Radar que detecta uso de celular ao volante já existe
Dispositivo está em funcionamento na Austrália; em seis meses, com apenas dois aparelhos, 100 mil motoristas foram flagrados cometendo a infração
Dispositivo está em funcionamento na Austrália; em seis meses, com apenas dois aparelhos, 100 mil motoristas foram flagrados cometendo a infração
Não há dúvidas de que é proibido, no Brasil, o uso de celular ao volante. Ainda assim, a maioria dos motoristas confere um aplicativo de mensagens, o GPS ou escuta áudios enquanto dirige. Atualmente, apenas guardas são capazes de inspecionar o comportamento. Mas, saiba, já existem radares capazes de detectar o uso do celular ao volante.
Os dispositivos estão sendo instalados no estado de Nova Gales do Sul, onde está a cidade mais populosa da Austrália, Sydney. Para serem capazes de detectar o uso de celular ao volante, os radares possuem tecnologia de Inteligência Artificial e 45 câmeras de alta definição.
De acordo com o NSW Transport Departament, departamento de trânsito local, a tecnologia pode ser instalada tanto em radares fixos quanto móveis.
Apesar de indicar o uso do telefone, o dispositivo não dispensa a análise humana. Quando o radar detecta o motorista com o celular nas mãos, envia as informações do possível infrator (com a foto) para revisão.
Ainda segundo o governo australiano, as imagens são capaz de detectar o celular inclusive em dias de tempestade. Em seis meses, com apenas duas câmeras em operação, foram identificados mais de 100 mil motoristas utilizando celulares em Nova Gales do Sul.
Os radares dotados da tecnologia custarão mais de R$ 250 milhões ao estado australiano. De acordo com as autoridades de Nova Gales do Sul, a expectativa é de que a utilização das câmeras inteligentes reduzam as mortes no trânsito em até 30% nos próximos dois anos.
Desde 2016, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera gravíssima a infração por uso de celular ao volante. Desde que a atualização no texto foi feita, pela Lei nº 13.281, o motorista está sujeito a receber 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a pagar multa de R$ 293,47.
A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) afirma que o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de morte no trânsito no país. Ainda segundo a entidade, cerca de 150 óbitos por dia acontecem pela utilização indevida do aparelho na hora de dirigir.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Vixi… dá idia não gente!… se Haddad lê essa matéria… LASCOU!