As janelas fechadas reduzem o gasto com o ar-condicionado?

Ar ligado, aumenta o consumo. Janela fechada, reduz o consumo. Então, se a janela estiver fechada, isso compensará o fato do ar-condicionado estar ligado?

Por Boris Feldman25/09/18 às 06h15

O ar-condicionado é um conforto que eleva o aumento no consumo de combustível. Mas, e se ligar o ar e deixar as janelas fechadas? Altera alguma coisa?

[TRANSCRIÇÃO]

Tem uma controvérsia sobre o automóvel, que eu já escuto há dezenas de anos, que o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível. O que é indiscutível, pois o motor tem que virar também o compressor do ar-condicionado, o que aumenta o consumo. Por outro lado, rodar com todas as janelas fechadas reduz o consumo de combustível, o que também é indiscutível, porque melhora a aerodinâmica, o fluxo do ar envolta do automóvel e o motor tem um esforço menor, pois foi reduzida a resistência do ar a sua frente.

E aí vem a pergunta: o que aumenta o consumo pelo ar ligado é compensado pelos vidros fechados? E a resposta em termos práticos é negativa, manter os vidros fechados não compensa o aumento do consumo pelo ar ligado. A rigor, só se o automóvel estivesse em elevadas velocidades, acima de 120, 150 quilômetros por hora para que a aerodinâmica, de um lado, compense o ar-condicionado, do outro.

Mas a realidade do dia a dia chega a ser o extremo oposto do carro rodando no trânsito urbano. E, nessas condições, manter os vidros abertos ou fechados praticamente não interfere no consumo. Não há registros significativos da influência da aerodinâmica num carro rodando a 30 ou 40 quilômetros por hora.

as janelas fechadas
(Jeep/Divulgação)
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ivan 26 de setembro de 2018

    Boa, vou começar a andar só com as janelas abertas. Economia, economia.

Avatar
Deixe um comentário