Vidros fechados aumentam a segurança dos passageiros

Os vidros fechados ajudam na hora em que o automóvel capota em uma curva, por exemplo, e os ocupantes do veículo são projetados para fora do mesmo

Existem algumas recomendações de segurança que a maioria dos motoristas ignora, por achar que o acidente só acontece com os outros. Então, vai aqui mais uma dica pra ser ignorada pela maioria dos motoristas. Alguns automóveis mais sofisticados têm sensores que percebem a possibilidade do carro capotar numa curva de estrada. Se ele derrapa e levanta uma roda, por exemplo, é sinal que vai capotar.

E entra então em ação um sistema que fecha o teto solar, ajusta o cinto de segurança no corpo dos passageiros e sobe os vidros das janelas. Fechar o teto solar e ajustar o cinto é de fácil compreensão, mas por que subir os vidros? Porque as fábricas perceberam que vários desses acidentes em que o carro capota lateralmente, há uma tendência pela força centrífuga de jogar os braços do motorista, ou do passageiro, para fora do automóvel. O que provoca lesões gravíssimas que poderiam ser evitadas se as janelas estivessem fechadas.

Então vai aqui a dica de só andar na estrada com as janelas fechadas. Primeiro: porque elas contribuem para a aerodinâmica. Em segundo lugar: pela segurança, para evitar a possibilidade de graves lesões nos braços do motorista ou de passageiros.

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Dê sua opinião:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Publicado por

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Últimas Notícias

Carros que saíram de linha em 2019 (e você nem notou)

Listamos 5 modelos que andavam tão esquecidos pelos consumidores que saíram de cena e praticamente não foram notados

19 de janeiro de 2020

Legislação sobre cumprimento do recall fica mais rigorosa em 2020

Os proprietários que não levarem seus carros para fazer o recall gratuito na concessionária terão um aviso no recibo de…

18 de janeiro de 2020

Seguradora Líder: intervenção imediata!

Auditoria comprovou desvios bilionários do DPVAT. Falta recuperar o dinheiro roubado, prender os ladrões e extinguir a Líder

18 de janeiro de 2020

Aulas obrigatórias para tirar carteira podem acabar

Projeto de Lei da senadora Kátia Abreu (PDT) quer diminuir os custos de obtenção da carteira de motorista, mas provas…

17 de janeiro de 2020

Retrovisor: DPVAT 2020, segurança dos carros, Kia Rio

No Retrovisor AutoPapo desta semana, discutimos devolução do DPVAT 2020, segurança dos carros, chegada do Kia Rio, e mais!

17 de janeiro de 2020

Boris debate fim da Seguradora Líder e o futuro do DPVAT

Seguradora Líder usa dinheiro público para defender interesses privados; Boris Feldman debate com promotor e advogado futuro do DPVAT

17 de janeiro de 2020