Vidros fechados garantem mais segurança ao motorista
A força centrífuga pode jogar o motorista para fora do carro em caso de acidentes de capotamento. Os vidros fechados podem evitar graves lesões
Por Boris Feldman02/10/18 às 20h30Pode parecer o contrário, mas conduzir com os vidros fechados pode se evitar danos maiores em acidentes graves.
- As janelas fechadas reduzem o gasto com o ar-condicionado?
- Veja mais dicas e notícias no nosso canal no YouTube
[TRANSCRIÇÃO]
Existem algumas recomendações de segurança que a maioria dos motoristas ignora, por achar que o acidente só acontece com os outros. Então, vai aqui mais uma dica pra ser ignorada pela maioria dos motoristas. Alguns automóveis mais sofisticados têm sensores que percebem a possibilidade do carro capotar numa curva de estrada. Se ele derrapa e levanta uma roda, por exemplo, é sinal que vai capotar.
E entra então em ação um sistema que fecha o teto solar, ajusta o cinto de segurança no corpo dos passageiros e sobe os vidros das janelas. Fechar o teto solar e ajustar o cinto é de fácil compreensão, mas por que subir os vidros? Porque as fábricas perceberam que vários desses acidentes em que o carro capota lateralmente, há uma tendência pela força centrífuga de jogar os braços do motorista, ou do passageiro, para fora do automóvel. O que provoca lesões gravíssimas que poderiam ser evitadas se as janelas estivessem fechadas.
Então vai aqui a dica de só andar na estrada com as janelas fechadas. Primeiro: porque elas contribuem para a aerodinâmica. Em segundo lugar: pela segurança, para evitar a possibilidade de graves lesões nos braços do motorista ou de passageiros.
