Honda Biz 110i e 125 2018: Assombrando os japoneses

Reformulada, ela ganhou atualizações no visual, porta-objetos maior e freios combinados, além de nova posição de pilotar

aaa 45761
Por Teo Mascarenhas
Publicado em 19/12/2017 às 18h24
Atualizado em 22/10/2018 às 19h35

Descendente do veículo mais vendido no mundo, a Cub C 100 Dream, com mais de 100 milhões de unidades comercializadas desde 1958, a brasileira Honda Biz completa 20 anos em 2018, inaugurando uma nova geração, reformulada no visual e na técnica. Ganhou novas carenagens, novo bloco de farol, nova lanterna e setas traseiras integradas, novo painel digital e porta-malas embaixo do banco ainda maior. Destaque também para o sistema de freios combinados, tanto na versão 110i, equipada com tambor nas duas rodas, quanto na 125, com freio a disco na dianteira e rodas de liga leve.

Teo Mascarenhas testando a nova Honda Biz

Porém, para nascer, a Honda Biz contou com a criatividade da engenharia nacional, que venceu a resistência da matriz japonesa. A proposta de criar um modelo em que o piloto iria montado como nas motos, mas com a praticidade e o porta-malas dos scooters, esbarrou na falta de espaço. A equação foi solucionada de forma tão simples quanto genial, assombrando os japoneses. Reduzir o diâmetro da roda traseira, que também exigiu a criação de uma nova medida de pneu de 14 polegadas. Outra resistência vencida foi a adoção do escudo frontal, como nos scooters, para proteger as pernas.

Teo Mascarenhas testando a nova Honda Biz

NOME E de tanto “martelar” os novos conceitos do projeto, batizado internamente de “Brazil’s Cub”, de forma abreviada também virou o nome do modelo: Biz. A nova geração manteve a essência, aprimorando itens de comodidade e segurança. A trava do porta-malas embaixo do banco agora é na própria chave de contato, facilitando o acesso. O volume interno também foi ampliado, com redimensionamento da forração, comportando um capacete ou outros objetos. Também ganhou uma tomada 12V para carregar o celular e outros aparelhos.

Teo Mascarenhas testando a nova Honda Biz
O porta-malas ganhou mais volume e tomada 12 V

A capacidade de transportar cargas leves conta ainda com um redesenhado gancho no escudo frontal para pendurar sacolas, com trava de segurança. O painel do modelo 125 agora é totalmente digital e inclui uma luz que indica quando a condição de economia de combustível é a ideal durante a tocada. O modelo 110i continua com o painel analógico. As diferenças também estão nas rodas. Enquanto a Honda Biz 125 está equipada com aros de liga leve, embora calçada com pneus com câmara, a 110i tem as tradicionais rodas raiadas.

Teo Mascarenhas testando a nova Honda Biz

Guiando a nova Honda Biz

A pilotagem é facilitada pela embreagem centrífuga semiautomática, que dispensa o manete e possibilita o câmbio rotativo de quatro marchas, com pedal que não maltrata o calçado. As marchas são acionadas pressionando-se a ponta do pé e reduzindo com o calcanhar. Os dois modelos contam com partida elétrica e aboliram o pedal de partida, porém, ganharam o sistema de freios combinados. Ao acionar o freio traseiro, uma parte da pressão também vai mecanicamente para o dianteiro, a disco de 220mm na Honda Biz 125, e tambores de 130mm na 110i, independentemente da vontade do piloto.

Teo Mascarenhas testando a nova Honda Biz

Curiosamente, a diferença de motor não é tão sentida (como nos freios), embora só a 125 seja flex, com torque maior e mais precoce, facilitando as retomadas. Com um cilindro, injeção eletrônica e refrigeração a ar, desenvolve 8,3cv a 7.250rpm e 9,2cv a 7.500rpm e torques de 0,89kgfm a 5.500rpm e 1,04kgfm a 3.500rpm, na 110i e 125, respectivamente. O banco espaçoso e a posição de pilotagem mais em pé, como nas motos, permitem conforto sem comprometer a ótima agilidade, como nos scooters, em uma quase fusão. O preço sugerido da Honda Biz 110i é de R$ 7.590, e o da 125, de R$ 9.390.

.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Robertobatista Menezes 31 de maio de 2018

Sr. Rodrigo acabei de ver um motociclista que comprou uma BIZ 110i ele disse , que esta fazendo 45km a 50km com um litro de gasolina boa noite abraços…paz..

Avatar
Eriveuton mauri 7 de abril de 2019

E verdade fas mesmo

Avatar
Carlos Roberto Batista de Menezes 31 de maio de 2018

Minha esposa comprou uma bis 110i e sem o pedal de partida, agora agente vendo este comentário do sr. Paulo ficamos preocupado. moto pode descarregar a bateria si ficar muito tempo sem funcionar, que bomba a gente pegou nas mãos.. misericórdia como mecânico de motos nunca gostei de motos sem o tradicional pedal de partida para mim melhor do que ficar carregando baterias e si a gente estiver na rua, estamos ferrados pode a moto afogar e ai ficamos imobilizado a não ser que tenhamos 02 bateria 01 sempre carregada em casa. que bomba essa moto bis 100i sem pedal de partida..

Avatar
Evandro Silva vieira 25 de setembro de 2019

Me dê a sua opinião vale a pena comprar a biz 110 com partida e pedal ou a 125 é melhor

Avatar
Mixel temr da silva 30 de maio de 2018

*,isso é feito na China e deixa de enganar o povo já existe internet no brejil precária mas existe

EDITADO

Avatar
Paulo 13 de maio de 2018

Tiraram o pedal da Biz,com painel digital e tomada 12v vai arriar a bateria toda hora,tava pensando em trocar a minha que uso vez ou outra(chega a ficar 2 semanas parada)melhor desistir do que ficar empurrando a moto toda hora.

Avatar
Rodrigo M 12 de março de 2018

Teo, boa tarde! Não encontro lugar nenhum falando da economia das duas.

Estou só nessa dúvida pra finalizar a compra, qual o consumo da 110i e da 125?

Avatar
Deixe um comentário