CPI do DPVAT: raposa toma conta do galinheiro

"E continuam as maracutaias do Seguro Obrigatório que nós, motoristas, pagamos todo início de ano junto com o IPVA"

capa dpvat raposa galinheiro
Por Boris Feldman
Publicado em 02/12/2019 às 18h42
Atualizado em 20/01/2020 às 13h25

E continuam as maracutaias do Seguro Obrigatório, que nós, motoristas, pagamos todo início de ano junto com o IPVA. E essa grana toda, bilhões de reais, vai para a Seguradora Líder, que é um consórcio de 73 seguradoras do Brasil.

As maracutaias começaram já há muitos anos: em 2015, a Polícia Federal e o Ministério Público de Minas Gerais montaram a operação Tempo de Despertar. Relacionaram todos os criminosos, os diretores da Líder que desviaram esses bilhões. No ano seguinte, em 2016, foi constituída uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os problemas na Seguradora Líder. Essa comissão foi boicotada e não deu em coisa nenhuma.

Agora, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma Medida Provisória,  nº 904, para extinguir o DPVAT e acabar com a Seguradora Líder. Mas essa Medida Provisória tem que ser aprovada em até 120 dias pelo Congresso, Câmara e Senado. Foi, então, constituída uma Comissão Mista, do Congresso e Senado, para estudar o assunto do DPVAT. E quem é que é presidente?

O “seu” Lucas Vergílio, deputado federal de Goiás que é corretor de seguros e presidente do Sincor, Sindicato dos Corretores que recebe uma verba, todo ano, da Seguradora Líder. Quer saber como é que esse deputado Lucas Vergílio foi eleito?

Maiores doadores [para sua campanha eleitoral]: Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais, Bradesco Vida e Previdência, Extracare Soluções em Saúde, seguro de saúde, Itaú Unibanco, Bradesco Saúde. Esse pessoal é que fez as doações e ele, então, foi eleito Deputado Federal.

E ele, agora, é o presidente dessa Comissão. O relator é o senador Marcos Rogério, de Rondônia. Essa dupla vai repetir o 2016, quando a CPI não deu em nada. Qual é a solução para isso?

A Susep vai ter que agir de uma maneira mais firme agora. E além de ela estar estudando como continuar prestando assistência às vítimas dos acidentes de trânsito, ela tem que fazer uma intervenção na Seguradora Líder. Porque ela ainda tem mais de 8 bilhões de reais em caixa.

É muito fácil, com toda essa grana, manipular à vontade as coisas, para que o DPVAT não seja extinto e para que o brasileiro não tenha, a partir do ano que vem, condições de decidir qual seguradora vai cobrir os seus eventuais acidentes de trânsito.

dpvat
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JORGE LUIZ MOREIRA SANTANA 9 de dezembro de 2019

VOTEI EM BOLSONARO, MAIS MIM SINTO DECEPCIONADO COM ESTA MEDIDA PROVISORIA QUE ACABA COM O SEGURO DPVAT. O QUE ELE DEVERIA FAZER ERA INTENSIFICAR AS INVESTIGAÇÕES CONTRA O MONOPÓLIO DA SEGURADORA LÍDER, PUNIR OS RESPONSÁVEIS PELAS FRAUDES RECUPERAR O DINHEIRO DESVIADO. E DEIXAR O SEGURO DPVAT EM VIGOR POIS É O ÚNICO SEGURO QUE PAGA AS INDENIZAÇÕES HAVENDO CULPA OU NÃO E A QUALQUER PESSOA QUE SEJA VITIMA DE ACIDENTE DE TRANSITO, SEM FALAR QUE AFETARÁ TAMBÉM O SUS QUE RECEBE 45% DA ARRECADAÇÃO DO SEGURO DPVAT.

Avatar
Sandro 6 de dezembro de 2019

O IPVA não teve nenhuma investigação em cima? Pois deve ter mais maracutaia também.

Avatar
RAFAEL ROBERTO 3 de dezembro de 2019

“INFELISMENTE´´ fui eleitor de Bolsonaro, não sabia que o mesmo era tão carrasco e ignorante, ele não sabe o que é humildade, não tem noção alguma em ajudar os pobres e sim em prejudicar tirando os direitos dos menos favorecidos, ajudando os RICOS e lascando os POBRES, uma pena saber que joguei o meu voto no lixo. Não consigo entender como um homem desse quer acabar com o seguro DPVAT, tirando o direito das vitimas de acidentes de trânsito querendo prejudicar mais ainda as unidades de saúde retirando bilhões que são repassados anualmente para o SUS para ajudar no tratamentos das vitimas, vale salientar que a grande maioria são motoqueiros que não tem carteira assinada trabalhando informalmente devido ao desemprego, como essas vitimas serão aparadas pelo governo????, e hoje vi mais uma noticia triste que o presidente Bolsonaro quer banir as cotas de deficientes das grandes empresas, esse cara é ridículo em querer sempre desamparar a grande maioria da população Brasileira os POBRES. Cadê que ninguém toca mais no assunto do filho de do presidente Bolsonaro que sacou milhares de reais de funcionários de seu gabinete, foi apurado e punido ou abafaram o caso? me respondi aí
Boris Feldman???

Avatar
Jacqueline 3 de dezembro de 2019

Não concordo que o DPVAT acabe .
Agora tudo que vem beneficia os pobre o governo e babão velho como esse querem acabar .
O DPVAT arrecada pra saúde com maracutalha como ele fala entra 5 bilhões que entre. despesa de saúde e pagamento dos assegurados sai 5 milhões e meio por ano .
E querem ver de onde vai tira esse dinheiro pra substituir pra colocar na saúde .
OBS- vai roubar dos pobre porque não tem de onde tira .
Esse presidente junto com Paulo G. Faz as coisas pra acabar de enterra o pobre ,mais não olha as consequências, por briga política de partido ,presidente de um mandato só .

Avatar
Marilene 19 de janeiro de 2020

Você não tem noção do que é a fraude no DPVATE , quando estamos mal informados melhor calar a boca. Bolsonaro tem todo meu apoio, inteligentíssimo esse presidente

Avatar
Jacqueline 3 de dezembro de 2019

Maracutanha é a mega Sena e vcs não vê vc é um velho ,pago pelo presidente pra lasca o menos favorecidos .
Vc preside o que .
Vc é um Paulo Guedes da vida que só quer tira os direitos do povo .
Porque tudo que ajuda um pouco o pobre vcs querem tira .
Quem que a saúde e o INSS,ajude os acidentados se vai sair da saúde 5 bilhões e estam vendo uma forma de roubar pra substituir os 5 bilhões da saúdde que o DPVAT distribui .
Vai tira do bolso dos pobre em quer ?
Junta vc e Bastonário e Paulo Guedes são 3 bandidos que quer privatizar e roubar os direitos dos acidentados ,vai pra o SUS velho gaga .

Avatar
LUCAS ARAUJO 3 de dezembro de 2019

Engraçado, vcs GENTE SEGURADORA, mamou nas custas da seguradora líder a muitos anos, e agora querem que acabe com o Dpvat visando a SOAT! Todo esses assunto começou com vcs, vcs tem o olho maior q a barriga, engraçado falar só das fraudes, falar só dos defeitos, falar dos mal dos envolvidos, porem a unica coisa q vcs querem é ser como eles! Indi fere para o cidadão escolher a seguradora a qual sera obrigada a pagar o seguro se a cobertura do seguro forem as mesmas! Vc estão querendo prejudicar o brasil com sua ambição! Todo assunto vcs voltam a falar que a seguradora tem 8 bilhões em caixa! Isso prova apenas que vcs só visão lucros, não preocupam com o povo!

Os comentários estão fechados.