ACC: confira 10 curiosidades sobre o Adaptive Cruise Control
Assistente de condução que tem duas funções básicas não ultrapassa pela direita ou é desativado pelo acionamento do acelerador
Assistente de condução que tem duas funções básicas não ultrapassa pela direita ou é desativado pelo acionamento do acelerador
O Adaptive Cruise Control (ACC) está cada vez mais presente nos modelos vendidos no Brasil. Entenda melhor o funcionamento do assistente de condução capaz de controlar a velocidade dos veículos e a distância entre o carro e o automóvel à sua frente.
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De acordo com o Diretor Adjunto de Engenharia da Volkswagen, Antonio Carnielli Jr., o ACC é uma evolução do “Controlador de Velocidade”, que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança.
“Importante ressaltar que o ACC é um assistente de condução, portanto todas as decisões ao volante permanecem sob a responsabilidade do motorista”, completa o executivo.
Para explicar em detalhes o funcionamento do Adaptive Cruise Control, a fabricante desenvolveu uma lista com 10 informações. Confira:
Todo Adaptive Cruise Control tem duas funções básicas: manter, a partir de ajustes pré-estabelecidos pelo motorista, a velocidade do carro e a distância em relação ao veículo que trafega à frente, controlando automaticamente as acelerações e frenagens.
O ACC não é um recurso de direção autônoma, e sim uma tecnologia que auxilia o motorista durante a condução, tornando-a mais confortável e segura. Ou seja, a responsabilidade das tomadas de decisões ao volante são únicas e exclusivas do motorista, que deve manter 100% da atenção na via durante toda a viagem.
Todo veículo da Volkswagen com Adaptive Cruise Control é equipado também com o Front Assist, tecnologia que está sempre ativa (ao contrário do ACC) e que monitora a aproximação do carro à frente, freando o veículo automaticamente em uma situação de risco iminente, independente da velocidade que estiver.
Ao detectar uma rápida aproximação em relação a um carro adiante, o Front Assist emite um aviso sonoro e outro luminoso, e dá uma “cutucada” no freio, alertando o motorista. Na sequência, vai aumentando a força de frenagem até a parada total do carro.
Além do conforto, o Adaptive Cruise Control também entrega segurança. Por isso, no momento em que o motorista está ajustando a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente, o sistema automaticamente determina uma distância mínima necessária de segurança. Desta maneira, em uma situação de risco iminente, o motorista terá condições de evitar um acidente. Se depender apenas do ACC, o motorista nunca “anda colado” ao carro à frente.
Resposta: um radar! Este equipamento tem a mesma finalidade dos utilizados em aeronaves, realizando a “varredura” do trânsito à frente, detectando a presença de outros veículos e mandando constantemente informações à central eletrônica do sistema, que, a partir delas, toma as decisões de frear ou acelerar. No Nivus, este radar está posicionado atrás do novo logo da Volkswagen, na grade frontal.
O radar utilizado no Adaptive Cruise Control foi desenvolvido para atender às necessidades de um ambiente viário, como ruas, avenidas e estradas, sendo projetado para detectar veículos parados e em movimento.
A resposta para esta pergunta é “não”. Um ACC pode oferecer mais recursos do que outro, dependendo modelo. Alguns deles têm a função “Stop & Go”, que faz o carro parar completamente, caso o veículo à frente também pare, e retoma a velocidade assim que o veículo adiante volte a acelerar.
Para reduzir os riscos de um acidente, o sistema não realiza ultrapassagens pela direita em rodovia e a velocidades acima de 80 km/h. No caso de um carro estar na pista da esquerda impedindo que o veículo atrás (com o ACC ligado) ultrapasse, mesmo o motorista mudando para a faixa da direita para tentar efetuar a manobra, o Adaptive Cruise Control faz a leitura da situação e não realiza a ultrapassagem pela direita.
Para executar a manobra, o motorista terá que assumir o controle de todas as ações do veículo, pisando no acelerador e assim desabilitando o ACC, momentaneamente.
Mesmo com o ACC em funcionamento, o motorista é responsável por conduzir o veículo, tomando todas as decisões. O que muitos não sabem é que, ao tocar no pedal do freio ou simplesmente pressionar a tecla “Cancel” no volante multifuncional, o sistema será desligado automaticamente, por entender que o condutor quer o controle total do veículo ou que a situação necessita da intervenção humana imediata.
Ao contrário do que muitos imaginam, pisar no acelerador “não” desabilita automaticamente o ACC, pois o sistema entende que o motorista, por alguma necessidade, foi obrigado a exigir mais torque e potência do motor. Durante a manobra, o Adaptive Cruise Control fica em “stand by”.
Após a conclusão da manobra, o condutor pode tirar novamente o pé do acelerador completamente que o ACC voltará a funcionar a partir dos ajustes pré-estabelecidos de velocidade e distância em relação ao carro à frente.
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Uso o ACC do meu Nivus em avenidas como a 23 de maio em SP, eita coisa sensacional, funciona direitinho. Unico porém é que no Brasil a distancia segura é sempre uma “vaga disponivel” para outros motoristas mudando de faixa, então toda hora algum outro carro entra na sua frente e o ACC detecta isso e freia automaticamente, podendo provocar uma colisão na traseira do carro que vem atrás e não entende o porquê da freiada