Como anda a nova Yamaha XTZ 250 Lander ABS 2019
A nova Lander ficou mais robusta, equipada com banco em dois níveis, novo tanque, conjunto dianteiro com iluminação em led e freio dianteiro com ABS
A nova Lander ficou mais robusta, equipada com banco em dois níveis, novo tanque, conjunto dianteiro com iluminação em led e freio dianteiro com ABS
Depois de uma década sem alterações significativas, a Yamaha Lander, de utilização mista – asfalto e terra – passa por uma completa metamorfose. A nova geração, batizada XTZ 250 Lander ABS 2019, que chegou ao mercado em janeiro, com preço sugerido de R$ 16.990 (sem frete) também representa uma fusão com a Ténéré 250, que sai de linha.
O visual foi nitidamente inspirado na “irmã” maior XT 660R, inclusive com novo tanque de combustível, com capacidade aumentada de 11 para 13,6 litros e tampa estilo aviação, além de abas laterais, novo conjunto de farol em full LED, protetores da suspensão e conjunto de para-lamas. Uma espécie de compactação dos dois modelos, resultando em um terceiro.
As mudanças também passam pelo banco, agora mais largo e em dois níveis (que exigiu mudanças no quadro em tubos de aço), além de alças de apoio em alumínio para o passageiro. A nova ergonomia se completa com guidão em posição ligeiramente diferente proporcionando maior conforto em jornadas mais longas
Esta configuração também visa suprir a ausência da Ténéré 250 com mesmo conjunto mecânico, porém, mais “asfáltica”, inclusive com kit oficial de acessórios touring composto de pára-brisa, bagageiro, bauleto e protetor de motor.
O painel digital foi modernizado e agora conta com o computador de bordo que indica consumo instantâneo e médio, além de conta-giros e relógio de horas e as outras informações de praxe. A iluminação em LED também está presente na luz de posição, setas e lanterna traseira.
O novo modelo ficou bem mais encorpado, mas, conserva as rodas em aço com aro de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, calçadas com pneus 80/90 e 120/80 respectivamente. Porém, a roda dianteira agora conta com sistema ABS de série, para o disco de 245 mm com pinça de duplo pistão.
Com isso, o modelo ficou 5 mm mais baixo. Pode parecer pouco, mas a tocada no asfalto mudou radicalmente. A nova Lander ficou mais confortável e na “mão”, inclusive para rodar em pé. Durante o trajeto de experimentação, também rodamos em estradas de terra entre os estados de São Paulo e Minas, através da espetacular Serra da Mantiqueira e aí, em situações bem extremas e radicais, “aquele” curso a mais na suspensão, ficou na lembrança. Outra lembrança é a do motor, agora com partes pintadas em preto, assim como o escape e a balança traseira.
O robusto propulsor flex de um cilindro e 249,5 cm³ ganhou nova injeção eletrônica, com injetor de 10 furos e melhor aproveitamento. Ele é equipado com arrefecimento a ar e óleo e duas válvulas e fornece 20,7 e 20,9 cv a 8.000 rpm quando abastecida com gasolina e etanol, respectivamente, e um torque de 2,1 kgfm a 6.500 rpm, para ambos combustíveis.
As retomadas permitem boa recuperação de velocidade, sem utilizar tanto o câmbio de cinco marchas, mas, o óleo agora recomendado é o semissintético 10W 40. As cores são azul, branco e preto.
Fotos Yamaha | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho uma lander 19/20. Péssima de curva mesmo, até achei que tinha problema na direção.
Tinha uma lander2017 e era top, a nova ficou tenere mal acabada..
O retentor da bengala estourou de um lado com 14 mil km, arrumei um b.o na loja mas consertaram pela garantia. mesmo com novo banco, ela parece encurtada, não da muito conforto na pilotagem. Decepcionei.
rodo 50 km por dia em transito urbano. Peguei estrada de terra devagar e não da segurança, toda frenagem parece que a traseira levanta, muito instável.
igualmente a mh lander..nao tem potencia parece 150 cilidrada.e tbm traseira nao ta pra confiar e se nao se cuidar pode ate cair..eu tinha lander antiga era top, e agora com esse modelo piorou e tem mt gente esta recalmado..e ando 160 km por dia estrada e asfalto..e agora nao vou mais..
Comprei a nova yamaha modelo Lander250 2020. Incrível como o farol é ruim. Você simplesmente não tem segurança para pilotar à noite porque não ilumina. Aí eu fico intrigado como, mesmo nessa situação, têm tantos vídeos no youtube elogiando exatamente esse item. Estranho, né?!
Bebe que só ela,usa o freio a noite e não encherga na ,vi tá demais, péssima em curva. Não chega né perto da Lander antiga,fiquei 1 mês com ela, orrivel.
eu tenho uma Crosser há pouco mais de 01 ano, sou fã, é minha primeira moto, agora penso em mudar para uma moto mais forte, pensei na Versys x 300, mas pelo que percebi nos comentários da net é que a moto só acorda em giro superior a 11000 giros, ou seja, deve ser beberrona. então penso em comprar a nova Lander, mas acho aquele painel execrável, o da minha Crosser, que é 150cc, MUITO mais bonito e funcional
Como está o ES, marujo?
Na minha opinião a Yamaha perdeu venda. Deveria ter lançado outro modelo e deixado a Lander como ela era. Eu me decepcionei muito, mudou completamente o estilo da moto, ela era uma moto de paralamas alto, boa pra terra, e ágil na cidade. Agora ficou estranha, com tanque mais largo e paralamas que no barro é uma armadilha.
A falta do suporte para baú não faz sentido: coisas da Yamaha Picolé de Xuxu, como diz o Chico Sepulveda.
Concordo plenamente com vc,a única coisa que a Yamaha pecou na Lander não colocou suporte de baú,deixou a moto sem traseira, esse acessório vendido separado deixa um degrau q na minha opinião matou a moto
Poi na terra e descobri rapidinho porque ABS só na frente.
Pega uma estrada de terra ,enrola o cabo e na primeira descida mais brava um pouco , vai descobrir porque ABS só na frente.
Sou cliente assíduo Honda estou mudando para testar a YAMAHA tenho amigos que possuem e sempre me falaram que só não tem valor de revenda como a Honda porem são motos macias e não dão defeito.Pretendo pegar uma XTZ Lander 250 porem como em alguns comentarios anteriores percebo muito preço para pouca moto!! A Yamaha vem se renovando e conquistando o mercado porem deveria melhorar o preço
Este painel ele é horrível,tanto para nova Fazer FZ 25 e para a nova lander.
Sou cliente Yamaha e já comprei dois lançamentos que foi a XTZ Crosser e a Fazer FZ 25 2019.
Minha crítica está nas pinturas das peças ,tem que melhorar muito,o retrovisor da minha fazer 2019 com um ano já estava dando ferrugem,na proteção lateral dos pedais também,as rodas da fazer mal pintadas com pouca demão de tinta. Na Crosser o suporte do farol a pintura ficou cinza e desbotada,com dois anos,suspensões dianteiras estava descascando a tinta.
O que faz eu ser um cliente Yamaha é a confiança no Motor,o ótimo pós venda que troca as peças sem reclamar se fizer todas revisões na autorizada e os recalls que são feitos,coisa que a Honda mesmo fazendo as revisões não faz trocas de seus componentes é capaz de lança outro modelo e deixar a bomba para quem comprou e quando faz a troca é com muita dificuldade e relatos de as autorizadas até cobrar, mesmo estando na garantia.
Sem duvida ,a lander e mais moto ,mecânica top,andei nela e tenere acabei comprando a tenere …
3 coias k mim fez desiti da xtz250 19/20:
1- raios de ferro e não inos.
2- a falta d + 1a macha.
3- preço final( doc.seguro,moto,frete).
Sobe o freio para mim estar otimo, abs na frente e na traseira a disco. Eu tinha 1a bros 12 a tambo na 2 rodas e era 1 milagre freiar
PE,camaragibe
ja possui duas motos lander. porem o que não gostei foi que tiraram a cor vermelha e continuaram com o aro de ferro. moto merecia um aro de liga leve
MOTO FODA,PADRÃO.
SÓ LEVEI AZAR POIS A MINHA QUEIMOU A LUZ BAIXA,ALGUÉM SABE ONDE CONSIGO COMPRAR QUE NÃO SEJA NA PRÓPRIA YAMAHA?
MINHA OPINIÃO SOBRE A XTZ 250 E XRE 300
XTZ : 4 ANOS E SÓ ÓLEO FILTROS PASTILHA DE FREIO, NAAAAADA MAIS, AGORA SE QUISER EXIGIR TECNOLOGIA DE PONTA PÁGA 80 CONTO NUMA 1200.
XRE: 2 ANOS, TIVE VÁRIOS PROBLEMAS, E O PRINCIPAL, SEM RESOLUÇÃO, MOTO BOA MAIS PROBLEMÁTICA DEMAIS, NÃO RESTA DÚVIDA NENHUMA QUE NESTE SEGMENTO DE BAIXA CC, A YAMAHA SAI A FRENTE EM TODOS OS QUESITOS.
AGORA VAMOS LÁ, ABS, COISA DE MEIA RODA, AJUDA? MUITO POUCO, ENTÃO DEIXO O MIMIMI POR CONTA DE QUEM TEM O COTOVELO CURTO,
CONSUMO: A MESMA COISA PRATICAMENTE, BEM COMO POTÊNCIA ETC.
NA MINHA HUMILDE OPINIÃO BASICAMENTE É ISTO. YAMAHA SAI NA FRENTE SEM DÚVIDA.
Acredito que a opinião de cada um dependente do uso que pretende fazer da moto. Ao que parece a Yamaha tentou fazer uma moto de uso misto, mas um pouco mais voltado para urbano. Possuo uma XRE 300 e não estou satisfeito pois dá mecânica demais e se torna uma moto cara de manter. Já tive Yamaha e fiz a besteira de trocar, mas pretendo voltar para Yamaha e será para sempre, só quem já teve as duas sabe a diferença.
Moto muito boa ! Só pontos positivos ! Único problema não sei se chega a esse ponto mais muitas pessoas reclamando do farol muito alto sendo que estou com o farol baixo! Não sei se é só comigo algo desregulado gostaria da opinião dos amigos de estrada ! Abc!!
Moto muito boa ! Só pontos positivos ! Único problema não sei se chega a esse ponto mais muitas pessoas reclamando do farol muito alto sendo que estou com o farol baixo! Não sei se é só comigo algo desregulado gostaria da opinião dos amigos de estrada ! Abc
preciso do bagageiro da lander 19.20 quando vai ter para vender urgente se soubesse que não teria o bagageiro para vender não teria comprado a moto
Silvio,você encontra tudo no mercado livre, bagageiro, carenagem, bauleto…
Esta moto é bala, ando o tempo todo e não mim deixa na mão igual a honda mim deixava. yamaha é pra sempre ,honda ilusão,tive uma xre e ela trincou o motor 3 vezes antes de completar 20 mil Kms
preciso comprar o suporte do bagageiro para por a mala não encontrei em nem um lugar vende a moto e não se prepara para vender os assecorios por favor lander 2019 2020 urgente ok
Olá Boris! Você saberia me dizer se a moto Yamaha fazer 150cc que roda na Argentina, um dia será lançada no Brasil? Bem que você poderia usar a sua influência para trazê-la? Valeu…
Olá Boris! Você saberia me dizer se a moto Yamaha fazer 150cc que roda na Argentina, um dia será lançada no Brasil? Bem que você poderia usar a sua influência para trazê-la? Valeu…
tenho uma crosser 150 motor muito boa, vou compra uma de maior potencia mais essa lander, ta muito cara a xre 300 em manaus ta o mesmo preço praticamente 18.200 a lander 19.600 xre 300 , vou compra a 300 claro.
o grande problema da yamaha no brasil e o fato de deixar seus compradores orfao ou seja lança muitos produtos e em seguida tira de linha como pode ter descontinuado seu produto que mais vendia no caso a tenere 250 seria a mesma coisa que a honda tirar de linha a bros 160
Em resumo, de Lander não tem nada, mataram a moto ao invés de dar um enterro digno.. isso ai é uma crosser 250, simples assim.
Agora, praticamente estamos sem opções de motos trail, banco estreito, tanque, leve etc e tal…
Podia ter dado um up na tenere, em direção ao conforte, mais voltada para estrada etc.. e na Lander, algo como um lado mais rebelde que encara as ruas no dia a dia para sumir nas trilhas no final de semana… enfim.. vai entender esses caras, pra mim, eles simplesmente não respeitam o nosso mercado.
qto papo furado tanto uma como a outra tem tem pros e contra ,dizendo q o motor é o coração então ,mas gostoé gosto e nao se discute.
“FranksLander”… Motinho sem alma, sem essência… Se cobrassem um valor de 14 conto, ainda assim estaria caro, mas justificável, agora 17 conto sem frete?! Ainda falam mal da nova XRE. Comparem no detalhe, e tirem suas próprias conclusões. Não uso Honda, não sou fã de Honda, mas indiscutivelmente, a nova XRE é um produto muito superior a essa nova Lander, e em custo benefício, também sai muito na frente…
Compra,boa sorte.
estava pensando até comprar uma lander mais vi que tem um abs só , ea nmax que pussuo 2018 , a nas duas rodas e tem mais recursso do que a nova lander
ta coloca abs nas duas rodas e dai como vc vai travar a roda traseira no off road? ABS é para os fracos na pilota
Concordo com vc , antigamente na epoca do meu avô era disco liso sem os furos de ventilação , isso qdo era só a tambor , e ninguém morria de batida de moto , o condutor que dominava a motocicleta, hj e ao contrário as pessoas se deixam ser dominado pela moto , aí vem esses Cabaços e fala , – Ah só tem ABS na frente porque não adicionou na traseira , vai aprender andar de moto seus Cabaços!!!!!
Acho que eles poderiam ter mexido na ténéré 250 também.Utilizando o motor da MT 03 e lançando uma com 320 cc para brigar com a kawasaki versys 300 ,bmw gs 320,etc.Agora o que faltou na minha opinião foi não ter abs nas duas rodas,isso eu não entendi.Será que iria ficar tão caro assim o modelo? Acho que não.Para finalizar,esse motor de 250 cc é muito fraco.Só para piloto sem garupa,e dentro da cidade.Pontos positivos: design,economia,robustez do motor.Pontos negativos: motor fraco,falta de abs traseiro.
vao laçar a teneré 700cc…
e tudo isso nao trinca o cabeçote o seguro mais barato e mais barato que a xre ficou do caralho e com manutenção baixa ainda por ser o mesmo motr pq aqui no brasil nao ta ficil
Eu desconfio que a direção da Honda paga um por fora para os dirigentes da Yamaha.
Só isso para explicar tanto amadorismo.
Agora o computador de bordo tem média de consumo, …., igual carros na década de 80. Nossa….
Painel horroroso, vagabundo, de péssima qualidade e gosto. O da antiga tenere dava de 10 a 0.
ABS só na dianteira….
Enfim, teria sido muito melhor modernizar as duas linhas, Lander e tenere. A Honda continuará líder por milênios, graças ao presidente da Yamaha Amadores do Brasil – YAB.
– Concordo em grau e nº!
– Chega de MEDÍOCRIDADES PELO AMOR DE DEUS!
Esta certo..mas tbm está errado…o erro e confiar que uma moto da Honda..por ter mais recursos eletrônicos e melhor..no dia que o seu motor travar, mesmo com as trocas de óleo em dia…vc vai sentir falta da Yamaha..porque eles são especialistas em mecânica…a Honda e só fachada..uma moto com garantia de 1 ano é suspeita ne? Ja Yamaha 5 anos…mas boa compra depois me conta quantas vezes foi pra retifica..kkkk
??gostei da sua resposta.
Sem ofender mas direto ao ponto.
Depois que comprei minha primeira Yamaha penso que nunca mais comprarei uma moto Honda. Se investissem em marketing a Yamaha passaria a concorrência fácil. Yamaha eu confio!
Verdade. Já usei varias motos da yamanha.o motor tem mais vidas 04 vzs mais que a Honda sem contar também no kit.de tração que dura 3 vzs mais que a Honda e mais já rodei muitos km na reservas e não queimou a bomba de gasolina. Enfim a moto Yamanha e de confiança total em tudo…falo pq já usei varias e continuo usando..
essa moto ficou muito linda viu.