Viagem de carro: quanto mais pesado, menos seguro na estrada
Adição de 400 ou 500 quilos é suficiente para mudar o comportamento do seu carro na estrada. E isso envolve de estabilidade até frenagem
Adição de 400 ou 500 quilos é suficiente para mudar o comportamento do seu carro na estrada. E isso envolve de estabilidade até frenagem
Na viagem de carro com a família, o peso de cinco ocupantes (e a bagagem) muda o comportamento do veículo. O motorista deve redobrar a atenção em vários aspectos.
Veja aqui quais são eles:
[TRANSCRIÇÃO]
A maioria dos motoristas se esquece que o automóvel, que ele dirigiu sozinho ao volante praticamente o ano inteiro, terá um comportamento completamente diferente quando carregado com a família e mais bagagem numa estrada. São 400 ou 500 kg que fazem dele um outro automóvel. O peso adicional vai influenciar uma série de características. A começar dos próprios freios, que não serão tão eficientes quanto o carro 400 kg mais leve.
A estabilidade será prejudicada: não dá mais pra fazer aquela curva a 100 quilômetros por hora. Pode refazer também as contas do consumo, ele não faz mais 10 km/l: vai chegar no máximo 8 km/l, e olhe lá. E talvez o mais perigoso seja o desempenho. Porque numa subida de estrada, por exemplo, ele vai demorar muito mais tempo para ultrapassar aquele caminhão ou outro automóvel.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |