Honda Monkey 125: Brinquedo para qualquer idade
Com proposta divertida, o modelo Monkey 125 é relançado, com visual de época, mas, equipado com iluminação em led, freio dianteiro ABS e painel digital
Com proposta divertida, o modelo Monkey 125 é relançado, com visual de época, mas, equipado com iluminação em led, freio dianteiro ABS e painel digital
A Honda Monkey 125 foi inventada em 1961 para servir como uma espécie de brinquedo para crianças do parque temático Tama Tech, em Tóquio, no Japão. Entretanto, os marmanjos também esticaram o olho para o modelo, que virou moto de série em 1.963. Inicialmente, as rodas eram de 5 polegadas de diâmetro e os pneus faziam o papel de suspensão, que não existia. Para ganhar as ruas, entretanto, vários componentes foram incorporados e o modelo exportado para várias partes do mundo. Agora, a Honda relança a Monkey, com requintes tecnológicos, porém, mantendo a mesma filosofia.
A pequena moto, com pouco peso e reduzidas dimensões, podia facilmente ser transportada, até mesmo no porta-malas dos carros, aumentando sua popularidade. Contudo, o pequeno motor de 50 cm³ foi substituído por outro maior, assim como as rodas que passaram para 8 polegadas de diâmetro. A evolução, agora, mantém o visual, mas incorpora eletrônica. Nesta mesma linha, já frequentaram as ruas do Brasil dois modelos mais “comportados”: a ST 70 (dobrável) e a MSX 125 Grom, que foi exposta decorativamente no Salão das Duas Rodas de São Paulo em 2017.
A nova Monkey 125 ainda não teve o preço definido e nem confirmação se vai desembarcar aqui. Porém, a diversão é garantida, como veículo de recreação e de lazer. O relançamento inclui o motor de um cilindro, refrigerado a ar, disposto quase horizontalmente, equipado com duas válvulas e injeção eletrônica, que fornece 9,5 cv a 7.000 rpm e um torque de 1,12 kgfm a 5.250 rpm. O câmbio, que já foi automático de três marchas para facilitar a vida dos petizes, agora tem caixa de quatro velocidades e embreagem manual, para alegrar também os mais abusados.
As suspensões também foram redesenhadas. Na dianteira, há um garfo invertido com 100 mm de curso e, na traseira, dois amortecedores com 104 mm de curso. As rodas, com aros de liga leve, também aumentaram e agora têm 12 polegadas de diâmetro. Os pneus, contudo, mantiveram o estilo “balão” (que no passado faziam o papel de suspensão), com medida de 120/80 ma dianteira e 130/80 na traseira. Os pneus mais encorpados também conferem mais volume ao modelo, que, porém, pesa, já abastecida, 107 kg.
As linhas arredondadas, com inspiração retrô, estão presentes em todo o visual, incluindo o tanque com capacidade para 5,6 litros, que também ostenta o desenho da antiga “asa” estilizada, símbolo da montadora. O farol também obedece ao estilo, com bojo destacado e redondo, porém, tem a modernidade da iluminação em LED, assim como o farolete traseiro, montado em cima do pára-lama e as setas direcionais, além dos espelhos retrovisores. O painel segue o figurino, com “relojão” redondo, que conta com tela digital e moldura cromada.
Ainda no campo das modernidades, a nova Honda Monkey 125 conta com sistema de freios ABS de um canal (dianteiro), com unidade de medição inercial, para mensurar a pressão e equalizar a frenagem. Na dianteira, disco de 220 mm de diâmetro e na traseira, disco de 190 mm de diâmetro. O quadro é em tubos de aço tipo backbone, com o motor aparente. Para completar o estilo, o escape tem saída elevada na lateral direita, o pára-lama dianteiro é alto, longe da roda, assim como o pára-lama traseiro, ambos típicos dos modelos para o fora de estrada. O motor de um cilindro e refrigeração a ar fornece 9,5 cv.
Fotos Honda | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Alguém sabe o contato para importar ou se alguém vende uma aqui no BR, tenho interesse !!
Grata !
Pouxa muito bacana deveriam tracer logo esse modelo para o Brasil aqui e muito demorado para ter essas novidades
É meu estilo.compraria com certeza
Legal a ideia da honda lancar modelos antigos como a MONKEY,acho que a HONDA deveria re lancar as ST70 tbm sao muito economicas e pequenas !
Meninas e meninos boa tarde o modelo como a matéria acima foi informado já teve no Brasil o problema é os importadores brasileiros queria trazer ela para cá o mercado lá tem um problema é o preço e se a honda quisesse poderia fabricar ela no Brasil.
Sabem de algum importador SP? e o preço ?
abs
Deve ser uma delícia de pilotar, deve ter divertido muito a garotada…
Que linda, eu gostaria muito de comprar, é meu estilo, parabéns Honda.