[Vídeo] Carro movido a água é possível?

"Fake news" não é só na política! A internet tem um monte de notícias furadas e uma delas é sobre um carro movido a água

Por BORIS FELDMAN04/04/18 às 16h00

“Fake news” não é só na política! A internet tem um monte de notícias furadas sobre a indústria automobilística e uma delas é sobre um carro movido a água. É possível? Na teoria…

O Boris fala do assunto:

[TRANSCRIÇÃO]

Tá pensando que fake news é só na política? Ledo engano! Entra na internet, que é amelhor e maior fonte de asneiras de todo o tamanho que eu conheço, que você vai encontrar lá uma série de “recomendações” pra economizar gasolina, pra mudar o chip do carro, mais desempenho menos consumo… Tem de tudo!

Agora tem também, e teve até matéria de televisão no Espírito Santo sobre isso, do carro que anda com água. Ou você põe a água pra reduzir o consumo da gasolina ou do álcool. Mas como é essa história da água? Carro anda com água? Anda! Por quê? Porque da água – água não é H2O?- da água você tira o H2, que é o hidrogênio. O hidrogênio é combustível e faz o motor funcionar sem dúvida nenhuma.

Só que tem um probleminha: para você colocar o tanquinho d’água no carro, pra água tirar o hidrogênio, pra fazer o motor funcionar ou reduzir o consumo,você tem que ter muita energia elétrica. Você acaba com a sua bateria em poucas horas. Em resumo: a conta não fecha.

O que você gasta de energia elétrica é muito mais do que a energia que você obtém com aquele hidrogênio sendo queimado no motor. Entendeu porquê que essa história do carro andar com água é uma pi-ca-re-ta-gem?

carro movido a água é possível?

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

5 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Fernando 26 de julho de 2018

    OK, H2 é possível que o ande sim, porém consome muita energia aumentando muito o consumo da bateria… Então não seria interessante desenvolver uma bateria que suportasse esse sistema?

  • Diógenes Castro 16 de junho de 2018

    Neste mundo tem bobo pra tudo.

  • Otto Lima 6 de junho de 2018

    A Segunda Lei da Termodinâmica explica porque não pode haver carro movido a água conforme descrito nesses vídeos no YouTube e o Art. 171 do Código Penal Brasileiro estabelece a sanções cabíveis a quem vende essa ilusão.

  • Denilson 9 de maio de 2018

    Eu penso que as informações ao contrário só ajuda esse sistema que explora a população com esse preço caro da gasolina, temos que utilizar sim um método que possa diminuir o preço do petróleo e consequentemente o preço da gasolina.

  • Davi 27 de abril de 2018

    Ok.. não funcionado só com água. mas especificamente o que vemos sendo divulgado são sistemas que não substituem a gasolina e “auxiliam” com um pouco que h2 a queima fazendo o motor funcionar com menos gasolina… Exatamente este ponto é impossível? Eu sinceramente acredito que não.
    O pessoal está tentando mitificam isso de todas as formas, um pouco de verdade tem!

Deixe um comentário