Motor demora para pegar em dias frios? A solução pode ser simples

"Quanto mais baixa a temperatura, maior a tendência do etanol de entrar no motor em estado líquido. E aí ele não pega mesmo, de jeito nenhum"

Por Boris Feldman06/07/19 às 07h30

Toda vez que chega a época de temperaturas mais baixas, começam as reclamações de quem tem carro flex, da dificuldade para o motor pegar nas manhãs mais frias. O que se explica pela dificuldade do álcool de se vaporizar.

Quanto mais baixa a temperatura, maior a tendência do etanol de entrar no motor em estado líquido. E aí ele não pega mesmo, de jeito nenhum. O que pode ser provocado por uma deficiência no sistema de partida a frio, naquele tanquinho, ou algum sensor na central eletrônica que não esteja identificando a presença de álcool no tanque principal.

Seja lá qual for o problema, vou dar aqui uma dica infalível: ao invés de abastecer exclusivamente com etanol, procure misturar uns 20 a 30% de gasolina, suficiente para o motor pegar mesmo nas manhãs mais frias.

Motor demora a pegar
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Fabio Lopes 6 de setembro de 2019

    Até a chegada dos dias mais frios do ano, só abastecia o carro que tenho, de motor flex, com álcool, até que na primeira partida do dia demorava para pegar – chegou a me lembrar os carros mais antigos, que tinham carburador e que se comportavam de forma parecida. Abasteci com gasolina e o problema foi resolvido. Muito agradecido por compartilhar!

Avatar
Deixe um comentário