Fat Bob muda de família e chega por R$ 58,9 mil

Com nova geração de motor, quadro mais rígido e leve, novo farol em led e visual aprimorado a Fat Bob agora compõe a família Softail.

Por Teo Mascarenhas06/10/17 às 08h07

A Harley Davidson completa 115 anos em 2018. Fundada em 1903 segue tentando se modernizar, mas sem perder as características que fizeram fama pelo mundo afora.  Conserva o motorzão de dois cilindros em V, com inclinação de 45° e vocação para encarar longas distâncias. Para comemorar o aniversário, antecipou o calendário e renovou a sua linha 2018, com uma série de novidades, incluindo o fim da família Dyna, que se fundiu com a linha Softail e agora tem como destaque a nova Fat Bob 2018. A modernização, além da reclassificação de família, passa pelo visual, pelo motor e pelo quadro, que ficou mais leve.

Fat Bob 2018
Model Year 2018 New Model Photography

A nova Softail Fat Bob, modelo 2018, também vai desembarcar no Brasil. Já tem até preço projetado, na casa dos R$ 58.900, montada em Manaus. O curioso é que para se modernizar, a Fat Bob, foi buscar inspiração no visual dos anos 1950, com pneus bem largos e para-lamas curtos. Porém, para compensar, os aros são bem menores, com 16 polegadas de diâmetro. A combinação de rodas menores e pneus de perfil mais alto (150/80 na dianteira e 180/70 na traseira) criaram um interessante efeito estético, em que os freios a disco, com sistema ABS de série, ficaram com uma gigantesca aparência.

Fat Bob 2018
Model Year 2018 New Model Photography

Olhos da Fat Bob

Os toques de modernidade que contrastam com o pé no passado, começam na iluminação. O farol tem formato inédito, algo como um oval achatado, equipado com uma bateria de leds, além de luz diurna. O escape ficou mais agressivo e lembra o adotado pelo modelo V-Rod, com dupla ponteira e um pouco mais alto para permitir maiores inclinações nas curvas sem o risco de raspar. Outro toque mais esportivo, dentro da proposta de “customização” de série da Fat Bob é o guidão. Mais alto e bem plano, tem a fiação e cabos camuflados, que ficam embutidos, para não destoar do conjunto.

Fat Bob 2018
Model Year 2018 New Model Photography

Mais equipamentos

O painel, porém, segue a receita antiga e fica em cima do tanque. Mas foi totalmente modernizado. A nova família Softail, que agora inclui a Fat Bob ganhou um novo quadro e rodas em alumínio, totalmente redesenhado, mais rígido (em até 65%) e também mais leve, que pode chegar a uma expressiva redução de até 17 kg e também permite ângulos mais fechados nas curvas, aumentando a maneabilidade. A Fat Bob 2018 também ganhou novo banco,novo tanque de combustível, chave inteligente que permite acionar a ignição mesmo no bolso, reconhecendo a aproximação e tomada USB próximo à coluna de direção para conexão de eletrônicos.

Fat Bob 2018
Model Year 2018 New Model Photography

Motor, suspensão e câmbio

A suspensão dianteira também foi modernizada. Com garfo invertido, conta com tecnologia SDBV, Showa Dual Bending Valve, já testadas na família Touring e agora “transplantados” para a família Softail. A suspensão traseira agora do tipo mono, também tem amortecedor Showa, com fácil possibilidade de regulagem na pré-carga manualmente. Foi montada em nova posição para garantir maior tração e estabilidade. Já o câmbio, de seis marchas, com a sexta bem longa, permite rodar nas estradas mais planas em baixas rotações e velocidade mais elevada O que gera economia de combustível.

A motorização segue a tradicional receita Harley-Davidson, com arquitetura de dois cilindros em V. Entretanto, toda a nova linha Softail, incluindo a Fat Bob, adotaram o novo desenvolvimento de motor, batizado de Milwaukee Eight 107.

Milwaukee em homenagem à cidade de fundação da marca, no estado de Wisconsin. Eight é alusão ao número de válvulas (quatro em cada cilindro). Já  107 indica o tamanho do motor em polegadas cúbicas que corresponde a 1.746 cm3 e que gera 14,8 Kgfm de torque. O motor Milwaukee Eight 114 mais vitaminada (que corresponde a 1.868 cm3), também está disponível.

Fat Bob 2018
Model Year 2018 New Model Photography

Teo Mascarenhas

Especialista na cobertura do mercado de motocicletas e competições com mais de 30 anos de experiência.

Teo Mascarenhas

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário