Honda CB 1000R, CB 300R e 125R: família renovada

Linha composta por mãe, filha e sobrinha - com o sobrenome "R" - ganha novo visual e alguns avanços técnicos

Por Teo Mascarenhas26/01/18 às 12h44

Mais um conceito se transforma em realidade. A nova Honda CB 1000R, batizada de Neo Sports Café, quando apresentada pela primeira vez, ganhou versão comercial e ainda produziu filhotes: os modelos CB 300R e CB 125R.

Uma naked com estilo retrô, mas conceitos futuristas, equipada com motor de quatro cilindros em linha e eletrônica embarcada.

Motor da Honda CB 1000

O motor de 998 cm³ fornece 145 cv a 10.500 rpm (contra 125 do modelo anterior) e 10,6 kgfm de torque a 8.250 rpm (contra 10,1 da antiga), com emprego de várias mudanças e aperfeiçoamentos internos.

Eletrônica

A eletrônica também foi melhorada, proporcionando quatro modos de pilotagem. Rain, para chuva ou pisos escorregadios, Standard, para uso diário, Sport, para pilotagem mais apimentada e User, que permite uma regulagem personalizada da entrega de potência e controle de tração, ao gosto do freguês.

Há também na Honda CB acelerador mais moderno e freios com sistema ABS, com duplo disco de 310 mm na dianteira equipado com pinças de quatro pistões e disco simples de 256 mm na traseira. A ciclística foi alterada e o peso reduzido em 12 kg.

O quadro ficou mais curto, o guidão mais alto e as pedaleiras mais recuadas. A suspensão dianteira, Showa, adota o sistema de funções separadas. Uma bengala faz o amortecimento e a outra, o retorno. A suspensão traseira, da mesma marca, fica ancorada em monobraço de alumínio e a embreagem é assistida.

O painel é digital da nova CB 1000, a iluminação do farol e lanterna traseira em LED e o escapamento do tipo quatro em um. Uma série de equipamentos e acessórios podem ser incorporados, como quickshifiter (troca de marchas rápida) e punhos aquecidos.

A naked CB 1000R já frequentou oficialmente o Brasil, porém, com estilo menos retrô e mais street fighther, ou guerreira urbana, igualmente equipada com motor de quatro cilindros e extrema maneabilidade.

Entretanto, subiu no telhado, saindo de linha em 2015, permanecendo sem substituta, o que aumenta muito a possibilidade da nova CB 1000R desembarcar aqui.

Honda CB 300R

O modelo CB 300R tem uma história curiosa no Brasil. Foi lançada em 2009 para substituir a falecida CB Twister 250. Em 2015, também subiu no telhado, saindo de linha para ser substituída pela CB Twister 250 – que foi ressuscitada.

Embora em um segmento mais “premium”, a nova Honda CB 300R também tem chance de ressuscitar e desembarcar aqui.

Motor

O motor de um cilindro com refrigeração líquida e 286 cm³ da CB 300R, fornece 31,4 cv a 8.500 rpm e um torque de 2,8 kgfm a 7.500 rpm. Visual e ciclística seguem a “mãe”, com suspensão dianteira invertida, ABS, LEDs e painel digital.

Honda CB 125R

A caçula, ou “sobrinha”, CB 125R, também adota o padrão “Neo Sports Café” no visual e também na técnica, o que reduz as chances de carimbar também o passaporte para o Brasil e disputar uma fatia no segmento 125, com as “utilitárias”.

Iluminação em LED, suspensão dianteira invertida Showa regulável, suspensão traseira mono, freios ABS, painel digital, rodas de liga e escape curto, são algumas das características e “argumentos”.

Motor

O motor da CB 125R é de um cilindro e 124,7 cm³ conta com refrigeração líquida e fornece 13,3 cv a 10.000 rpm e um torque de 1,02 kgfm a 8.000 rpm.

Fotos Honda | Divulgação

Teo Mascarenhas

Especialista na cobertura do mercado de motocicletas e competições com mais de 30 anos de experiência.

Teo Mascarenhas
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    José Sidney Fernandes Camacho 21 de junho de 2019

    Achei fantástica uma aparência diferente, gostei.

  • Avatar
    Gilberli 23 de abril de 2019

    São motos muito bonitas e modernas, mas a Honda lança no Brasil motos como a elite 125, mas não lançam a cb 125r, que dá de 10 a 0 no design.

  • Avatar
    André Radaméz da Silva Oliveira 10 de setembro de 2018

    Será que essa moto virá para o Brasil mesmo, quando tiver alguma novidade me avisem por favor.

  • Avatar
    guinho 9 de abril de 2018

    ficaram top top top top loko pra pega uma

  • Avatar
    Gustavo 27 de janeiro de 2018

    Realmente ficou muito arrojada. Resta save se vira para o Brasil?!

  • Avatar
    Wislan 27 de janeiro de 2018

    Motos horríveis , cópia autenticada da KTM .

  • Avatar
    Edu 26 de janeiro de 2018

    Ficaram lindas parabéns aos designs da Honda

Avatar
Deixe um comentário