Velocímetro ou GPS: qual deles marca a velocidade real?

O velocímetro estava marcando 120 km/h enquanto o GPS marcava 125 km/h. Afinal, qual mostra a velocidade correta?

Por Boris Feldman16/10/19 às 22h00

Leitor do AutoPapo diz  que ele está cada vez mais atento a  velocidade desenvolvida nas rodovias, principalmente por causa dos radares. E,  recentemente ele percebeu uma diferença na marcação da velocidade pelo velocímetro e pelo GPS. Enquanto o velocímetro estava marcando 120 km/h,  o GPS do carro, marcava 125, ou seja,  5 km/h a mais. Aí ele pergunta: qual eu devo confiar?

Ora, a margem de erro que se tolera nos velocímetros é na ordem de 3%. Então, se o GPS acusa uma velocidade de 125 por hora, que a gente considera como a real, o velocímetro poderia estar marcando, com a tolerância de 3%, uma diferença de 3,5 a 4 km/h, para menos ou para mais. Então, se o velocímetro marca 120 por hora, ele está ligeiramente fora da tolerância, mas pode se considerar que o GPS está marcando a velocidade real.

velocímetro
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
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    PEDRO 19 de novembro de 2019

    O GPS SEMPRE TA MARCANDO 5 A 7KM/HORA A MENOS QUE O VELOCIMETRO. EM TODOS OS VEICULOS QUE USEM RODAS E PNEUS ESPECIFICADAS PELO FABRICANTE.

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    Adilson Furlani 18 de outubro de 2019

    Reportagem EQUIVOCADA!
    Sou especialista em GeoTecnologia e posso afirmar, com certeza, que um sensor fisico, instalado no dispositivo que se deseja medir é MUITO MAIS EFICIENTE do que um sensor que trabalha por “estimativa”. Explico: O sensor GPS nada mais é do que um rádio que detecta as diversas frequencias dos satelites da tecnologia GPS (Global Position System) e, dependendo das frequencias e da intensidade desses sinais, ele “estima” a sua localização. Pra se ter uma ideia, quando é feito o “GeoReferenciamento” de uma propriedade, uma localização fisica é “transportada” técnologicamente para um aparelho chamado de “Estação Base” e, conectado a este aparelho, um outro aparelho é usado para medir o perimetro e, para se obter a coordenada com exatidão, pasme, demora entre 5 e 20 minutos coletando sinais. Dito isso, entenda, sensor GPS “sempre estima” a sua localização e, desta forma, o seu deslocamento, daí a falta de precisão. Por outro lado, um sensor instalado na roda do veículo tem muito mais acuracia em medir a distancia porque “é a roda que percorre o perimetro” e, desta forma, é mais exato. É claro que isso somente se estiver utilizando roda e pneus conforme as especificações do fabricante, pois mudar o diametro total (roda+pneu) pode afetar no calculo total. Além disso, os velocimetros atualmente são pré configurados de fabrica para medir a velocidade um pouco a mais do que realmente é, seja por medida de segurança ou pela montadora querer fazer você acreditar que o carro rende mais km/l do que realmente faz, mas GPS “nunca” medira velocidade melhor do que um sensor fisico. Na melhor das hipoteses, ele terá um lag devido ao tempo de processamento das informações versus o tempo de deslocamento, por isso não se deve confiar na velocidade de GPS para fins de radar, visto que ele pode mostrar uma redução muito tardia, ou pior, entender que houve uma redução quando não houve, por falta de algum sinal.

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    Careca 17 de outubro de 2019

    Verifica minha enternt

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    Luiz Edgar 17 de outubro de 2019

    Me desculpem…
    Mas esta reportagem esta totalmente EQUIVOCADA !!!
    Sou motorista profissional ja dirigi varios modelos de carro… e o GPS na média exibe 5km À MENOS que o velocímetro. Em pouquíssimos casos exibe igual. O velocímetro “mente” 5 km à mais em média, dizem que por razões de segurança. E qanto ao radares, todos tem sim MARGEM de erro. Até limite de 100km/h é de 7km/, acima de 100 é 7%, isso é por lei.
    Mas voltando ao assunto da reportagem, infelizmente houve um equívoco GRANDE… gps mostra velocidade real e os velocímetros mostram À MAIS

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    Heronn Braiani 17 de outubro de 2019

    O GPS conta a velocidade em um plano 2D, não leva em consideração as relações trigonométricas de subida e descida, por isso o GPS sempre irá marcar menos, confie no seu velocímetro.

    Claro que se alterar as configurações originais de fábrica de seu aro de roda e pneus isso pode várias muito.

    Lembrando que se colocar uma roda com diâmetro (aro+pneu) maior seu velocímetro vai marcar errado uma velocidade menor que a real e se colocar uma menor, seu velocímetro vai marcar a mais.

    Nunca da pra confiar exatamente, então por isso os equipamentos por lei dão margem de 11% a mais.

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    Heronn Braiani 17 de outubro de 2019

    O GPS conta a velocidade em um plano 2D, não leva em consideração as relações trigonométricas de subida e descida, por isso o GPS sempre irá marcar menos, confie no seu velocímetro.

    Claro que se alterar as configurações originais de fábrica de seu aro de roda e pneus isso pode várias muito.

    Lembrando que se colocar uma roda com diâmetro (aro+pneu) maior seu velocímetro vai marcar errado uma velocidade menor que a real e se colocar uma menor, seu velocímetro vai marcar a mais.

    Nunca da pra confiar exatamente, então por isso os equipamentos por lei dão margem de 11% a mais

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    ERMELINDO SILVIO 17 de outubro de 2019

    O problema é que o Radar não tem margem de erro

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      Samuel Pereira 17 de outubro de 2019

      Tem sim. 10% por lei

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    Mic 17 de outubro de 2019

    No meu caso o GPS mostra velocidade 10% inferior ao velocímetro.

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      Josué 17 de outubro de 2019

      Já tomei uma multa de velocidade, acompanhando a velocidade do GPS

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