Gasolina com chumbo no Brasil: que história é essa?
A dúvida é de um leitor do AutoPapo, pois seu veículo tem uma etiqueta que diz para não abastecer com gasolina misturada com chumbo
Por Boris Feldman30/12/18 às 19h30Décadas atrás, a gasolina brasileira destinada a abastecer os automóveis já possuiu, em sua composição, o chumbo tetraetila. Porém, há muitos anos, esse combustível não é mais encontrado nos postos: ele até existe atualmente, mas somente para outros fins.
- Octanagem da gasolina brasileira e o mito sobre sua qualidade
- Veja mais dicas e notícias no nosso canal no YouTube
[TRANSCRIÇÃO]
Minha Hyundai SantaFé, disse um leitor nosso, tem uma etiqueta no bocal do tanque de abastecimento para não se utilizar de gasolina com chumbo. E ele quer saber o porque dessa advertência, pois consultou vários postos e todos lhe disseram: “não se preocupe, não existe gasolina com chumbo no Brasil”. E ele quer saber: posso mesmo ficar tranquilo? Sim, não se preocupe. A menos que você vá abastecer sua SantaFé no aeroporto.
VEJA MAIS:
Porque ainda existe gasolina com chumbo tetraetila para os aviões com motor a combustão. Mas, no caso dos automóveis a conversa é outra, pois o chumbo tetraetila aumentava a octanagem. Mas ele deixou de ser utilizado há muitos anos, desde que se passou a adicionar o etanol à nossa gasolina. Pois ela passou, mesmo a comum, a ter um dos melhores índices de octanagem entre todas as gasolinas do mundo.
