Você conhece o reparador? Ele te salva de trocar o pneu

Tubinho reparador funciona como um spray: basta encaixar a mangueirinha que sai do seu bico na válvula do pneu que ele o infla em algumas libras

Por BORIS FELDMAN31/05/18 às 16h54

Muitos motoristas nem imaginam que existe um tubinho chamado reparador instantâneo de pneus – que às vezes recebe outros nomes comerciais. Ele é encontrado em postos, casas de peças e concessionárias. É utilizado na eventualidade de um pneu que se esvaziou por ter furado.

Ele funciona como um spray. Basta encaixar a mangueirinha que sai do seu bico na válvula do pneu que ele o infla em algumas libras, o suficiente para o carro rodar alguns quilômetros até o posto mais próximo para que seja, então, calibrado corretamente. Além de inflá-lo com gás, ele repara o furo injetando simultaneamente um líquido viscoso que vai direto ao ponto, puxado exatamente pelo vazamento de ar. Não é uma solução definitiva e o carro tem que ser levado ao borracheiro para o reparo profissional.

É um excelente quebra galho que vale muito mais do que os R$ 40 ou R$ 50 que se paga por ele. Em primeiro lugar, pela praticidade. Nada de acionar macaco para substituir o pneu furado pelo sobressalente. Numa viagem, o estepe provavelmente está debaixo de muita bagagem – ou, em alguns carros, sob a carroceria, exigindo um considerável contorcionismo para ter acesso a ele. E o motorista ainda sai com as mãos imundas, pois quase nenhum se lembra de levar um par de luvas plásticas no porta-luvas.

E pneu segue a Lei de Murphy: só dá problema com o carro na estrada, com a família a bordo e cheio de bagagem no porta-malas. Além disso, não escolhe horário para murchar. Pode ser de dia ou de noite. Sob um sol escaldante ou chuva torrencial.

Em segundo lugar, este reparador significa também mais segurança. Encostar o carro numa estrada erma, principalmente à noite, não é nada recomendável…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Herculano Martins 28 de fevereiro de 2018

    Boris, usando o reparador de pneus ele não veda o orifício da válvula do pneu ?

Deixe um comentário