Você aceitaria R$ 145 mil para ficar 5 anos sem dirigir? Um país europeu está oferecendo exatamente isso aos jovens

Programa-piloto visa reduzir congestionamentos, mas exige que participantes recomecem processo de habilitação do zero após o período

mike nahlii IWn4MnQ50vc unsplash
Nas ruas desse país, a ordem é incentivar os jovens a não tirarem suas habilitações (Foto: Mike Nahlii | Unsplash)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 20/05/2026 às 20h00

Em meio ao agravamento do congestionamento urbano, Malta recorreu a uma solução drástica para reduzir o número de veículos nas ruas: o governo decidiu pagar para que os cidadãos deixem de dirigir. O programa-piloto, lançado neste ano, oferece até 25 mil euros (cerca de R$ 145 mil) a motoristas com menos de 30 anos que aceitarem entregar a carteira de habilitação por cinco anos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!

A iniciativa propõe repasses anuais de 5.000 euros àqueles que assumirem o compromisso de não conduzir qualquer veículo motorizado — restrição que não se limita aos automóveis e engloba motocicletas e ciclomotores. Trata-se de uma renúncia com validade internacional.

O rigor do projeto vai além do período de suspensão. Findo o prazo, o participante que desejar voltar a dirigir não terá a licença devolvida de forma imediata. Será necessário recomeçar o processo de habilitação praticamente do zero, o que inclui a realização de ao menos 15 horas de aulas práticas.

VEJA TAMBÉM:

Administrado pela Transport Malta, o projeto conta com orçamento de 5 milhões de euros ao ano, limitando a adesão a cerca de mil interessados anualmente. Para ingressar, o candidato deve ter menos de 30 anos, residir no país há pelo menos sete anos e possuir a categoria B há no mínimo 12 meses. Profissionais que dependem do volante para trabalhar estão excluídos.

A fiscalização promete ser severa. Quem for flagrado dirigindo perderá o benefício imediatamente. Além de responder pelas sanções de condução sem habilitação, o infrator será obrigado a devolver todos os valores recebidos e arcar com uma multa extra de 5.000 euros.

Até o momento, o governo maltês não detalhou por que a medida foi restrita aos jovens, nem confirmou se o modelo poderá ser expandido no longo prazo. Também não há clareza sobre a escolha do pagamento direto em detrimento de soluções convencionais de mobilidade, como pedágios urbanos, zonas de emissão reduzida ou restrições de estacionamento.

Newsletter
Receba diariamente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram
Siga no

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Louis 21 de maio de 2026

Eu jamais aceitaria, seria como pagarem para cortar minhas pernas.
Se querem diminuir o trânsito, que invistam pesadamente em transporte público de qualidade.

Avatar
Reynaldo 21 de maio de 2026

Jovens na sua grande maioria não gostam mais de carros e nem de dirigir, uberizaram esse prazer, que a cada dia está se tornando uma tortura com tantos delinquentes no trânsito. O dia que não puder mais dirigir eu vou embora, porque acabou de vez a única coisa raiz que carregamos da década de 80.

Avatar
Deixe um comentário