Quer economizar combustível? Saiba o que é mito e o que é verdade
Em vez de acreditar em milagres, motorista deve ficar atento aos itens básicos: confira quais medidas são eficazes e quais não são
Em vez de acreditar em milagres, motorista deve ficar atento aos itens básicos: confira quais medidas são eficazes e quais não são
Reduzir os gastos com gasolina ou etanol é uma meta para vários motoristas. Há quem recorra até a aparelhos mirabolantes para fazer o carro “beber” menos. Outros condutores apostam em medidas simples, mas que podem fazer a diferença para o bolso. O AutoPapo separou o joio do trigo: confira o que é mito e o que é eficaz para economizar combustível:
Na internet, é possível encontrar vários otimizadores, que prometem reduzir o gasto de etanol ou de gasolina. O AutoPapo acabou de testar um deles: o Pinox, que não surtiu nenhum resultado significativo. Há outros aparelhos, com princípios diferentes, mas nenhum tem eficácia comprovada, sequer certificação no Inmetro ou em qualquer outro órgão fiscalizador. Lembre-se que, para economizar combustível, não há milagre!
Velas gastas, cabos de ignição ruins e filtros sujos aumentam o consumo. Todos esses itens precisam estar em bom estado para que não haja desperdício de gasolina ou de etanol. A injeção eletrônica também deve funcionar corretamente, sem falhas ou engasgos. Avarias nesse sistema podem ser monitoradas por meio de uma luz no painel: se ela acender com frequência, é sinal de que algo está errado. Em modelos mais antigos, equipados com carburador, é necessário manter esse componente sempre regulado. A primeira medida para economizar combustível é não queimá-lo excessivamente sem sequer perceber.
Quanto mais o motorista acelera, mais gasolina ou etanol é queimado pelo motor. Acredite, as atitudes ao volante são fundamentais para economizar combustível. É claro que existem situações nas quais é preciso pisar fundo, mas elas devem ser exceção, não regra. Sempre que possível, pressione de leve o acelerador e evite cambiar em rotações elevadas demais.
Muitos automóveis mais recentes já possuem luzes indicativas de mudança de marchas ou recursos de monitoramento de consumo. Utilize-os para dirigir de modo mais consciente. Outra dica é não ficar fazendo controle de embreagem desnecessariamente. Essa prática, além de elevar o gasto de combustível, ainda abrevia a vida útil do disco de embreagem.
Esqueça essa história de transitar em declives com o câmbio “na banguela”. Ao contrário do que muita gente pensa, essa prática não é eficaz para economizar combustível. Nesse tipo de situação, mantenha o carro engrenado e desça sem acelerar. Isso porque o sistema de injeção eletrônica praticamente não alimenta o motor nessa situação, ao passo que, para deixá-lo funcionando em marcha lenta, há um gasto maior.
Pneus com pressão menor que a recomendada geram maior atrito com o solo. Consequentemente, o motor vai gastar mais, uma vez que precisará fazer maior esforço para movimentar o veículo. Esse aumento pode até parecer imperceptível num primeiro momento, mas torna-se significativo após alguns milhares de quilômetros rodados. Portanto, para economizar combustível, é preciso calibrar os pneus regularmente, de acordo com as recomendações prescritas pelo manual do veículo.
Nos chamados horários de rush, o tempo gasto em um trajeto curto pode mais que dobrar. Consequentemente, o consumo também vai aumentar bastante. É claro que, muitas vezes, não dá para fugir dos períodos de maior fluxo. Todavia, sempre que possível, evite-os, planejando seus deslocamentos com antecedência. Quando isso for impossível, utilize aplicativos de trânsito, que identificam as rotas mais desimpedidas. Além de economizar combustível, essas práticas, de quebra, poupam tempo.
Os aditivos presentes nas gasolinas mais sofisticadas trazem uma boa vantagem para o motor: impedem a formação de depósitos carboníferos durante a queima desse combustível. Porém, não são capazes de diminuir o consumo. Já a gasolina do tipo Podium, bem mais cara, tem maior octanagem e menor teor de álcool. Por isso, pode até gerar uma discreta redução no gasto de combustível, mas apenas se o motor tiver alta taxa de compressão, o que não é comum: costuma ocorrer apenas em modelos esportivos.
Já o etanol aditivado não traz benefício algum. É que o derivado da cana tem baixo teor de carbono (cerca de 1/3 em relação ao da gasolina) e, por isso, não deixa resíduos no motor. Desse modo, sua utilização, além de não economizar combustível, é incapaz de proporcionar qualquer outro tipo de ganho.
Rodar por aí com o porta-malas abarrotado de tralhas aumenta a massa do carro, o que, por sua vez, gera impacto no consumo. Não transportar peso desnecessário permite economizar combustível. Trata-se de outro efeito difícil de mensurar inicialmente, mas que gera gastos desnecessários a longo prazo.
De maneira geral, essa afirmação não está errada. O problema é generalizá-la: um motor de menor cilindrada tende a beber menos que um de maior capacidade cúbica, mas não necessariamente isso acontece. É que há outros fatores envolvidos, como o peso do veículo, as relações da transmissão e, principalmente, a tecnologia embarcada no propulsor. Portanto, pode até acontecer de um carro 1.3 ou 1.4 ser capaz de economizar combustível com mais eficiência que um 1.0, por exemplo.
É verdade, mas a diferença só é significativa em velocidades mais altas. Quanto mais rápido o veículo circular, mais a fluência do ar vai permitir economizar combustível. Isso ocorre porque o atrito com o ar eleva exponencialmente esforço do motor para manter determinada velocidade. Assim, racks de teto, bagageiros externos e outros equipamentos que deixam o carro menos aerodinâmico só devem ser utilizados se houver real necessidade, principalmente em viagens. Até mesmo alguns aerofólios ou spoilers que têm função apenas estética podem elevar o arrasto aerodinâmico.
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Quer economizar? Use menos freio pedal e mais freio motor. Antecipe a frenagem do veículo com o freio motor, não fique pisando no freio toda hora, se tiver uma curva, tire o pé do freio e deixe o motor reduzir a velocidade, use o freio pedal somente para parar o veículo. Na estrada, não manter o motor acima de 3000rpm, a rotação ideal de um carro para consumo ideal é de 2000rpm a 2500rpm. Fazendo isso, vai dar muito mais resultado que pneu calibrado, velas novas ou qualquer outra manobra pra economia de combustivel. Obs.: meu carro é 1.8 e eu faço 16km/L em rodovias na gasolina COMUM com ar ligado. Sem ar ligado, faço 18Km/L
Quando o veículos está na banguela é a mesma coisa que estar em marcha lenta. Mas banguela não é recomendado em nenhuma situação. O ideal é usar o freio motor pois assim teremos melhor controle em caso de trocas de marcha.
Discordo da gasolina aditivada. Já fiz inúmeros testes/médias e de fato, a gasolina aditivada faz média melhor, e apesar de ter um custo a mais na hora da compra, se torna mais barato no fim das contas
Concordo com a reportagem pois quando piso um pouco mais percebo no computador de bordo a elevação do consumo. Sempre dirijo abaixo dos 2 mil giros pois é onde o cambio automático faz as trocas de marchas, daí o consumo diminui sensivelmente.
Concordo com quase tudo , menos que em marcha lenta consome mais que na banguela
Andar na banguela acelera o desgaste do rolamento do eixo de saída da caixa de redução. Isso devido a diferença de velocidade da rotação do motor, com a velocidade da roda.
Quando o veículos está na banguela é a mesma coisa que estar em marcha lenta. Mas banguela não é recomendado em nenhuma situação. O ideal é usar o freio motor pois assim teremos melhor controle em caso de trocas de marcha.
Na verdade…EU teria ” muita” coisa a falar sobre ” banguela” ( ponto morto)…. Porém vou dizer apenas…. NÃO PRATIQUEM…..pois realmente é muito perigoso……
ja fez o teste com um scanner no carro? O carro em ponto morto, não economiza o mesmo quando está engrenado. Se o carro tiver computador de bordo, vc verá isso na hora.
Quanto a utilização de gasolina aditivada eu discordo. Tenho carro e moto e em ambos os veículos a autonomia melhora quando estão com gasolina aditivada. Meu carro na rodovia com gasolina comum faz 13 ou 14km/l com ar ligado. Com gasolina aditivada faz 16km/l na mesma condição. Minha moto faz 27km/l na comum e 31 na aditivada. Só uso gasolina comum se não tiver ativada.
Então amigo, vc tem que ver esse carro. Tem alguma coisa errada, pois gasolina aditivada, não tem nada a ver com economia. Meu carro é 1.8 e faz 16km/L na estrada tanto na comum, na aditivada ou na Podium. A diferença é a qualidade da gasolina, muitos postos tem gasolina adulterada, ai sim o carro vai gastar mais.
Qual a melhor tecnologia embarcada nos propulsores vw flex?
Auto papo e muito legal pessoas leigas aprender muito
Sou recém habilitada, estou aprendendo muito com suas matérias. Obrigada!
Principal maneira de economizar combustível: tenha um relacionamento suave com sua máquina. Aprenda a conduzi-la. Torne-se um CONDUTOR de seu veículo. Não seja um mal-torista.
Parabéns pela materia…. Muito bons os esclarecimentos