Alerta de ponto cego poderá ser obrigatório no Brasil

A obrigatoriedade do alerta de ponto cego ajudaria a reduzir as batidas laterais, segundo a senadora que propôs o projeto

alerta ponto cego chevrolet traiblazer 2021
Uma luz é acendida quando um veículo está no ponto cego (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por AutoPapo
Com Agência Senado
Publicado em 09/05/2022 às 11h07
Atualizado em 13/03/2023 às 17h00

Um projeto de lei apresentado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) torna obrigatórios os sensores de colisão lateral (alerta de ponto cego) nos veículos. O  PL 673/2022  insere a exigência no Código Brasileiro de Trânsito, com o objetivo de tornar os automóveis mais seguros e reduzir os acidentes.

O alerta de ponto cego identifica a existência de outros veículos, pessoas ou objetos nas áreas não cobertas pelos espelhos retrovisores. O alerta é feito por luzes nos retrovisores externos ou no painel.

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A senadora aponta que uma pesquisa do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), organização de segurança veicular dos Estados Unidos, estima que a detecção de pontos cegos reduz em 14% os acidentes de mudança de faixa. De acordo com Eliziane, a inclusão do equipamento como item obrigatório não afetará significativamente os preços dos automóveis, uma vez que a aquisição desse tipo de dispositivo tem um valor, para alguns modelos, inferior a R$ 400.

Acredito que a adoção dos sensores de ponto cego como equipamento obrigatório nos veículos automotores contribuirá para a redução do número de acidentes em nossas vias, tendo em vista que esse dispositivo auxiliará os motoristas na condução segura dos veículos”

Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir o cronograma para exigência do alerta de ponto cego nos veículos em circulação no país.

O projeto será analisado por comissões temáticas da Casa e precisa ser aprovado pelo Senado e pela Câmara antes de ser encaminhado à sanção.

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2 Comentários
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Alisson Grochka 10 de maio de 2022

Sinceramente não tive boas experiências com alerta de ponto cego, tive um Onix Premier 2 20/20 e um Cruze Premier 21/22 nenhum dos 2 me passa confiança, praticamente não funciona o sensor, 90% dos carros no ponto cego nem são alertados pelo sistema.

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Antonio Pereira 9 de maio de 2022

E lá vamos nós rumo ao Mobi básico a 100 mil reais.
É por essas e outras que carro “popular” está inviável, o cidadão põe 20mil a mais e saí de SUV.
E viva o retorno dos anos 80 e 90 onde só quem podia comprava carro zero km, no mais o choro é livre e tem Ciio 2010 a 22mil, sirvam-se!!

Passar bem.

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