Toyota Yaris Sedan: confira nossas impressões

Experimentamos a versão top de linha XLS, equipada com motor 1.5 e transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas

31. novo toyota yaris 2019
Por Paulo Eduardo
Especial para o AutoPapo
Publicado em 08/06/2018 às 13h00
Atualizado em 11/08/2022 às 16h04

A Toyota apresentou ontem o Yaris, com carrocerias hatch e sedã , cujos preços partem de R$ 59.590 e  R$ 63.990, respectivamente. O modelo pode ser equipado com motor 1.3 16V, capaz de render até 101 cv de potência, com etanol ou 1.5 16V, de até 110 cv, com o mesmo combustível. O AutoPapo, o Yaris sedan e traz as impressões sobre o comportamento do veículo.

Dirigimos a versão topo de linha, Yarais Sedan XLS, com quatro ocupantes e porta-malas cheio. Simulamos situação comum no cotidiano de uma família. Motorista encontra logo a posição de dirigir, com regulagem de altura do banco.

Sente-se a falta da regulagem de distância da coluna de direção. Há somente a de altura. Assentos curtos nos bancos dianteiros e traseiro limitam o conforto. Para entrar no banco de trás é preciso abaixar a cabeça. Falha em ergonomia.

Caída da capota do Yaris Sedan dá estilo, mas limita acesso. Passageiros com altura acima de 1,80 metro esbarram a cabeça no teto.

Porta-malas do Yaris Sedan

Porta-malas enorme do Yaris Sedan tem abertura interna e há regulagem de altura de facho dos faróis. Acabamento bem-feito com plástico duro no painel central e forros de portas. Comandos bem localizados e quadro de instrumentos de leitura imediata. Falta o indicador de temperatura do motor.

Volante tem boa pega e comandos de telefonia, computador de bordo e áudio. Suspensão privilegia a estabilidade sem ser desconfortável em piso irregular e é silenciosa, mantendo o nível de ruído baixo no habitáculo.

Carroceria do Yaris Sedan inclina moderadamente em curvas sem tirar confiança do motorista. Pneus de perfil 60 e roda aro 15 minimizam a transferência das imperfeições para o habitáculo.

A direção tem calibragem correta, sendo leve em manobra e firme em velocidade mais altas. Porém, não tem sensibilidade para o motorista sentir o controle do carro.

Desempenho do Yaris 1.5

O Yaris sedã é agradável de dirigir. Motor 1.5 é suficiente para desempenho familiar sem ser lerdo. Demora um pouco a reagir tanto na aceleração quanto nas retomadas por causa do câmbio CVT. Trocas manuais são feitas por meio de aletas no volante. Há sete marchas virtuais programadas. O comportamento dinâmico agrada para a proposta do carro, previsível e sem sustos.

Freios deveriam ser um pouco mais eficientes para diminuir o espaço de frenagem. Controles de tração e estabilidade funcionam bem. Constatamos isso em uma pista de kart, onde aconteceu o test-drive.

Fotos Toyota | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
amauri 25 de outubro de 2018

achei que demora muito para entrega principalmente para cartas especiais que e o meu caso

Avatar
Fernando 26 de setembro de 2018

Adoro o GM Onix!

Avatar
Francisco 1 de agosto de 2018

Tenho um etios xls 2015/2015 também gosto muito apesar do zero que dou para o painel ser deslocado para direita e numa estrada tenho que parar de olhar pra frente e olhar pro painel pra conferir a velocidade, na alta velocoidade isso necessita ser costante, olho pra direita e pra frente é desconfortavel e me desorienta

Avatar
Sérgio Ricardo 4 de julho de 2018

De fato, com relação aos assentos curtos nos bancos dianteiros , fiz o test-drive e constatei o mesmo problema. As pernas não ficam devidamente apoiadas e, dessa forma, acaba forçando a coluna a sustentar a perna direita, que acelera e freia. Isso em uma viagem é terrível, causa dores nas costas , principalmente para quem, como eu, sofre de problemas na coluna. Mais um desrespeito ao consumidor, principalmente o PCD. Lamentável, espero que a Toyota corrija esse problema grave, caso contrário perderá muitos clientes.

Avatar
ANTONIO CARLOS PAULA 25 de junho de 2018

Sou Taxista e tenho um etios 2014/15 está com 106.000 km nunca quebrou nada nem pastilha foi trocada pneus só foram trocados os dois dianteiros. Sem dúvida é o melhor carro que já tive.

Avatar
DAVY 21 de junho de 2018

TENHO UM TOYOTA ETIOS SEDAN 2014 RESUMINDO ÓTIMO. MÁS ESPERAVA MAIS DO YARIS.

Avatar
R. Joaquim 16 de julho de 2018

Concordo. Também tenho um Etios. O meu é um Sedan AT 16/17 e estou muito satisfeito com ele.
Estava me programando para trocar ele pelo Yaris Sedan AT, mas desisti.
Esperava que o Yaris tivesse um motor mais potente e um tanque de combustível com mais capacidade para uma autonomia maior em viagens.
Hoje não vejo nenhuma vantagem trocar o Etios pelo Yaris.

Avatar
Júnior 16 de junho de 2018

Resumindo vc compra a marca.

Avatar
Ze da economia 13 de junho de 2018

Legal, to fazendo 60Km/l descendo a serra.

Avatar
Juliano Zebral 11 de junho de 2018

O entusiasmo veio abaixo pois esperava mais espaço interno deste carro desing muito bonito mas desconfortável para pessoas acima de 1,80m, como dirigir um carro desses com o incômodo durante uma viagem longa? Esperava mais da Toyota pois tinha tudo para desbancar o Virtus e o Polo qu ainda tem mais espaço interno. Que decepção.

Avatar
João Luís 9 de junho de 2018

Boa Noite, tenho uma dúvida que é saber se já existe um modelo do Yaris Hatch e Sedan para PcD, e se eles virão pelados?!

Avatar
Helio 23 de junho de 2018

Pelados bem tanto, mais o.prazo de entrega vai ser longo pelo tamanho da fila de espera.

Avatar
Márcio 6 de novembro de 2018

Sim tem acabei de comprar um sedam

Avatar
Liduina Távora 9 de junho de 2018

Comprei um Audi 2017/2017,mas tenho tido problema com ele, já levei na assistência autorizada 4vezes e ele continua com o mesmo problema,a luz do catalisador acesa direto sinto cheiro de combustível dentro do carro,o que faço,me ajude.

Avatar
ALAAN JOSE KRUK 25 de junho de 2018

Vende e compra outro! Simples assim, carro deu problema e você quer arrumar mais problema (se a concessionária, montadora etc não estão nem aí para te ajudar e porque não existe lei nenhuma (na prática) que vai lhe ajudar! Um abraço!

Avatar
Beatriz 9 de junho de 2018

Pequenas falhas no projeto, que apequenam o carro e, ao invés de torná-lo desejável, fazem com que tenhamos dúvidas. Fui dona e sou fã do Corolla, mas esses japoneses só aprendem apanhando.

Avatar
Rafael 8 de junho de 2018

Tenho Étios XLS 17/18 super comfortavel tanto para os motoristas como passageiros, anda muito, cambio de 4 marchas é exelente não tem trancos e responde muito bem, suspensão perfeita, já fiz 28km\L na estrada com gasolina

Avatar
Danilo 8 de junho de 2018

Patrão Toyota…….to dentro

Avatar
Celio* 8 de junho de 2018

“Assentos curtos nos bancos dianteiros e traseiro”.
Depois de penar mais de cinco anos com um banco problemático, não pretendo mais cair nessa.
Bancos grandes e confortáveis são cruciais.

Avatar
Antonio Lima 8 de junho de 2018

Padrão Étios… Tô fora!!!

Avatar
Deixe um comentário