53 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Aloisio de salles 29 de janeiro de 2024

Boris, acompanho a algum tempo o canal e acho muito bons os comentários, dicas e feedback sobre a indústria automotiva. Recentemente eu e minha esposa adiquirimos um fiat pulse Abarth ( fim de 2023). Após 2000km rodados abri o capo do veiculo para verificar os niveis, para minha surpresa! Líquido de arrefecimento abaixo do mínimo e oleo marcando uns 3/4 na vareta. Entrei em contato com o pos venda da fiat e me pediram para comparecer a.concessionaria mais próxima. Chegando là, fui bem atendido, deixei o carro esfriar para verificar os niveis. O “tecnico” olhou o oleo e disse que estava no nível, de fato estava, mas com 3/4 e a água abaixo do mínimo. Questionei e veio a resposta. A Fiat está mandando os carros com menos oleo e a água em alguns veiculos vem a menos, o carro custou 150k, fiquei pensando. Brasileiro é lixo mesmo. Fiquei com um sentimento de que sou trouxa. E vou ficar com o carro mais um tempo, e depois nunca mais fiat. Ah tenho uma historinha com a revisão da hiunday mas essa deixo pra depois.

Avatar
AlcebiadesV Silva 26 de dezembro de 2023

Li todos comentário gostei acho sim que o oleo pode perder a viscosidade mas acho ainda que é balela de 1 ano o leo com o motor ligado perde a viscosidade mais rapido ja snda pouco perde menos entao essa de 1 um ano não me convenceu. Se a vw lançou carro pra 80 mil.

Avatar
Roberto Henry Ebelt 5 de março de 2023

Data de validade de óleo, remédios e comida é um grande golpe dos fornecedores para vender o que não precisa ser reposto. Só serve para aumentar o custo dos produtos e poluir o ambiente. A US NAVY testou medicamentos com mais de 50 anos e seus princípios ativos continuavam ATIVOS. Por outro lado, mandar trocar os óleo a cada mil km livra as montadores de responsabilidades com eventuais motores fundidos, como foi o caso dos Fusion da Ford.

Avatar
Marcelo 21 de março de 2023

O que disse não é verdade, tome um qualquer e sentirá seu efeito de forma muito perceptível, agora tome o mesmo calmante depois de um bom tempo vencido, verá que já não faz mais o efeito, e assim para todo e qualquer remédio, é que muitos remédios não conseguimos mensurar se ele esta agindo ou não, e a mesma coisa serve para a composição química dos óleos para motor. Fica a dica

Avatar
Roberto Henry Ebelt 28 de março de 2023

Somos todos vítimas destes prazos totalmente fora da realidade. Como disse, este assunto já foi extensivamente estudado e, basicamente, estes prazos exíguos servem apenas para aumentar as vendas dos produtores e elevar os CUSTOS TEUS E MEUS.

Avatar
Roberto Henry Ebelt 5 de março de 2023

Data de validade de óleo, remédios e comida é um grande golpe dos fornecedores para vender o que não precisa ser reposto. Só serve para aumentar o custo dos produtos e poluir o ambiente. A US NAVY testou medicamentos com mais de 50 anos e seus princípios ativos continuavam ATIVOS. Pior outro lado, mandar trocar os óleo a cada mil km livra as montadores de responsabilidades com eventuais motores fundidos, como foi o caso dos Fusion da Ford.

Avatar
Felipe 3 de março de 2023

Eu uso sempre sintético e troco todo ano, pois nunca ultrapasso 10.000km por ano… Inclui no custo anual do carro como seguro e IPVA… Depois de 20 trocas no máximo a troca fica de graça… (desconta o valor do IPVA).

Avatar
Jorge Almeida 7 de fevereiro de 2023

Meu carro e Ford K -1.6- 2003 .Uso Oleo 15W40 , e troco com 12 meses , porque rodo pouco , com ele , fica mais na garagem .

Avatar
Jorge Almeida 7 de fevereiro de 2023

Meu carro e Ford K -1.6- 2003 .Uso Oleo 15W40 , e troco com 12 meses , porque rodo pouco , com ele , fica mais na garagem . Então , estou respeitando as normas de garantia de qualidade , do fabricante do referido lubrificante .

Avatar
Sebastiao Lage Drumond 21 de abril de 2022

Cambio automatico do versa quando deve ser trocado oleo e com quantos quilometros

Avatar
Emmanuel 13 de abril de 2022

Balela!!
Temos um Kia Sportage em casa que dá 5 anos de garantia com revisões a cada 10.000km apenas, sem limite de tempo.
O carro roda pouco e só troca o óleo de 2 em 2 anos.

Avatar
oscaero 15 de setembro de 2022

Verdade, ja fiz inúmeras trocas com 5 mil kms e mais de 2 anos e nunca tive problema. Ja vi analise de oleo com 5 mil kms e 6 anos no cárter e estava tudo ok pra continuar usando. Esse negocio de 1 ano é pra quem mora em predio com manobrista tipo valet, que liga o carro pra manobrar 10 vezes ao dia, caso contrario o oleo nao contamina parado…

Avatar
Marcius Adelmo 26 de julho de 2021

Sou 3o.dono de um Ford 1929 sem odometro. Nunca troco oleo e vou completando. Nem sei qtos km eu rodei. Valeu pelas dicas

Avatar
Mario 25 de junho de 2021

Tretas. O óleo não tem prazo. Já foram feitos testes com oleos antigos e a sua eficácia continua igual. As marcas querem é vender

Avatar
Jor Anthem 16 de julho de 2021

Já foram feitos teste? Cade o site com esse teste? O oleo não tem prazo de validade definido na prateleira. dentro do motor a coisa muda.

Avatar
Ivan 12 de dezembro de 2021

Pura Verdade.

Avatar
Rauser 8 de agosto de 2021

Gostaria e ver esses testes? Abre um motor que roda com óleo por muito tempo e veja como que tá de borra, vernizes encrustrados… Chão de oficina, só vivenciar isso dentro de uma oficina e verá a besteira que ta falando ou quem fez esse tal teste.

Avatar
Rauser 8 de agosto de 2021

Onde ficou um sinal de interrogação era pra ter saido um de exclamação.

Avatar
joao carlos goulart 9 de agosto de 2021

Vc tem certeza que a borra é devido ao óleo vencido? O combustivel ruim e a agua não interferem?

Avatar
Rauser 9 de agosto de 2021

Tenho sim certeza, o que não invalida o fato de outros fatores também causar a mesma coisa!

Avatar
Ítalo das Neves Feltrin 7 de junho de 2021

Data de validade não tem nada a ver,o óleo no motor sofre temperaturas alta, com isso o óleo perde a viscosidade, não vale apena arriscar o motor custa muito caro! Melhor seguir as orientações técnicas!

Avatar
Amaury Fernando Lencioni 20 de maio de 2021

A validade do óleo para 10.000km é 6 meses ou 12meses.

Avatar
Amaury Fernando Lencioni 20 de maio de 2021

A validade do óleo para 10.000km é meses ou um ano

Avatar
Marcelo 12 de novembro de 2020

Quem quiser deixar passar de 12 meses pode deixar, as oficinas, as retíficas, as lojas e indústrias de peças de reposição agradecem!
Já aos que vão seguir as trocas 10 mil KM / 12 meses, não se esqueçam dos filtros (ar, óleo e combustível). Abraços de luz!

Avatar
Orlando donizeth bottini 14 de maio de 2021

Vc deve ser dono revendedora de lunrificantes eu fico 2 anos 3 anos e nunca deu problema

Avatar
Jor Anthem 16 de julho de 2021

2-3 anos…. desafio você a abrir a tampa de valvulas e mostrar uma foto. Tenho certeza que está com formação de borra. Parabéns. A retifica agradece.

Avatar
Luciana 20 de janeiro de 2022

espere que já terá problemas.

Avatar
jucemarfajardo@gmail.com 7 de setembro de 2022

Eu troco a cada ano ,cada vez que troco o óleo percebo que o óleo está em boas condições e não tem borra nenhuma motor limpinho, claro que coloco semissintetico ou sintético meus carros nunca baixaram óleo, vou começar trocar a cada 2 anos ….!

Avatar
ULISSES SILVA 9 de novembro de 2022

eu faço o mesmo e nunca tive nenhum problema com as motos, desde a XL-250R 1983

Avatar
paulo 31 de agosto de 2020

A YAMAHA não menciona, no seu manual, que o óleo deve ser trocado por tempo, só por Km. Estarão os engenheiros querendo ver vc quebrar seu motor?

Avatar
Rauser 5 de abril de 2021

Provavelmente em algum local no manual fala em uso severo, trocar na metade da km, procurei nas letrinhas, no asterisco…

Avatar
Jon Anthem 16 de julho de 2021

A maioria dos fabricantes não mensiona a troca de óleo de cambio automático em seu manual. Se vc não trocar a cada 80mil km ou 4 anos quando aparecer o desgaste causado pela falta de lubrificação adequada (entenda-se, óleo velho que perdeu suas propriedades), vc vai gastar 5-10mil reais para consertar. Entende agora pq trocar o óleo é muito mais barato do que contar com a “sorte”.

Avatar
paulo 17 de julho de 2021

A questão da FIAT é que ela não silencia a respeito mas AFIRMA que o câmbio que equipa a TORO 1.8 não admite troca nem tampouco recompletamento. Afirmando isso, ela garante que o óleo que usa Óleo com duração indeterminada. Garante que o seu produto tem garantia de manutenção permanente de suas características.

Avatar
José Bento 5 de dezembro de 2018

Muito bom esclarecedor.

Avatar
Mauricio 23 de junho de 2018

Um carro que roda tão pouco por ano significa, na maioria das vezes, que roda muito pouco diariamente, sendo assim a troca do óleo deve ser feita em um menor espaço de tempo/quilometragem, normalmente a metade do tempo ou metade da quilometragem normal de troca.

Avatar
Aldo Roberto Camocardi 12 de outubro de 2018

A regra básica é vencimento por km ou data. Se você roda 3 mil km por ano somente em média, você troca o óleo por data, ou seja, a cada 12 meses. Isso devido aos aditivos que nele contém e vencem por datas também.

Avatar
Rauser 8 de agosto de 2021

E o pior é ver gente aqui murrinhando uma troca de óleo por ano! Dizendo que não precisa… Nem merecia ter um carro!

Avatar
marco Aurélio 17 de junho de 2018

Esclarecimentos muito elucidativos, montadoras não orientam com tanta cleza, parabens

Avatar
Guilherme 17 de junho de 2018

Balela ! Por acaso o aditivo so entra em decomposição assim que é colocado no motor ? E o período que o mesmo fica na loja , oficina … As vezes até anos .

Avatar
Christian 27 de fevereiro de 2019

Também ninguém me convenceu ainda dessa história. Se olhar na própria embalagem do óleo diz: Validade: Indeterminada. Então porque se o óleo agora está no motor, parado, a validade passa a ser 12 meses?? E porque na embalagem não diz: Após aberto, validade de 12 meses.

Avatar
Marcelo 18 de abril de 2019

Eu também pensava assim,mais um artigo que li diz que a umidade do ar contamina o óleo ,so por ele está parado no motor sem utilização,Mois na embalagem o óleo fica bem vedadinho ,só o acondicionamento que poderia está qualidade cair

Avatar
Ítalo das Neves Feltrin 7 de junho de 2021

Eu acho que não deve arriscar assim, quanto custa um motor novo ou retificado?

Avatar
Aristeu Barbosa da Silva 6 de dezembro de 2021

São diversos fatores que influenciam na troca de óleo, por ex: se é a primeira quilometragem do carro zero km, deve ser ao meu ver 5.000 km a Chevrolet indicava isso no que concordo pois o motor em amaciamento solta micros limalhas, a partir dos 10km vai depender das condições por onde o carro passa usualmente
Dito isso se for carro que anda em estrada de terra 5km com troca de filtro inclusive do ar,
Lembrem -se a FIAT indicava no manual 20KM (Fiat 1.6 esporte) /ex.( óleo sintético)
O carro que anda muito pouco e aconselhável 10.000km
O carro que anda muito em relação ao pouco e em estrada asfaltada, ex os ônibus que nem desligam os motores costumam rodar 400.000 Km.com pouca trocas
Tudo depende das várias condições de uso na minha opinião, após os 5.000 verifique todo mês o nível e a viscosidade e se andar em estrada de chão troque no maximo aos 5.000 km

Avatar
Rick Morais 16 de julho de 2021

Você esqueceu de um detalhe que invalida totalmente seu post. O oleo dentro da embalagem tem validade indeterminada. O oleo dentro do motor EM USO sim, perde suas propriedade ao longo do tempo. Quer usar o oleo por anos até bater a km? O carro é seu. Azar o seu, problema somente seu.

Avatar
Rauser 8 de agosto de 2021

O óleo na embalagem não tá em contato com ar, com combustível, com aquece e esfria do motor… Se você não sabe, parte do combustível entra em contato com o óleo, sabia?

Avatar
Thiago g Lima 1 de setembro de 2019

Enquanto na embalagem o lubrificante está protegido de agentes contaminantes. Porém quando você coloca o lubrificante no motor, além de ele aquece e esfriar, ele é contaminado por combustível durante a fase fria do motor ou quando o motor está em plena carga e baixa rotação e há também a contaminação por uma pequena fração de gases do escapamento que passam pelos anéis de compressão.
Portanto sim, é verdade, a oxidação e contaminação ocorre após você colocar o lubrificante no motor.

Avatar
Thiago g Lima 1 de setembro de 2019

Na Europa, os veículos pedem troca a cada 20.000 milhas, 32.000km, 24 meses para uso normal ou 10.000 milhas, 16.000km 12 meses para uso em curtas distâncias.
Nosso combustível é tão ruim assim ou somos trouxas para termos que trocar na metade do tempo/quilometragem?

Avatar
RAUSER RIBEIRO SAMPAIO FROS 5 de abril de 2021

Na Europa além de terem praticamente nada de Etanol na gasolina, tem menos enxofre que nossa gasolina, la é abaixo de 10ppm, aqui é 50ppm, fora qu essa km la é recomendada apenas pra uso em estrada, em cidade, recomenda 16.000km máximo.

Avatar
Ciro Ferreira de Albuquerque 23 de janeiro de 2020

Totalmente de acordo. Comprei um óleo sintético com validade até 11/2021. Coloquei no motor. De imediato ele vai expirar em 01/2021? Balela mesmo!!!

Avatar
Rauser 5 de abril de 2021

Não seja tão simplista assim. Um óleo fechado na embalagem é totalmente de um que sofre aquecimento e esfriamento várias vezes e é contaminado por combustível, já que parte do combustível vai pro oleo, pequena, mas vai!

Avatar
Aloísio 19 de maio de 2021

Olá, tudo bem? Meu carro é fox 1.6 ano 2014, so ando de carro 1 vez por semana, so gasto 30 quilómetros por semana, troquei oleo foi so mes de agosto de 2019, e ate hoje ainda nao troquei, porque eu vi na vareta que o oleo ainda esta com cor de mel novinho, ja vai fazer 2 anos daqui a 3 meses que ainda nao troquei o oleo, sera que ja ta na hora de trocar ou nao? Obgado.

Avatar
joão andrade mineiro 19 de maio de 2021

Só pode ficar motor 22 meses
Está escrito no manual da vw

Avatar
Matheus 7 de julho de 2021

Está conservado bem mais na lata foque no motor!

Avatar
Deixe um comentário