Velas de iridium valem a pena serem usadas?

Alguns leitores do AutoPapo têm duvidas se realmente vale a pena gastar mais caros nessas velas com eletrodos de iridium

Por Boris Feldman07/02/19 às 06h15

As velas de iridium influenciam na combustão e eficiência do motor do carro. A evolução da tecnologia trouxe novos tipos, mas será que elas funcionam mesmo?

[TRANSCRIÇÃO]

Leitores do AutoPapo perguntam se vale a pena investir em velas de ignição mais caras, que apareceram no mercado com os eletrodos de iridium. Seus fabricantes alegam que por utilizar esse material mais nobre, a faísca produzida tem maior potência, provoca uma melhor combustão dos gases. E com isso, aumenta a eficiência do motor, reduzindo consumo e emissões.

Será verdade ou mais uma PI-CA-RE-TA-GEM? Bem, alguns testes já andaram indicando que essas velas de iridium funcionam de fato. Pois elas aumentam a potência da faísca, e com a melhor combustão, consegue-se mesmo melhores resultados do motor. Na prática, quanto mais potente a faísca gerada entre os eletrodos da vela, tanto melhor a combustão, tanto mais eficiente o motor.

Velas de iridium
Renault CAPTUR 2017. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário