Toyota e Suzuki se unem para fazer carros elétricos e híbridos

Empresas japonesas visam redução de custos de desenvolvimento e aumento de participação em mercados estratégicos com o acordo

Por AutoPapo20/03/19 às 21h39

A Toyota e a Suzuki anunciaram uma parceria para produzir veículos elétricos e híbridos. O objetivo do acordo é unir forças para dominar tecnologias que estão em rápida ascensão na indústria automobilística global. Vale lembrar que o desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos exige grandes investimentos, o que tem causado dificuldades para determinadas multinacionais do setor.

A Toyota é pioneira em tecnologias de propulsão híbrida: o Prius, que completou 20 anos de mercado, é o produto do gênero mais vendido no mundo. Além disso, a empresa tem feito grandes investimentos em veículos com direção autônoma. A Suzuki é muito menor, mas tem maior know-how na fabricação de carros compactos com preço acessível. Por isso, tem grande participação no mercado indiano, que está em franco crescimento.

Toyota é pioneira na produção de veículos híbridos com o Prius, cuja primeira geração foi lançada há anos

O acordo permitirá que a Suzuki tenha acesso às tecnologias de propulsão híbrida desenvolvidas pela Toyota. Por outro lado, a empresa menor produzirá dois automóveis compactos para a parceira maior na Índia. Esses produtos terão como base os modelos Ciaz e Ertiga.

Desse modo, as duas fabricantes japonesas poderão se beneficiar conjuntamente. A Toyota poderá expandir sua presença na Índia, quinto maior mercado de carros do mundo. Por lá, a empresa está estagnada no mercado, devido à grande demanda por modelos de baixo custo. Na outra ponta, a Suzuki economizará custos de investimento em novas tecnologias.

As duas fabricantes também devem unir forças na Europa, onde a Toyota produzirá veículos elétricos baseados nos modelos RAV4 e Corolla Wagon para a parceira. Já a Suzuki fornecerá em troca motores a combustão para equipar veículos compactos.

Foto Toyota | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Carlo vico 1 de maio de 2019

    A suzuki pode criar hibrido com motor de moto carregando bateria pequena e barata. O baixo consumo de combustivel seria o atrativo. Vejam o sistema e-power da nissan.

Avatar
Deixe um comentário