Toyota Yaris Sedan: confira nossas impressões
Experimentamos a versão top de linha XLS, equipada com motor 1.5 e transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas
Experimentamos a versão top de linha XLS, equipada com motor 1.5 e transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas
A Toyota apresentou ontem o Yaris, com carrocerias hatch e sedã , cujos preços partem de R$ 59.590 e R$ 63.990, respectivamente. O modelo pode ser equipado com motor 1.3 16V, capaz de render até 101 cv de potência, com etanol ou 1.5 16V, de até 110 cv, com o mesmo combustível. O AutoPapo, o Yaris sedan e traz as impressões sobre o comportamento do veículo.
Dirigimos a versão topo de linha, Yarais Sedan XLS, com quatro ocupantes e porta-malas cheio. Simulamos situação comum no cotidiano de uma família. Motorista encontra logo a posição de dirigir, com regulagem de altura do banco.
Sente-se a falta da regulagem de distância da coluna de direção. Há somente a de altura. Assentos curtos nos bancos dianteiros e traseiro limitam o conforto. Para entrar no banco de trás é preciso abaixar a cabeça. Falha em ergonomia.
Caída da capota do Yaris Sedan dá estilo, mas limita acesso. Passageiros com altura acima de 1,80 metro esbarram a cabeça no teto.
Porta-malas enorme do Yaris Sedan tem abertura interna e há regulagem de altura de facho dos faróis. Acabamento bem-feito com plástico duro no painel central e forros de portas. Comandos bem localizados e quadro de instrumentos de leitura imediata. Falta o indicador de temperatura do motor.
Volante tem boa pega e comandos de telefonia, computador de bordo e áudio. Suspensão privilegia a estabilidade sem ser desconfortável em piso irregular e é silenciosa, mantendo o nível de ruído baixo no habitáculo.
Carroceria do Yaris Sedan inclina moderadamente em curvas sem tirar confiança do motorista. Pneus de perfil 60 e roda aro 15 minimizam a transferência das imperfeições para o habitáculo.
A direção tem calibragem correta, sendo leve em manobra e firme em velocidade mais altas. Porém, não tem sensibilidade para o motorista sentir o controle do carro.
O Yaris sedã é agradável de dirigir. Motor 1.5 é suficiente para desempenho familiar sem ser lerdo. Demora um pouco a reagir tanto na aceleração quanto nas retomadas por causa do câmbio CVT. Trocas manuais são feitas por meio de aletas no volante. Há sete marchas virtuais programadas. O comportamento dinâmico agrada para a proposta do carro, previsível e sem sustos.
Freios deveriam ser um pouco mais eficientes para diminuir o espaço de frenagem. Controles de tração e estabilidade funcionam bem. Constatamos isso em uma pista de kart, onde aconteceu o test-drive.
Fotos Toyota | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
achei que demora muito para entrega principalmente para cartas especiais que e o meu caso
Adoro o GM Onix!
Tenho um etios xls 2015/2015 também gosto muito apesar do zero que dou para o painel ser deslocado para direita e numa estrada tenho que parar de olhar pra frente e olhar pro painel pra conferir a velocidade, na alta velocoidade isso necessita ser costante, olho pra direita e pra frente é desconfortavel e me desorienta
De fato, com relação aos assentos curtos nos bancos dianteiros , fiz o test-drive e constatei o mesmo problema. As pernas não ficam devidamente apoiadas e, dessa forma, acaba forçando a coluna a sustentar a perna direita, que acelera e freia. Isso em uma viagem é terrível, causa dores nas costas , principalmente para quem, como eu, sofre de problemas na coluna. Mais um desrespeito ao consumidor, principalmente o PCD. Lamentável, espero que a Toyota corrija esse problema grave, caso contrário perderá muitos clientes.
Sou Taxista e tenho um etios 2014/15 está com 106.000 km nunca quebrou nada nem pastilha foi trocada pneus só foram trocados os dois dianteiros. Sem dúvida é o melhor carro que já tive.
TENHO UM TOYOTA ETIOS SEDAN 2014 RESUMINDO ÓTIMO. MÁS ESPERAVA MAIS DO YARIS.
Concordo. Também tenho um Etios. O meu é um Sedan AT 16/17 e estou muito satisfeito com ele.
Estava me programando para trocar ele pelo Yaris Sedan AT, mas desisti.
Esperava que o Yaris tivesse um motor mais potente e um tanque de combustível com mais capacidade para uma autonomia maior em viagens.
Hoje não vejo nenhuma vantagem trocar o Etios pelo Yaris.
Resumindo vc compra a marca.
Legal, to fazendo 60Km/l descendo a serra.
O entusiasmo veio abaixo pois esperava mais espaço interno deste carro desing muito bonito mas desconfortável para pessoas acima de 1,80m, como dirigir um carro desses com o incômodo durante uma viagem longa? Esperava mais da Toyota pois tinha tudo para desbancar o Virtus e o Polo qu ainda tem mais espaço interno. Que decepção.
Boa Noite, tenho uma dúvida que é saber se já existe um modelo do Yaris Hatch e Sedan para PcD, e se eles virão pelados?!
Pelados bem tanto, mais o.prazo de entrega vai ser longo pelo tamanho da fila de espera.
Sim tem acabei de comprar um sedam
Comprei um Audi 2017/2017,mas tenho tido problema com ele, já levei na assistência autorizada 4vezes e ele continua com o mesmo problema,a luz do catalisador acesa direto sinto cheiro de combustível dentro do carro,o que faço,me ajude.
Vende e compra outro! Simples assim, carro deu problema e você quer arrumar mais problema (se a concessionária, montadora etc não estão nem aí para te ajudar e porque não existe lei nenhuma (na prática) que vai lhe ajudar! Um abraço!
Pequenas falhas no projeto, que apequenam o carro e, ao invés de torná-lo desejável, fazem com que tenhamos dúvidas. Fui dona e sou fã do Corolla, mas esses japoneses só aprendem apanhando.
Tenho Étios XLS 17/18 super comfortavel tanto para os motoristas como passageiros, anda muito, cambio de 4 marchas é exelente não tem trancos e responde muito bem, suspensão perfeita, já fiz 28km\L na estrada com gasolina
Patrão Toyota…….to dentro
“Assentos curtos nos bancos dianteiros e traseiro”.
Depois de penar mais de cinco anos com um banco problemático, não pretendo mais cair nessa.
Bancos grandes e confortáveis são cruciais.
Padrão Étios… Tô fora!!!