A primeira motocicleta da Harley-Davidson nasceu quando William Harley e seu colega de escola, Arthur Davidson, começaram a testar motores na cidade de Milwaukee, estado de Wisconsin, norte dos Estados Unidos. Para contar a história da marca até a atualidade, foi criado, em 2008, o museu Harley-Davidson.
O complexo tem uma sede de cerca de 81 mil m², ao lado do rio Menomonee, em Milwaukee, que inclui espaços para shows e apresentações, réplica do barraco de madeira pioneiro, “muro” da fama (onde é possível fixa plaquinha com seu próprio nome), estátua em homenagem ao piloto de subida de montanha (hillclimber), exposição de modelos e a inevitável super loja de produtos e lembranças, além de um amplo restaurante com o sugestivo nome de “Motor”.
A estrela do verdadeiro “campus”, o museu Harley-Davidson, fica em um prédio especialmente projetado, em estrutura metálica, com cerca de 12 mil metros quadrados, divididos em alas temáticas. Dirigido por Bill Davidson, descendente dos fundadores, também reúne arquivos, oficina de restauração e mostras e exposições temporárias.
Como foi dito, a Harley-Davidson começou com testes de William Harley e seu colega de escola, Arthur Davidson. Das experiências, dentro de simplório barraco de madeira, acabou surgindo um monocilíndrico de 400 cm³ que foi acoplado a um quadro de bicicleta, pronto em 1903.
Logo depois, para ganhar mais potência, o motor passou para 475 cm³ e, em 1904, a Harley-Davidson Motor Company inicia a produção do modelo Silent Gray Fellow (Silenciosa), com ajuda de mais dois irmãos da família Davidson. William e Walter.
Daí para frente, a marca rompeu fronteiras, ganhando fiéis admiradores por todo o mundo, incluindo o Brasil, onde atualmente produz uma extensa linha em Manaus (AM).
A Harley-Davidson também participou dos esforços de guerra, equipou policias e exércitos de todas as partes do mundo e entrou em competições, inclusive de fora de estrada. No cinema, protagonizou memoráveis cenas “holywoodianas” e, igualmente, passou por severas crises.
Entretanto, a paixão pela marca, ao redor do planeta, inclusive no Brasil se transformou em uma espécie de fervoroso culto, que passa por toda sorte de equipamentos: vestuário, acessórios, objetos de decoração, utilidades domesticas e toda espécie de quinquilharias imaginárias.
Confira imagens do museu Harley-Davidson
Homenagem ao piloto de subida de montanhaNo início, não havia suspensão traseira, apelidadas de "rabo duro"Modelo 1925 e o motor de dois cilindros em V que se tornaria a marca registrada da Harley-DavidsonModelo 1936, ainda "rabo duro"Modelos de diferentes épocas integram o acervo do museu Harley-DavidsonCustomização exóticaNa ala das motos de Hollywood, o modelo customizado do filme Easy Rider, Sem Destino, de 1960O modelo Fat Boy 1990 pilotada por Arnold Schwarzenegger no filme O Exterminador do FuturoDragster de arrancada com dois motores V2A Harley-Davidson, durante um ciclo de crise, produziu modelos com motor do tipo dois tempos como a SS 250 de 1975. Modelos semelhantes também foram montados no Brasil com a marca MotoviModelos de diferentes épocas integram o acervo do museu Harley-DavidsonO modelo XR 750 de 1975 com o tradicional v 2, ganhou quase tudo nas pistas de flat track com o piloto Scott Parker, que entrou para o Hall da famaCustomização exóticaModelos de diferentes épocas integram o acervo do museu Harley-DavidsonAerodinâmica foi aperfeiçoada em 1953 para disputas em autódromosDois motores também e muita excentricidade na moto fogueteModelos de diferentes épocas integram o acervo do museu Harley-DavidsonElvis Presley, morto em 1977, comprou o modelo KH 1956, por US$ 903 para integrar sua vasta coleção de HarleysA Harley-Davidson também produziu modelos para o motocrossCapacete e luvas: acessórios imprescindíveis em qualquer épocaModelo Heritage 1981: um clássico, com estilo propositalmente retrô e motor de 1.311 cm3, ou 80 polegadasAs Harley-Davidson também fora usadas para entregar dos correios em 1916Pneus para enfrentar qualquer terrenoAla das motos militares, com side car e filtro de ar reforçadoEstilo custom não está presente em alguns dos antigos modelos da marcaEstilo custom não está presente em alguns dos antigos modelos da marcaEm 1957 foi lançada a primeira moto da família Sportster, com características mais esportivas em linha até hojeCurvas inclinadas e piso de madeira nas competições de velocidadeNa praia, na década de 1930, a aerodinâmica era fundamental para maior velocidade finalModelo 1906 com motor de um cilindro e modelo 1909 já com o tradicional V2Têm duas rodas, mas, não têm motor: são as Harley-Davidson movidas a "feijão"O modelo estradeiro de luxo de 1981 estava equipado com motor v de quatro cilindros, mas nunca entrou em produçãoModelos de diferentes épocas integram o acervo do museu Harley-DavidsonUma das primeiras motos da Harley-DavidsonOs modelos passaram a receber cor e art déco, após a grande recessão para alegrar o "astral"Na ala das competições, os modelos pioneirosMini motos e veículos de neve também foram produzidosEntre as curiosidades, o modelo Night Train 2004 que estava guardado dentro de um container que foi levado com o tsunami que assolou o Japão em 2011; um ano depois, em abril de 2012 o contêiner encalhou na costa do Canadá, depois de atravessar o oceano Pacífico em cerca de 7.000 kmA Harley-Davidoson localizou o dono e propôs fazer uma restauração; em vez disso, ele a doou ao fabricante, para ficar exposta no museu do jeito que foi encontrada
Fotos Téo Mascarenhas | AutoPapo
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