Ponto cego no carro é solucionado por garota de 14 anos

Alaina Gassler teve a ideia de colocar projetores na cabine voltados para onde a visão não alcança e tornando obstáculos 'transparentes'

hxlnkiwqgb4
Por AutoPapo
Publicado em 06/11/2019 às 10h00

Uma garota de apenas 14 anos teve uma ideia genial para solucionar um problema secular: o do ponto cego no carro. Alaina Gassler observou as dificuldades que um motorista passa por causa do empecilho quando observou sua mãe dirigindo. Ela também apresentou o projeto em uma feira de ciências e foi premiada com US$ 25 mil.

Para executar a ideia, Gassner instalou câmeras viradas para os pontos cegos do carro. As imagens capturadas por elas são transmitidas ao vivo e projetadas exatamente no mesmo lugar. Assim, colunas e outros obstáculos da cabine se tornam “transparentes”. No vídeo acima é possível ver como o aparato funciona.

“Eu fiz isso instalando uma câmera atrás do pilar do carro e a câmera mandava o vídeo para um projetor que projetava a imagem no pilar”, contou ela. “Isso torna o pilar invisível e permite que o motorista veja através dele”, continuou.

hxlnkiwqgb4

A garota é estudante da escola Avon Grove Charter, e exibiu seu projeto a feira de Matemática, Ciências Aplicadas, Tecnologia e Engenharia para Jovens Estrelas (MASTERS). Ela também foi premiada pela Fundação Samueli em US$ 25 mil dólares.

Adolescente foi reconhecida por solucionar ponto cego

Até mesmo a Sociedade para a Ciência e o Público se manifestou para parabenizar a adolescente pela ideia. “Parabéns para a Alaina, cujo projeto tem o potencial para diminuir o número de acidentes de automóvel reduzindo os pontos cegos”, declarou a CEO da organização, Maya Ajmera.

p2bquxiuqg8
Alaina Gassler (Reprodução do YouTube)

A ideia da jovem Gassner para enfrentar o ponto cego é, de fato, fascinante. É surpreendente imaginar que nenhuma fabricante de carro tenha pensado em colocar algo parecido em seus modelos até hoje, nem que fosse em um conceito.

“Com tantos desafios em nosso mundo, Alaina e os outros finalistas da MASTERS me deixam otimista. Estou orgulhosa de liderar uma organização que inspira tantos jovens, principalmente meninas, a continuar inovando”, acrescentou Ajmera.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roger 11 de novembro de 2019

Hj as marcas Mercedes e Audi dispensam retrovisores, utilizam de câmeras.
Bom fora isso qdo se aprende a dirigir não se a tenta mto a retrovisor ou a ponto cego e tome buzinada…kkk, mas a solução sempre ouve, qdo se regula os retrovisores para ver do meio da porta para traseira do veículo, a um ponto cego, o carro pode estar ao seu lado e causar um ou mais acidente. Como foi que aprendi, foi verificar de tempo em tempo o retrovisor e olhando a lateral do seu veículo ao mudar de faixa ou direção. Bom p balisa tb tem dica, para estacionar e n ficar inseguro no trânsito.

Avatar
Antonio Carlos 6 de novembro de 2019

No momento em que vive nosso país, uma menina fazer isso nos enche de esperança de dias melhores.

Avatar
Marcelo Borghi 7 de novembro de 2019

Momento do nosso país? A menina mora nos Estados Unidos, seu quadrúpede!!

Avatar
Deixe um comentário