Mini divulga conceito de scooters elétricas

Até que podia ser verdade: o projeto da marca britânica traz mobilidade livre de emissões, controle por smartphone, e design marcante

Por AutoPapo30/04/19 às 15h00

A Mini Scooter E Concept é a primeira motocicleta-conceito concebida pela marca. Em duas versões diferentes de design, o projeto tem estilo herdado dos carros da marca britânica, recursos inteligentes e opções de personalização.

“Mais que um produto, MINI é um sinônimo de como viver nos centros urbanos com estilo, sofisticação e de forma moderna. A mobilidade MINI entrega tecnologia e fun to drive de maneira consciente e respeitando o meio ambiente onde está inserida”, comentou o diretor da Mini Brasil, Rodrigo Novello.

MINI Scooter E Concept (09/2010)

Impulsionado por um motor elétrico integrado à roda traseira, o Mini Scooter E Concept traz baterias de íons de lítio compactas, aptas a serem recarregadas em tomadas de energia domésticas convencionais com a ajuda de um cabo de carregamento integrado à parte traseira da motocicleta. Ao abrir a tampa do compartimento do cabo – semelhante à tampa do tanque de combustível de um automóvel Mini –, ela se ilumina e o plugue pode ser puxado para fora até uma distância de 5 metros. Assim que a bateria estiver carregada, um mecanismo acionado por botão recolhe a fiação.

Assim como os automóveis da marca britânica, o primeiro Mini de duas rodas tem design de formas arredondadas. As linhas paralelas do desenho e a proporção entre o tamanho das rodas (de 11 polegadas) e do veículo, características da Mini, aparecem na scooter-conceito.

Outro detalhe marcante da Mini Scooter E Concept é o grande farol arredondado, inspirado nos do Mini Countryman de primeira geração. As luzes indicadoras de direção (setas), por sua vez, evocam a dianteira de um Mini clássico. Já a abertura da carenagem, situada logo abaixo do emblema da Mini, remete à grade do radiador hexagonal dos carros da marca. Detalhes de acabamento cromados aparecem ali, assim como no aro de apoio situado atrás do assento e nos suportes para os pés. Os espelhos retrovisores da motocicleta também exibem aspectos familiares, entre eles a forma arredondada e as diferentes opções de acabamento. Já a traseira conta com lanternas verticais montadas sobre a carenagem da roda.

Com relação aos recursos de inteligência, a Mini Scooter E Concept faz integração de dispositivos móveis. O painel foi desenvolvido para acomodar um smartphone. Ao encaixá-lo no mostrador, o motor é acionado automaticamente. Enquanto a motocicleta estiver em movimento, o smartphone pode ser usado como navegador GPS, tocador de música ou telefone.

Uma interface sem fio Bluetooth pode ser conectada a um capacete Mini, que vem equipado com microfone e fones de ouvido. O velocímetro, que se assemelha a um tubo preenchido com fluido, e as luzes indicadoras da carga da bateria e de acendimento dos faróis e setas, estão posicionados nas bordas do painel e correspondem aos botões no volante multifuncional dos carros Mini.

A versão da Mini Scooter E Concept de cor amarela é baseada no visual do Mini E, o primeiro veículo totalmente elétrico da marca. O design colorido destaca o seu conceito de pilotagem livre de emissões. Já o estilo da outra scooter representa a herança da fabricante inglesa. Seu acabamento na cor British Racing Green remete a carros clássicos de corrida. Por se tratar de um projeto conceitual, a mini Scooter E Concept não entrou em produção efetiva.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário