Salão da moto de Milão 2019: sob os holofotes globais

O Salão de Milão antecipa o que vai rodar pelas ruas e estradas do planeta, inclusive no Brasil, com novos modelos e conceitos

ah2v2943 copia
Por Teo Mascarenhas
Publicado em 18/11/2019 às 19h29

A  Espozisione Internazionale Ciclo Motociclo Acessori, ou simplesmente EICMA, em Milão, Itália, terminou em 10 de novembro. A mostra ocupou uma área de 280.000 metros quadrados e abrigou 1.278 expositores de 44 países diferentes, incluindo o Brasil, como fornecedor de acessórios e equipamentos para moto.

Realizado no outono europeu, é considerado a maior vitrine do planeta, exibindo os lançamentos mundiais da indústria de motocicletas, que só chegarão ao mercado na primavera, já no ano seguinte. Muitos deles também desembarcarão no Brasil, compondo o nosso mercado.

Neste ano (ano ímpar), o Salão de Milão adquire importância ainda maior, uma vez que o Salão de Colônia, Alemanha, também considerado importante vitrine, é realizado somente nos anos pares. O Brasil também conta com seu salão, realizado em São Paulo a cada dois anos: a 15ª edição acontece entre os dias 18 e 24 de novembro. Confira o que vem por aí!

Honda

Totalmente nova, a superesportiva CBR 1000 RR-R Fireblade (Lâmina de Fogo) chega em duas versões: Standard e SP. O visual foi completamente atualizado e ganhou asas na carenagem, inspiradas na aerodinâmica da RC 213V que compete no mundial de MotoGP, com Marc Marquez. O modelo, porém, vai competir no mundial de Superbike, que exige motos de série.

O motor de quatro cilindros em linha saltou para 217 cv, com muita eletrônica. O painel tem tela TFT e a versão SP, suspensões Ohlins e pinças de freio Brembo.

O modelo custom Rebel 500 (já foi sondado para o Brasil em apresentação no Salão das Duas rodas de São Paulo, em 2017) tem motor de dois cilindros paralelos, com 471 cm3 e ganhou iluminação em LED, novo banco e painel.

gmit9263 copia

O scooter SHi 125 foi apresentado com motor de um cilindro, dotado de controle de torque que impede a roda traseira de patinar, e sistema Start/Stop. O espaço para bagagens e capacete em baixo do banco tem 28 litros de volume. Os modelos SHi 150 e SHi 300 já são comercializados no Brasil.

ah2v2974

O modelo conceito CB4X foi mostrado em Milão: uma sinalização que em um futuro próximo vire realidade. A moto usa um motor de quatro cilindros em linha da família CB, balança em alumínio, rodas com aros de 17 polegadas, iluminação em LED e tem utilização versátil, como indica a letra “X”.

ah2v2986

Yamaha

A nova Sport Touring Tracer 700 (aqui já há a Tracer 900) ganhou frente inspirada na R-1, com pequenos faróis em LED. O motor com dois cilindros paralelos entrega 73 cv e é semelhante ao das MT-07 e Ténére 700, porém com ajustes para as novas funções. A moto, mais estradeira, seria a intermediária entre a MT-07 (naked já vendida aqui) e a fora de estrada Ténéré 700, que ainda vai chegar.

O modelo Tricity 300, com duas rodas na dianteira e uma na traseira, é mais uma aposta da Yamaha nesta arquitetura, que tem inclusive o exótico Niken , com motor da Tracer 900. Entre as mordomias do Tricity 300 está o dispositivo que trava as duas rodas dianteiras nas paradas (no semáforo, por exemplo), conservando a moto equilibrada e dispensando o piloto de apoiar os pés no chão.

ah2v0093

A  MT-125 foi mostrada em Milão. Com motor de um cilindro que entrega 15 cv, tem suspensão dianteira invertida, iluminação em LED, quadro em alumínio e painel digital. No Brasil, a família MT, conta com os modelos MT-03 (que já foi renovada na Europa), 07 e 09.

ah2v00961

BMW

A alemã mostrou a dupla F 900 XR (Sport Touring), que é uma espécie de mini  S 1000 XR, já comercializada aqui, e F 900 R (naked), com motor de dois cilindros paralelos e 895 cm3 com 105 cv, derivado da linha GS 850. Na eletrônica, há mapas de motor, controle de tração, freios ABS e quick shifter. O painel tem tela TFT e as suspensões dianteiras são invertidas. Os dois modelos vão desembarcar no Brasil, porém, ainda sem data definida.

A alemã BMW, que tem fábrica em Manaus (AM), também mostrou o modelo conceito R18 inspirado na primeira moto, de 1923, batizada de R32. Com motorzão boxer de 1.800 cm3, a conceito R18 participou do badalado Concorzo D’eleganza Villa Deste às margens do logo de Como, norte da Itália.

Pouco mais de seis meses depois, a R18 deu origem à R18/2 (Slash Two), uma cruiser com roda dianteira de 19 polegadas e freios com pinças Brembo e o mesmo motorzão boxer 1800 refrigerado a ar.

Harley-Davidson

A centenária americana Harley-Davidson, conhecida por suas motocicletas estradeiras, vai enfartar os mais puristas, que encaram o ronco dos tradicionais motores vê dois como uma religião. A heresia veio com o lançamento do modelo elétrico LiveWire (que já passou por um recall) e não faz barulho algum.

Agora, a marca traz mais dois lançamentos em segmentos inimagináveis, incluindo uma Harley-Davidson para terra. Para tanto, desenvolveu um novo motor V2, com inclinação entre os cilindros de 60 graus, refrigerado a água batizado de Revolution Max. São duas versões: o motor 1250 cm3 vai equipar a big trail (Adventure Touring) Pan America. Ele entrega 145 cv e 12,4 kg de torque.

A versão menor, com 975 cm3, vai equipar o modelo Bronx, uma naked streetfighter (guerreira urbana) com 115 cv, 9,4 kg de torque e suspensão dianteira invertida.

KTM

Oficialmente instalada no Brasil, a KTM mostrou a 390 Adventure. O motor com um cilindro e 373 cn3, que entrega 44 cv, é o mesmo que equipa a Duke 390, já comercializada aqui.

gmit0853 copia

Triumph

A marca inglesa, desde 2012 no Brasil (fábrica em Manaus), mostrou as gigantes Rocket 3, com visual mais agressivo e 40 kgs mais leve em relação à versão anterior. O motor é o maior propulsor de série do mundo, com três cilindros e nada menos que 2.458 cm3. A potência é de  167 cv, e o torque de caminhão trucado chega a 22,5 kg. São duas versões: GT, mais estradeira e R, mais esportiva. A moto já foi importada para o Brasil.

A Triumph também vem incrementando sua linha de modelos clássicos. Um dos mais  representativos é a Bobber que ganhou uma versão exclusiva TFC, Triumph Factory Custom, customizada de fábrica. O motor Bonneville 1200 ganhou 13% a mais de potência, com controle de tração e modos de pilotagem. O quadro foi aliviado, e a decoração ganhou fibra de carbono e sofisticação nos detalhes.

ah2v9486

Suzuki

A japonesa Suzuki mostrou a nova geração da big trail V-Strom 1050. O motor saltou para 1.037 cm3, e a potência, para 107,3 cv. Porém, o visual foi inspirado nos modelos DR 800 da década de 1980, com pára-lama dianteiro bicudo e farol quadrado.

Kawasaki

A japonesa Kawasaki, também instalada oficialmente no Brasil, mostrou a moto H2 SX, um canhão com quatro cilindros em linha alimentado por compressor mecânico, mas amansado para rodar em viagens com bolsas e garupa.

dsc6231

Mostrou também atualizações da Ninja 1000SX, que segue a mesma linha. Ajustada para maior conforto inclusive nas estradas, incluindo um pára-brisa regulável e, agora, iluminação em LED.  O motor de quatro cilindros em linha fornece 143 cv e torque de 11,3 kg e ganhou controle de tração em três níveis, modos de potência, quatro mapas de pilotagem, quick shifter de duas direções e painel em TFT.

hi 2020 ninja 1000sx gn1 stu 2

A moto Z 650, naked, também ganhou painel com tela TFT que pode se conectar ao celular. O motor de quatro cilindros em linha entrega 68 cv.

hi 2020 z650 bk2 stu 3

Vespa

Controlada pela gigante Piaggio, a tradicional Vespa mostrou seu scooter elétrico. Batizada de Elettrica, tem autonomia de 100 km com baterias de íon lítio. O painel pode ser conectado ao celular para acesso a aplicativos.

05 vespa elettrica eicma 2019

Royal Enfield

De origem inglesa, mas produzida na Índia, a Royal Enfield chegou oficialmente ao Brasil e está implantando sua rede de concessionárias, que vai expandir de São Paulo para mais 10 cidades, incluindo Belo Horizonte.

Além dos modelos clássicos, Bullet e Classic 500, e da fora de estrada Himalayan, vai trazer as novas Continental 650 GT e Interceptor 650, com motor de dois cilindros em linha, que chegam no primeiro semestre de 2020.

ah2v9655

Husqvarna

A marca de origem sueca, mas atualmente controlada pelo grupo da austríaca KTM, é especializada no fora de estrada. No Brasil, segue implantando sua rede, inclusive com modelos de rua.

Em Milão, mostrou o modelo conceito Norden 901, algo como “Norte”. A moto é uma legítima adventure, com tanques adicionais, dois painéis  e muito estilo, equipada com motor LC8 (KTM) com dois cilindros.

ah2v9592

Ducati

Instalada em Borgo Panigale, norte da Itália (e também oficialmente no Brasil), a Ducati tem, além da linha das superesportivas (incluindo a Panigale V4), a gama Scrambler, modelos para uso diário, com pegada também no fora de estrada.

Essa onda de motos mistas, estilo adventure, fez a marca apresentar o protótipo Desert X. Com base na Scrambler 800, mas com a motorização da Scrambler 1100, com o tradicional comando desmodrômico e dois cilindros em “L”, a  Desert X tem duplo farol redondo na carenagem dianteira e tanques extras nas laterais.

gmit9137 copia

MV Agusta

A marca italiana sempre produziu motos insanas e já dominou as pistas com o piloto Giacomo Agostini. Nos salões, quase sempre participa da eleição, pelo voto direto, dos modelos mais belos, resultado da badalada escola de design da Itália.

Em Milão, mostrou a Rush 1000, baseada na Brutale 1000RR, um modelo drag bike com motor de quatro cilindros em linha com 1000 cm3 e 212 cv e suspensões eletrônicas. A iluminação é em LED, e a pintura, fosca. A traseira foi reduzida, e a fibra de carbono, usada sem parcimônia.

mdp4061

Também mostrou os modelos Superveloce Oro, com motor de três cilindros, com 800 cm3 e 145 cv, e farol e farolete redondos, que misturam estilo esportivo e vintage. Com mesmo motor, mas uma pegada mais estradeira a MV Agusta Turismo Beloce, tem posição de pilotagem mais relaxada, com guidão mais alto e largo, e malas podem ser acopladas para viagens.

Fotos divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Doralice Alves De Brito 29 de agosto de 2021

Manda seu zap ou telefone pra negociar se vceis já tem escoot Honda ou

A vespa pra falarmos sobre eles ou até mesmo negociar uma

Avatar
Doralice Alves de Brito 29 de agosto de 2021

Vceis já tem ela escoot Honda a venda no Brasil qual o zap que a gente pode falar mais sobre ela ou seja como faço pra negociar uma

Deixa fala a vespa Honda vceis tem queria muito saber mais sobre elas

Avatar
Deixe um comentário