As vans elétricas que rodam 478 km e qualquer um com CNH B dirige já entregam no Brasil
Com 17 novas eSprinter, a FedEx chega a 53 veículos elétricos no Brasil e avança na meta de zerar emissões na frota até 2040
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 25/06/2026 às 15h00
A Mercedes-Benz entregou 17 unidades da eSprinter Furgão Street 320 à FedEx, ampliando a frota elétrica da empresa de entregas no país. Com o reforço, a FedEx passa a operar 53 veículos elétricos no Brasil — parte do plano global da companhia de eletrificar 100% de sua frota de coleta e entrega até 2040.

As novas vans serão destinadas às estações da FedEx em Campinas (SP), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Entre os atrativos do modelo para a operação urbana está a possibilidade de ser conduzido com carteira de habilitação categoria B, o que amplia o número de motoristas aptos. Além de não emitir poluentes locais, a van elétrica torna a operação mais silenciosa e eficiente — vantagens relevantes no trânsito intenso das grandes cidades.
Esta é a quarta entrega de veículos elétricos da Mercedes-Benz à FedEx em três anos. A mais recente havia ocorrido em agosto de 2025, com 27 unidades. Pioneira no transporte de cargas elétrico no Brasil — onde começou a usar veículos do tipo ainda em 2013 —, a FedEx já opera modelos elétricos em centros urbanos como Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Campinas.
A eSprinter é oferecida com duas opções de bateria, de 81 kWh e 113 kWh, e autonomia de até 478 km no ciclo WLTP na configuração de maior capacidade. Importada da Alemanha, a van usa baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) e pode ser recarregada em corrente alternada, de até 11 kW, ou em estações rápidas de corrente contínua, de até 50 kW, que repõem de 10% a 80% da carga em cerca de 90 minutos. Com capacidade de carga de até 14 m³ e peso bruto total de até 4,25 toneladas, o modelo tem tração traseira e arquitetura modular.
O movimento acompanha a pressão por logística de baixa emissão nas metrópoles, onde políticas de restrição à circulação e metas de descarbonização estimulam a adoção de veículos elétricos no transporte de cargas. Ainda assim, o segmento avança em ritmo gradual no país, dependente de preço, de infraestrutura de recarga e de contratos com grandes frotistas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
|
Siga no
|
||||
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
