Ativar “sensor de colisão” de carros BYD é ‘brincadeira’ perigosa
A gracinha da vez é acionar um suposto "sistema de alarme de colisão” presente em carros da BYD, que além de equivocada, pode causar acidentes
A gracinha da vez é acionar um suposto "sistema de alarme de colisão” presente em carros da BYD, que além de equivocada, pode causar acidentes
Depois da antena do Kwid levantada, parece que a última moda dos engraçadinhos é ativar um suposto “sistema de alarme de colisão” dos carros da BYD. Acontece que essa ‘brincadeira’ perigosa tem inúmeros equívocos e pode colocar vidas em risco.
Assim como a sua antecessora, essa zoeira surgiu no TikTok, uma das mídias sociais mais utilizadas do mundo e que tem grande poder de viralizar ações como quase nenhuma outra. Apesar de não ter atingido as mesmas proporções da trend envolvendo o modelo da Renault, vídeos com essa nova moda atingiram mais de dois milhões de visualizações e 200 mil likes.
VEJA TAMBÉM:
Nas postagens, as imagens mostram um motorista dentro de um outro carro que está atrás de um modelo da BYD, então esse condutor chega bem perto da traseira do carro chinês ou corta o veículo, ‘tirando fininho’. Os usuários acham graça do fato da luz de freio ou do pisca-alerta acenderem.
@steckmariana
E agora, nos comentários surgiu uma legião de pessoas que querem iniciar a ‘caça aos BYD’ para repetir o feito.
A grande questão é que essa espécie de ‘bullying’ com os modelos chineses é uma história bem mal contada, inclusive tem gente que aderiu a essa moda, mas está somente sendo inconveniente e aumentando consideravelmente as chances de uma colisão.
Primeiro que o suposto “sistema de alarme de colisão”, não tem nada de alarme, já que não há nenhum sinal sonoro. Além disso, não há nenhum alerta no interior do veículo para assustar ou alarmar o motorista.
O que acontece na realidade é que o modelo, quando percebe um objeto muito próximo de sua traseira, apenas aciona o pisca-alerta como uma forma de chamar atenção do condutor que está atrás para um risco de colisão. O carro não freia, não acelera, não há sinal sonoro, nem nada do gênero, como alguns internautas estavam acreditando.
@bh.driver Toda vez que vejo um dá vontade de fazer ele ligar o pisca com o sensor kkkkk #fyp
Inclusive, esse dispositivo está presente em todos os modelos da BYD no Brasil, menos no Dolphin Mini, que foi flagrado em um dos vídeos com o tal “sistema de alarme de colisão” sendo acionado. Nas imagens, a pessoa que estava dirigindo o modelo apenas pisou no freio, provavelmente para fazer a curva e na prática a ‘brincadeira’ não resultou em nada.
Ao contrário da moda da antena do Kwid, essa zoeira não é nada inofensiva e pode inclusive ser perigosa, já que se trata de uma direção imprudente que pode resultar em uma colisão grave. O risco ainda cresce quando a ação vai além da aproximação da traseira do carro da BYD e se torna uma cortada em alta velocidade, por exemplo, especialmente em ambientes urbanos movimentados.
Fazer esse tipo de manobra é extremamente arriscado com enorme imprevisibilidade, já que um pequeno movimento do outro veículo ou um erro de cálculo de espaço pode resultar em danos materiais significativos, ferimentos ou até vidas perdidas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O tik Tok é a arma mais mortal dos brasileiros com QI 83… Brasileiro é o ser mais imbecil e inútil que já pisou na face da terra
O domínio global dos idiotas iniciou sua ascensão.
Brasileiro sendo idiota como sempre. O problema do Brasil é o brasileiro.