Motor a gasolina pode usar o mesmo óleo lubrificante do carro flex?

"Qualquer óleo do motor tem sempre a finalidade de reduzir não só o atrito entre as partes móveis, como também a sua temperatura de funcionamento"

Por Boris Feldman18/01/19 às 20h15

Na hora de trocar o óleo do seu carro, que tem motor a gasolina, você é informado, na oficina, que o lubrificante que será usado não pode ser o mesmo daquele indicado para os carros flex. Aí você me pergunta: isso está certo?

[TRANSCRIÇÃO]

Qualquer óleo de motor tem sempre a finalidade de reduzir não só o atrito entre as partes móveis, como também a sua temperatura de funcionamento. Mas, nesse caso, por que o óleo é projetado para o combustível daquele motor? O do motor diesel, por exemplo, não serve para gasolina. Por quê?

Porque os resíduos da combustão escorrem pelos cilindros e vão para o cárter, onde está o óleo. Que tem, portanto, aditivos específicos para evitar sua contaminação pelo diesel, ou pela gasolina ou álcool.

Mas não acredite se te falarem que o óleo projetado para o motor a gasolina é diferente daquele para o motor flex, que pode queimar a gasolina ou etanol. Por um simples motivo: a nossa gasolina tem pelo menos 25% de álcool. Então, o óleo para motor a gasolina tem que estar preparado também para receber os resíduos da combustão do álcool.

motor a gasolina
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 4,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário