Qual o carro mais bonito do mundo? A matemática decide
A proporção áurea e a Sequência de Fibonacci são usadas para determinar a beleza em obras de arte e agora foram usadas para julgar os carros mais bonitos
A proporção áurea e a Sequência de Fibonacci são usadas para determinar a beleza em obras de arte e agora foram usadas para julgar os carros mais bonitos
Matemática é uma ciência exata, enquanto beleza é algo considerado subjetivo. Mas há 2.300 anos esses assuntos se interceptaram com a proporção áurea, uma constante real algébrica irracional que é usada como referência em obras artísticas para se obter proporções perfeitas. O site britânico CarWow decidiu utilizar essa regra para encontrar os carros mais belos segundo a matemática.
A proporção áurea pode ser encontrada em diversas obras anteriores a criação dessa constante pelo italiano Leonardo Fibonacci, como no Templo de Parthenon. A proporção áurea pode ser encontrada em obras de artistas como Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli. Hoje ela é usada até para criar logomarcas.
VEJA TAMBÉM:
A pesquisa do site britânico trouxe como métrica para classificar os carros o quanto que o desenho desses carros se alinham à proporção áurea. Dos 20 carros listados, 10 são da década de 1960. No top 10 apenas três carros não saíram dessa década tão prolífica para o design automotivo.
Uma explicação para esse fato é a falta de regulamentações sobre a carroceria dos carros que existia na época. Nos anos 70 a preocupação com segurança fez que os carros adotassem para-choques maiores, que os faróis tivessem uma altura mínima e as linhas curvas saíram de moda dando preferência para um estilo mais reto e carregado.
Mas a verdadeira surpresa foi com a primeira colocação ficando para um veículo moderno: A Ferrari Monza SP1 de 2019, que está 61,75% alinhada com a regra matemática. Esse esportivo especial desenhado pelo estúdio caseiro da Ferrari.
O site compilou uma lista com 100 carros, que você pode conferir nesse link. A Ferrari se destacou, tendo 16 carros nesse ranking, seguida por 10 carros de sua rival Lamborghini. Porsche e Aston Martin empatam com sete carros.
Em meio a tantos esportivos clássicos encontramos algumas curiosidades. Na oitava colocação está o sedã Alfetta da Alfa Romeo, o desenho desse carro serviu como base para o 2300 brasileiro. O 23º da lista é o Vauxhall Monaro 2001, versão cupê do Holden Commodore que foi vendido no Brasil como Chevrolet Omega.
O Jaguar E-Type teve seu desenho baseado em fórmulas matemáticas para ter boa aerodinâmica. Quando foi lançado, esse carro arrancou elogios até do arrogante Enzo Ferrari. Mas segundo às proporções áureas, esse Jaguar fica atrás de quatro Ferrari mais novas. O comendador deve ter exigido capricho dos estilistas italianos.
O Boris tem em sua garagem alguns dos carros dessa lista, o Alfa Romeo Spider é um deles:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
é aquele que consigo comprar
Saveiro tred LINE
aquele que consigo comprar