VW up! TSI 1.0 x Fiat Strada 1.8: o melhor desempenho é do…

O que interessa no desempenho de um carro não é a potência, mas a relação peso/potência. Quantos quilos cada cavalo tem que carregar

Por BORIS FELDMAN29/10/18 às 06h15

Atributos, além dos famosos cavalos, fazem o up! TSI ter um melhor desempenho que a Strada 1.8. Saiba quais são eles:

[TRANSCRIÇÃO]

Outro dia o Éder, técnico em informática que me socorre nas horas cruciais, disse ter uma picape Fiat Strada 1.8 com 132 cavalos. E outro dia, foi ultrapassado por um Volkswagen up! TSI, que tem apenas 105 cavalos. Como é que pode? Pergunta ele. Pode, porque o que interessa no desempenho de um carro não é a potência, mas a relação peso/potência. Quantos quilos cada cavalo tem que carregar?

Então, a Strada tem 132 cavalos, mas pesa mais de 1.200 quilos. O up! tem apenas 105, mas é bem mais leve, com apenas 950 quilos. Na relação peso/potência, cada cavalo do up! carrega 9 quilos. Cada cavalo da Strada carrega 9,1 quilos. E além disso, como a ultrapassagem foi numa rodovia, em velocidades mais elevadas o compacto da Volkswagen tem melhor aerodinâmica que a picape da Fiat. O que também ajuda, principalmente nas velocidades mais elevadas.

Up TSI
Foto Volkswagen | Divulgação 

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

8 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Gilberto 30 de outubro de 2018

    Moço tenho uma picap estrada trekim 1.6 etok anda de mais meu vizinho tem um up 1.0 basico sem ar tem uma arrancada da porra mas vou falar pra voce nos vamos no rio todo final de semana 30 kL a distâncias do pau nela a ida e na volta hilux s10 corala gol 1.6 cansei de da pau nesses carros vou vender ela pra comprar F250 mas vou sentir saldades

  • Cássio 29 de outubro de 2018

    Mais Boris, a diferença de peso potência aí é quase nada. Acho que vai do motorista.

    • Clistenes 29 de outubro de 2018

      Aí entra a aerodinâmica… Faz toda diferença meu caro.

    • Thiago Lopes 29 de outubro de 2018

      Entra aerodinâmica, torque em baixa rotação e também o fato de que quanto maior a altitude, o ar tem menos oxigênio e isso gera uma pequena baixa de potência e desempenho nos carros naturalmente aspirados. Como o Up TSi é turbo, a turbina compensa isso pela sobre alimentação.

  • Ruth Miriam 29 de outubro de 2018

    Com relação à potência desempenho qual o melhor e mais duradouro: Polo 200 TSI ou HB20x 1.6 16v ambos 2019?

    • Gabriel 29 de outubro de 2018

      Polo TSI meu amigo VW é VW

    • William 30 de outubro de 2018

      Ruth, ambos são excelentes carros. Já tive um HB20 Premium automático 6 marchas, carro muito prático e de excelente desempenho (já tive Astra 2.0, Jetta 1.4 TSI, Mondeo V6, e posso te afirmar que o HB20 não fica atrás em desempenho). Garantia de 5 anos, com revisões a preço fixo. Fiz teste drive no Polo, em relação a desempenho não achei diferença. Agora quanto a tecnologia, o Polo ganha vantagem. Sugiro que faça um teste drive em ambos.

    • William 30 de outubro de 2018

      Ruth, ambos são excelentes carros. Já tive um HB20 Premium automático 6 marchas, carro muito prático e de excelente desempenho (já tive Astra 2.0, Jetta 1.4 TSI, Mondeo V6, e posso te afirmar que o HB20 não fica atrás em desempenho). O HB20 possui Garantia de 5 anos, com revisões a preço fixo.
      Fiz teste drive no Polo, em relação a desempenho não achei diferença. Agora quanto a tecnologia, o Polo ganha vantagem. Sugiro que faça um teste drive em ambos, e avalie o custo benefício, pois o HB20 irá passar por mudanças esse ano ou ano que vem.

Deixe um comentário