Velas de iridium valem a pena serem usadas?

Alguns leitores do AutoPapo têm duvidas se realmente vale a pena gastar mais caros nessas velas com eletrodos de iridium

Por Boris Feldman07/02/19 às 06h15

As velas de iridium influenciam na combustão e eficiência do motor do carro. A evolução da tecnologia trouxe novos tipos, mas será que elas funcionam mesmo?

[TRANSCRIÇÃO]

Leitores do AutoPapo perguntam se vale a pena investir em velas de ignição mais caras, que apareceram no mercado com os eletrodos de iridium. Seus fabricantes alegam que por utilizar esse material mais nobre, a faísca produzida tem maior potência, provoca uma melhor combustão dos gases. E com isso, aumenta a eficiência do motor, reduzindo consumo e emissões.

Será verdade ou mais uma PI-CA-RE-TA-GEM? Bem, alguns testes já andaram indicando que essas velas de iridium funcionam de fato. Pois elas aumentam a potência da faísca, e com a melhor combustão, consegue-se mesmo melhores resultados do motor. Na prática, quanto mais potente a faísca gerada entre os eletrodos da vela, tanto melhor a combustão, tanto mais eficiente o motor.

Velas de iridium
Renault CAPTUR 2017. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    ricardo alexandre de carvalho lopes 12 de fevereiro de 2020

    Na minha opiniao e no meu carro teve sucesso associado as velas de iridium ao cabo de velas de silicone de 10 mm junto com um filtro de ar esportivo inbox da inflow modelo original teve melhora no consumo e na performace do motor

Avatar
Deixe um comentário