Validade do óleo: quilometragem não é o único critério

Se eu rodar poucos quilômetros por ano, isso significa que eu posso realizar a troca do óleo do motor depois do prazo indicado no manual?

Por BORIS FELDMAN17/06/18 às 19h30

O manual do automóvel indica a troca do óleo do motor pelo tempo e, também pela quilometragem. Mas, e se eu tiver rodado só um pouquinho durante o ano? Posso empurrar essa troca pra mais tarde?

[TRANSCRIÇÃO]

Se você é daqueles que rodam muito pouco com o seu automóvel, de 3 a 4 mil quilômetros por ano, por exemplo, e são muitos os motoristas nessa situação, você também deve ter aquela velha dúvida da troca do óleo. Ou seja, tanto o fabricante do automóvel, quanto o do óleo recomendam trocar o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que vencer primeiro. Então, depois de rodar um ano o seu hodômetro está marcando 3 mil e 200 quilômetros, e você pensa: já venceram os 12 meses e eu só rodei esse pouquinho. Será que eu tenho mesmo que trocar o óleo do motor ou eu vou estar jogando dinheiro no lixo?Sabe por que que o óleo tem que ser trocado? Porque ele funciona à base de aditivos. Esses aditivos são iguais há remédios, expiram, perdem a validade. Então, troque o óleo, tenha você rodado muito ou pouco nesses 12 meses.

troca do óleo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Mauricio 23 de junho de 2018

    Um carro que roda tão pouco por ano significa, na maioria das vezes, que roda muito pouco diariamente, sendo assim a troca do óleo deve ser feita em um menor espaço de tempo/quilometragem, normalmente a metade do tempo ou metade da quilometragem normal de troca.

  • marco Aurélio 17 de junho de 2018

    Esclarecimentos muito elucidativos, montadoras não orientam com tanta cleza, parabens

  • Guilherme 17 de junho de 2018

    Balela ! Por acaso o aditivo so entra em decomposição assim que é colocado no motor ? E o período que o mesmo fica na loja , oficina … As vezes até anos .

Deixe um comentário